Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Projeto Battle Chess Remake - Para os saudosistas

Notícia publicada por brain em março 22, 2004 09:39 AM | TrackBack


"O SDL é uma biblioteca gráfica LGPL bastante usada em um grande número de jogos desde mais simples até outros bastante complexos como a série Unreal e Civilization: Call To Power. Uma idéia surgiu e começou a tomar forma na lista de discussão dela que foi criar uma versão atual do jogo de xadrez Battle Chess. Para quem não se lembra ou não conheceu, o Battle Chess é um divertidíssimo jogo de xadrez para DOS da Interplay em que as peças são seres humanos caracterizados (Rainha, Bispo, etc) e animais que se movem e atacam as outras na captura com espadas, feitiços, decapitações. Nossa idéia é criar um novo jogo que mantenha o espírito do jogo original mas use de recursos modernos como peças modeladas em 3D, som e música de primeira, efeitos especiais, jogos em rede, um engine de jogo moderno como o GNU Chess ou Crafty e, claro, sangue, muito sangue :). O Battle Chess sempre foi, pra mim, mais uma forma divertida de atrair as pessoas a conhecer este fantástico jogo da mente que é o xadrez do que um jogo 'de verdade' pois, além de seu engine de jogo ser bastante fraco, era impossível não perder a concentração com as maneiras criativas com que as peças encontravam seu fim. Nossa proposta é recriar esta diversão mas com a flexibilidade de permitir uma partida 'séria' se for desejo do jogador. Estamos começando, nada ainda foi feito de modo que se alguem quiser colaborar na criação de um jogo desde o começo, me contactem (adilson@noSPAMmachine.com). Precisamos principalmente de gente com experiência em modelagem e som. E, claro, o jogo será GPL." A contribuição vem de Adilson Oliveira (adilson@noSPAMmachine.com).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Victor Zucarino () em 22/03 11:00

Excelente idéia, mt boa mesmo!!!!! Joguei mt Battle Chess qdo mais novo, lembro até qdo foi lançado p/ DOS. Tenhos bons conhecimentos de tratamento de audio, estou disposto a ajudar. Do q vcs estão precisando no momento? Trilha sonora, sons p/ os movimentos...? Dá p/ fazer um clima bem macabro durante a captura de peças :)

Depois a gente marca um ping via email :)

Abraço!!!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 22/03 11:31

Se alguém aí já leu "A Catedral e o Bazar", deveria saber que chamar as pessoas para participar de um projeto livre antes de ter uma implementação minimamente funcional não costuma dar frutos. Primeiro você devia vencer a ansiedade e programar algo - nem que fosse um jogo sem inteligência artificial nenhuma e com peças "meia-boca". Depois, sim, você pensa em atrair voluntários...

Claro que não estou criticando, todo projeto livre representa uma boa intenção. Apenas dizendo que segundo Eric Raymond os autores do projeto já teriam começado com o pé esquerdo...


» Adilson Oliveira () em 22/03 13:31

Caro Victor. Grato por sua intenção de ajudar. Neste momento somos apenas 6 pessoas, todos programadores então gente com habilidades com som e gráficos é muito bem vinda. Nós começamos faz poucos dias e temos apenas uma interface texto servindo como "prova de conceito" da possibilidade de ligar uma aplicação SDL com o GNUChess (ou Crafty) que vai ser o motor de xadrez do jogo.
Patola, estamos criando uma massa mínima de pessoas que queiram dar um pontapé inicial e, sinceramente, apesar do meu respeito pelo Raymond, acho que o que atrai as pessoas para um projeto são as idéias e não o código.

[]s a todos

Adilson.


» Dirceu () em 22/03 14:50

Concordo contigo Adilson, sou um progamador também, e posso ajudar um pouquinho porque meu tempo está cada vez mais curto, mas se tiver algo que eu possa fazer, pode mandar.
PS: Cara eu me amarro é na torre, dando uma "marretada" no pobre peão. :)


» Douglas Augusto () em 23/03 05:05

Patola,

Mas este projeto "minimamente funcional" não pode ser um projeto de Xadrez já feito, com os citados pelo Adilson, como o GNUChess ou Crafty?

Eles já estão partindo com o motor pronto, agora só falta uma lataria diferente.

E viva o Software Livre!


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/03 11:08

Douglas,

Não estou mandando - nem mesmo pedindo - que eles façam o jogo de uma ou outra forma... Apenas dizendo que segundo os "mandamentos" do livro do Eric Raymond eles estão fazendo do jeito errado. Na verdade eu até concordo: eu já tive algumas experiências de combinar um projeto de software com um grupo de amigos, todos ficarem na maior empolgação, termos reuniões pra planejar isso e aquilo, mas... depois de um tempo cada um toca a sua vida e o projeto gora. Ter um projeto minimamente funcional é a garantia de que o grupo passou aquele 'limiar mínimo', de que teve a disposição pelo menos pra fazer um código comum.

Não estou dizendo que o grupo é disperso ou que vai fazer isso, mas que ter a implementação funcional já é uma garantia e dá mais segurança ao sujeito que se sentir atraído pela idéia.

A prova de conceito da interface texto seria diferente de uma implementação funcional, na minha opinião não tão efetiva. Pra saber por que é ruim não ter a implementação funcional é preciso saber para que ela serve... serve para a pessoa ter algum código pra usar, algo com que "brincar". Ela precisa sentir que o software é útil!

Lembre que na selva do software livre, o recurso mais importante pelo qual competir são os usuários - uma parte dos quais serão contribuidores de códigos.

Aproveitando e perguntando aos autores do projeto, a inspiração é só o Battle Chess ou também jogos como o National Lampoon's Chess Maniac Five Billion and One - http://www.mobygames.com/game/sheet/gameId,2406/ ?


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.