Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Ajude a definir um curso de OpenOffice

Notícia publicada por brain em março 29, 2004 08:49 AM | TrackBack


Ary Brito (arybrito@intercursos.com.br) enviou o link do InterCursos e acrescentou um chamado: "Estamos finalizando um curso de Open Office, o InterCursos, e gostariamos de pedir a comunidade para que todos sugerissem os tópicos que acham importante ressaltar e principalmente o que seria proposto para a sua certificação. A nossa proposta é a de um curso aonde o aluno aprenda usando exemplos práticos e consiga estar apto para serviços corporativos. Obrigado!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» xtcorp () em 29/03 10:03

Como sou 'planilheiro', recomendo tópicos que são as maiores dificuldades que encontro em transmitir a usuários 'com curso':
1) Utilização dos Filtros;
2) Aplicação e uso intensivo dos sub-totais automáticos;
3) Integração com banco de dados (Fonte de dados)... executar um script pré-gravado (acho que treinar sobre cláusulas sql fugiria um pouco do curso...)e utilizar o resultado da pesquisa em planilha e/ou mala direta.


» Paulo Zambon () em 29/03 10:27

Publiquei aqui no BR-Linux um tutorial de como "Inserir ou alternar número de páginas no OpenOffice.org 1.1", podem usar a vontade :-)

http://brlinux.linuxsecurity.com.br/tutoriais/001228.html


» Manoel Pinho () em 29/03 12:16

Há uma empresa australiana vendendo cursos online do OO e StarOffice em flash:

http://www.digitaldistribution.com/

Parece bem feito e pode ser uma referência (não estou dizendo para copiar, mas olhar a parte didática e os tópicos abordados) para fazer o mesmo aqui em pt_BR.


» Welington R. Braga () em 29/03 13:17

Sem querer ser muito crítico, mas já sendo ...

Eu dou aulas de informática a 8 anos e assim que surgiu o openOffice e precisei dar aulas sobre ele eu sempre peguei meu plano de aulas do MS-Office e aplicava na boa em aulas de OO. Só mudava os menus/comandos é claro.
Afinal de contas o programa mudo, mas as necessidades dos usuários continuam sendo as mesmas.
Sempre ensinei o essencial:
* Manipular arquivos (abrir, salvar, imprimir, configurar etc)
* Formatação (Fonte, parágrafo, celulas, slide, etc)
* Recursos avançados (Mala direta, Autoformatação, formatação condicional, Atigir Meta, Proteção, controle de alterações, Classificação, Consolidação, Subtotais etc)
* Fórmulas Aritméticas, lógicas, trigométricas, financeiras e algumas de acordo com a necessidade de cada aluno na turma
* Inserir páginas, planilhas, slides, linhas, colunas, tabelas etc.

em resumo: Se vcs já deram aula de MS-Office é só fazer umas adaptações no planejamento de aula e pronto!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.