Notícia publicada por brain em abril 1, 2004 09:13 AM
| TrackBack
"Diante do problema das filas nos postos de atendimento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolveu um software livre chamado Sistema PHILA. Além de outras funções, o sistema facilita o fluxo de pessoas dentro da agência, monitora o atendimento em tempo real e fornece à administração estatísticas confiáveis para uma melhor gestão e atendimento. Uma das novidades é o uso de novas tecnologias, como a do Open Source, que é a atual tendência no desenvolvimento de programas computacionais. O próprio Governo Federal já baixou instrução a este respeito, determinando a ampla utilização dessa tecnologia, por ser dinâmica e econômica. A composição da arquitetura do PHILA tem como base operacional o Linux Conectiva 8, o servidor Web Apache, o servidor de Banco de Dados MySQL e os scripts desenvolvidos em linguagem PHP, sigla da qual foram aproveitadas as letras 'ph', para formar a denominação PHILA, denotando, inclusive, o verbete em língua portuguesa 'FILA'. Dessa forma, o Sistema é composto totalmente em código aberto e disponibilizado via Web, o que significa a eliminação da instalação de qualquer programa auxiliar proprietário nas máquinas de ponta (PCs), tanto nas agências - operação dos atendentes e gerentes - quanto para os administradores sediados em Brasília." A contribuição vem de software livre (softlivre@org.br), acompanhada deste link para maiores detalhes. Notícia assim inusitada publicada no dia primeiro de abril certamente vai gerar muita reflexão ;-)
Po! ai não vale, acabei de mandar uma notícia sobre o assunto, e quando atualizo a página já tem uma notícia sua sobre o assunto, heeh, parece que você foi mais rápido do que eu! []'s.
Poxa! Bacana isso! Fico feliz em saber que temos um governo que não só cogita como está empenhado em realizar uma verdadeira migração do sistema público em diversos âmbitos para o ambiente "dinâmico e barato" do software livre ao contrário de outros, que compravam a licensa do windows sem nem pestanejar...
Estamos ganhando e muito com isso. O Brasil é o país do LINUX! Parabêns aos Geeks infiltrados no governo ;)
Pessoall,
Este mesmos recurso utilizando uma aplicação proprietária (Ex> Q-Matic da Bank Solutions), custa os olhos da cara.
Já ví o sistema Phila rodando numa agência do inss. Cumpre perfeitamente o papel de um software proprietário.
Parabéns à todos da previdência (Inss/Dataprev)
TUX
Não quero parecer crítico demais, uma vez que já é muito bom que utilizem software livre, mas quando é que vamos ver o governo abraçar de verdade o software livre. A intenção é apenas ser usuário? IRPF, PHILA, outros, gostaria era de ver essas soluções sendo distribuídas com uma licença de software livre, ver os projetos evoluindo e até aceitando contribuições externas. Da maneira que está faz parecer que o problema é apenas custo. Prefiro algo mais ao exemplo do que tem sido feito na Alemanha.
Para dar o benefício da dúvida e não ser injusto, se alguém souber onde estão disponíveis os fontes desses projetos do governo me avise. Além disso, é preciso dizer que o que tem sido feito até aqui merece aplausos sem sombra de dúvidas, mas é preciso que se avance.
Onde baixa o bichinho? Não é software livre? Ou era zoeira de primeiro de abril mesmo? Juro que essa notícia me confundiu.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.