Notícia publicada por brain em abril 6, 2004 09:07 AM
| TrackBack
"Segundo o slashdot.org, a Microsoft liberou o código do WiX sob a licença CPL [Common Public License, da IBM]. As razões da liberação estão no blog do autor do projeto." A contribuição vem de depassagem (de@passagem.br), acompanhada deste link do Slashdot para maiores detalhes.
E aquele Unix Services for Windows, não vinha com um gcc? Eles não deveriam liberar também os fontes desse gcc, pelo menos?
"Wixxx maria!" :-P
Estaria a M$ querendo se aproveitar de desenvolvedores do software livre? Ela fazendo programas assim (que não 'importam tanto') e liberando sob uma licença dessas estaria aproveitando que muitos programadores podem pega-la e melhorá-la... uma coisa que a M$ nunca fez com os seus programas.
Srs,
Não seria mais um artificio da Microsoft esse em abrir o código de uma tecnologia patenteada para no futuro cobrar pelo seu uso, dos milhares projetos open espalhados pelo mundo que fariam uso de tal tecnologia ???
Leidson Campos Ferreira
PlanetaMessenger.org
Leidson,
Um amigo meu puxou esse tal de "Vichhh!" e disse que é bem tosco... acho que é alguma coisa meio deixada de canto que a M$ só liberou pra se fazer de boazinha.
Abraços
Cássio
Será que tem gente que vai botar a mão em códigos da
Microsoft? A M$ está investindo na SCO para que a mesma atromente o Linux, se ganhasse a causa, como patrocinadora de tudo, tornaria-se a dona dos códigos e os destruiria. Uma empresa que sempre age de modo desonesto jamais iria fazer nada no sentido
de auxiliar algo tão oposto a ela como o é O Software Livre e o Linux. A Micro$$$ é a vilã e isso não é ficcção, o Deus deles é o dinheiro, e só,
é por ele e através dele, que eles agem.
Eu não vejo como algo tão conspiratório. Pra mim a MS está usando isso pra estudar melhor como funciona o desenvolvimento em código livre. A melhor forma de combater o inimigo é conhecendo ele melhor.
E o Wix é algo quase inútil pra ela.
A questao eh a licenca, dependendo da licenca a M$ pode cobrar ou processar usuarios no futuro
Pelo amor de Deus, vamos ler a notícia de novo, licença GPL!
Não é GPL não, é CPL. Mas é uma licença livre.
Muito cuidado com isso, a MS não dá ponto sem nó. Alguém aqui se lembra quando ela resolveu liberar o código do Windows CE ("Shared-Source")????
Não era bom nem mesmo BAIXAR o código. Espere alguns anos e vcs vão ver a MS entrando com algum recurso para receber sobre qualquer software baseado em seu código. Não interessa se é tosco, alguém vai melhorar, muitos vão usar, criar outros projetos e aí já era, eles vão alegar que a "base" de tudo é da Microsoft.
Eu não sei se tem alguma coisa a ver mas acho esta atitude muito suspeita, ainda mais agora que (não são minhas palavras) "o mercado de TI está virando as costas para a Microsoft":
http://www.theinquirer.net/?article=13350
Este artigo foi traduzido e está disponível em:
http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/20040215.shtml
Leiam com MUITA atenção.
A Microsoft sempre foi uma empresa que nunca fez nada para ninguém, será que ela está mudando agora? O que tem por trás disso?
Não se esqueçam, o código pode estar liberado sob licensa livre, mas a PATENTE da tecnologia não tem nada a ver com o código.
Leidson
Concluindo o post anterior,
A licensa do código é open, mas e a Patente sobre a idéia ??? É open tb ???
Leidson
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.