Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Facilitando o Suporte com o PartImage

Notícia publicada por brain em março 29, 2004 09:40 AM | TrackBack


Morvan (morvan_br@hotmail.com) disse: "Segue mais uma colaboração minha para o pessoal de suporte. Desta vez é um artigo sobre o uso do PartImage, o qual acho que vai ajudar bastante a comunidade, no momento de fazer suas cópias de segurança."

Veja abaixo o texto do nosso colaborador:

DE COMO O PARTIMAGE PODE FACILITAR A VIDA DO TÉCNICO EM SUPORTE.

Autor: Morvan - morvan_br@hotmail.com

No meu trabalho, onde sou técnico de suporte, preciso ter sempre uma atitude proativa com relação aos problemas do dia a dia. Ultimamente, descobri uma ferramenta que me tem sido muito útil: PartImage (www.partimage.org), a similar do mundo livre do Ghost da Symantec.

O PartImage tem recursos para fazer compactação de um programa ou de uma partição inteira. Se antes, baseado nestes recursos, usava o software citado como ferramenta de salvaguarda, percebi que posso utilizá-lo também para poupar um tempo enorme no processo de instalação e configuração de máquinas similares. De fato, se tenho em meu trabalho 21 (vinte-e-uma) máquinas com placas-mãe PCChips, em tese, desde que tenham configuração idêntica e se destinem, por exemplo, como em meu trabalho, a estações de produção, só preciso fazer uma instalação e replicá-la nas máquinas, tendo estas sido previamente particionadas, também com programas abertos e de maneira análoga; quando uma dessas estações dá chabu na partição salva, reinstalo-a.

Um recurso muito interessante é poder comentar os backups de partição, por exemplo "Fedora Core1 com OpenOffice 1.1.1a e Modem Driver", "Conectiva 10.a KDE 320", etc. Facilita enormemente quando é necessário saber qual o backup para cada caso. Como este software permite escolher o formato e também o grau de compressão, via de regra se deve optar pelo formato .bz2, o qual, mesmo mais demorado, permite cópias mais compactas. É evidente que ele também salva dados de outos s.o., pois como disse, pode salvar toda uma partição.

Alguns passos são importantes para se utilizar bem este software:

a)baixe, a partir do site do software, uma versão atual; se quiser ter menos trabalho, baixe o CD de Recuperação em www.sysrecccd.org, o qual contém, além da ferramenta em foco, muitas outras, como por exemplo, particionadores, como o Parted. A vantagem aqui é que você pode fazer o seu trabalho sem precisar montar ou desmontar partições, pois o SysRecCD detecta todas normalmente;

b)rode o cache de disco - hdparm. Isto, acredite, vai agilizar demais o trabalho. Mesmo fugindo ao escopo deste artigo, adianto como importantes demais os parâmetros: -mN (MultiCont, onde N você obtém com "hdparm -i /dev/hd?" - normalmente entre 8 (oito) e 16 (dezesseis)), -cN, N=0 default, desabilita acesso 32bits; N = 1 o habilita; e -X6N (N varia de 4 a 9 (quatro a nove), ou UDMA0 até UDMA5). Este último parâmetro, -X, deve ser usado com cuidado, do menor para o maior, até onde houver sucesso, pois, dependendo do ChipSet da interface de disco, pode não ser aceito em qualquer caso. Ficaria assim, num exemplo hipotético:

hdparm -m16c1X69 /dev/hda

(habilitando MultiCont em 16, acesso em 32bits e UDMA66 no primeiro canal IDE (A);

c)procure, antes de proceder ao backup, retirar tudo que não for da essencialidade (arquivos temporários, programas de teste, etc.). Limpe os caches e os arquivos temporários do próprio s. o., se for permitido. Lembre-se de que isto tudo, se não for reciclado, vai "engordar" o seu backup.

Um lembrete: procure sempre salvar o seu trabalho em partição distinta daquela a ser salva, e, assim que puder, copie-a para outra fonte, por exemplo, CD´s. Backup só é backup quando distante de sua fonte. Caso contrário, é "cópia sem segurança".

Depois desta pequena explanação, estou certo que você vai anexar esta ferramenta soberba ao seu portifólio de programas úteis do *nux e, com certeza, facilitar bastante o seu trabalho de suporte.

Até a próxima, então....

Autor: Morvan - morvan_br@hotmail.com

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Marcelo () em 29/03 10:47

Achei legal esse Partimage , mas e se os dados nao
couberem em um so cdrom ?
Eu gostataria de saber se posso usar o partimage
com as imagens em varios cds ,caso a imagem nao caiba somente em um cdrom ...
como restauar isso depois somente usando cds ?

Marcelo Silva


» Paulo Zambon () em 29/03 11:28

Marcelo Silva,

Aqui tem um tutorial que o Morimoto fez. Está ótimo e com screenshots. Sim, é possível dividir a imagem em vários CDs. Veja no tutorial como fazer.

http://www.guiadohardware.net/tutoriais/084/


» Luciano () em 29/03 20:20

procurem no freshmeat um programa chamado CLONEIT
muito interessante, voce instala uma maquina da um boot pelo disquete gerado pelo cloneit e escolhe no boot q ela sera servidor. Va a uma maquina com hardware igual de um boot pelo disquete com o cloneit e escolha modo cliente, se conecte ao servidor e faça um clone via rede do hd remoto no hd local.


» Manoel Pinho () em 29/03 21:16

Ainda tem o Ghost for Unix, que não usa linux (usa netbsd) mas pode ser usado para clonar hds com qualquer tipo de partição a partir de um servidor ftp.

g4u ("ghost for unix") is a NetBSD-based bootfloppy/CD-ROM that allows easy cloning of PC harddisks to deploy a common setup on a number of PCs using FTP. The floppy/CD offers two functions. First is to upload the compressed image of a local harddisk to a FTP server. Other is to restore that image via FTP, uncompress it and write it back to disk; network configuration is fetched via DHCP. As the harddisk is processed as a image, any filesystem and operating system can be deployed using g4u. Easy cloning of local disks as well as partitions is also supported.


» Manoel Pinho () em 29/03 21:17

Op, esqueci o link do Ghost for Unix:

http://www.feyrer.de/g4u/


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 29/03 21:23

Que nada, Mondo Rescue domina! Ele cria um CD *BOOTÁVEL* que restaura o sistema, isso sim é legal. E isso é o que eu tinha aprendido como "image backup" na época em que trabalhava com AIX, não apenas copiar partições.

http://www.microwerks.net/~hugo/


» Manoel Pinho () em 29/03 21:34

Patola,

Lembrou bem ! Mas é melhor colocar a url

http://www.mondorescue.org/

nos bookmarks.


» morvan () em 30/03 00:07

respondendo ao marcelo silva, mesmo que outros colaboradores tenham postado a resposta, o que acho legal, pois mostra que a galera tem espírito de equipe, sim, marcelo. o sistema cria (seqüencialmente) nomes a partir do nome que você deu ao backup. se por exemplo, tu deres ao teu rescue o nome "SisLin.000", o sistema criará o "SisLin.001, SisLin.002" e assim sucessivamente. vou, inclusive, estudar os outros aplicativos sugeridos; o importante é aprender, sem bitolação.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.