Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Linux.com analisa o beta da versão 9.1 do SUSE Linux

Notícia publicada por brain em abril 2, 2004 09:29 AM | TrackBack


Este artigo do Linux.com analisa brevemente a versão beta do SUSE 9.1.

Aparentemente, a primeira versão após a compra pela Novell teve alguns impactos na usabilidade (segundo a análise, um exemplo são os menus simplificados, oferecendo menos opções), mas não alterou profundamente a relação entre a SUSE e o GNOME - o ambiente default continua sendo o KDE.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» CBral () em 02/04 10:40

Sera que a Novell abandono o PPC ?


» Alex Maia Sanchez () em 02/04 11:02

Bem, eu utilizava o RedHat 9, experimentei o SUSE 9 PRO e troquei !
Acredito que a SUSE X Novell irão cooperar muito para comunidade, já que a Novell anunciou que iria passar a Distribuir o YAST sob GPL.
Estou procurando um ftp para baixar o SUSE 9.1 PRO para testar ainda não achei !
Se o 9.1 seguir a mesma linha do 9.0 teremos um ótima distribuição, muito amigável, no ponto de vista de instalação e usabilidade, muito estável, rápida.
Agora é so aguardar !


» Luciano () em 02/04 12:19

Eu aposto nao neste suse 9.1 mas no suse 9.2 q com certeza vira com um kernel 2.6 muito mais maduro, o gnome 2.6, uma versao 1.x do submount e o sistema de arquivos reiser4...
Me parece que o suse 9.1 ja vira com o submount como padrao isso via facilitar e muito a vida dos novos usuarios. Eu instalei o SuSE 9 num laboratorio aqui na UFES e configurei o submount... muito bom, facil de instalar e colocar para funcionar, alem de mais estavel q o supermount nao tem aquela papagaiada do autofs.
Recomendo... a ja ia me esquecendo, para funcionar redondo tem q atualizar a versao do submount q vem no suse 9 de 0.2 para a versao 0.9 :)


» Alex-Gurgel () em 02/04 14:43

Acredito que a preferencia pelo KDE se deva ao fato desa ser o direcionamento da SuSE já a bastante tempo. Mas com a aquisição pela Novell podemos esperar um Gnome melhor ( de preferencia o 2.6 ) e mais completo e estável ( comparado com o original do SuSE, é claro ). Quem sabe, assim, eu passo a experimentar o Gnome.

Quanto a mirrors para o 9.1, apenas após o final de Maio, quando a versão Personal vai ser oficialmente lançada. Mas acho que, em termos de imagens ISO oficiais, apenas poderemos esperar um Live-CD. Torcendo, é claro, que a Novell passe a liberar ISOs completas do SuSE, pelo menos na versão Personal.


» darkside () em 02/04 17:45

O Gnome vai ser o 2.4.2 e não acredito que seja muito trabalhado, porém sempre haverá o XD.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.