Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novo Knoppix?

Notícia publicada por brain em março 18, 2004 09:51 AM | TrackBack


Segundo o excelente NotíciasLinux, "A nova versão do Knoppix foi lançada hoje. Entre as novidades da versão 3.4 estão as seguintes:
- Kernel 2.4.25 e Kernel 2.6.3 com ACPI habilitado.
- Configurações para IRDA/Bluetooth.
- Conexões de internet via GPRS.
- Melhorias na detecção de hardware e drivers atualizados.
- Também inicializa de (alguns) CD-Roms USB e Firewire.
- Software "live-installer" baseado na internet, instala pacotes add-ons em ramdisk ou em um diretório home persistente.
"

Entretanto, segundo o site do Knoppix apontado na notícia como referência, aparentemente o que está acontecendo é a distribuição de CDs com o Knoppix 3.4 (lançado e distribuído na edição de fevereiro da revista alemã c'T) em uma feira de informática alemã que começa hoje. De uma forma ou de outra, achei que valia a pena mencionar o tema aqui, porque ainda não havia falado sobre as características desta versão (ainda que venha a se comprovar que ela não seja tão nova assim), e porque assim sempre pode surgir alguém para comentar e tirar a dúvida ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wconserta () em 18/03 09:59

interessante a inclusão de escolher qual kernel usar e de serem os mais recentes , vejo que agora o pessoal do kurumin e derivados não terão dificuldades de emplementar o kernel 2.6 com os recursos ACPI ativado , e assim melhorar o surpote a mais pc alem de ter um kernel mais estavel (infelizmente só o até kurumin 2.05a tem um kernel estavel )


» Wconserta () em 18/03 09:59

interessante a inclusão de escolher qual kernel usar e de serem os mais recentes , vejo que agora o pessoal do kurumin e derivados não terão dificuldades de emplementar o kernel 2.6 com os recursos ACPI ativado , e assim melhorar o surpote a mais pc alem de ter um kernel mais estavel (infelizmente só o até kurumin 2.05a tem um kernel estavel )


» Luciano Giordani Bassani () em 18/03 10:54

Ele também vem com o GNOME 2.4! :o)

Esta versão foi lançada ainda no final de janeiro, mas até agora só está disponível pelo bittorrent e pela rede do eDonkey (eu baixei pelo xMule), mas acredito que nos próximos dias já seja disponibilizada via http e ftp nos mirros do Knoppix.


» Luciano Giordani Bassani () em 18/03 11:06

Opa! Em tempo...

Esta não é a mesma versão de janeiro, pq a de janeiro está com o Kernel 2.6.1. Realmente deve ser uma versão nova.


» Joselito () em 18/03 13:07

E kd o .terresmo ( .torrent) ???


» Reinaldo () em 18/03 14:07

Pessoal,
Como sou novo com o Linux, comecei com o Kurumin 2.20.
Minha dúvida é:
1-Onde encontro o novo Kernel 2.6.4 (é o último?)
2-Qual o procedimento para compilar no Kurumin?

Lembre-se, sou novato no Linux, digam l e n t a m e n t e


» Wconserta () em 18/03 14:17

Reinaldo entre no site do www.guiadohardware.info que lá tem um tutorial para instalar o kernel

Podem sendo vc um novo usuario não tentaria recompilar o kernel pois pode dar erros e você ter que reentalar o kurumin denovo do zero


» Rafael-Santos () em 18/03 15:19

Fala Wconserta!

Estou utilizando o Kurumin 2.23 no meu Sony Vaio e nunca tive um travamento. Esta máquina é de trabalho e eu era obrigado a usar o Win98 da empresa! Mas dava tanto problema com este que acabei convencendo o Adm que o linux era melhor, exatamente porque o kurumin funciona numa boa na mesma máquina.
Gostaria de saber. Por que vc diz que não tem um kernel estável??? Parece muito estável pra mim, mil vezes melhor que o CL8 que foi minha primeira distro.

OBS: Nunca foi tão facil colocar um sistema pra funcionar como foi com o kurumin.Instala o win98 em um Sony Vaio PII 366MHZ e vc vai ver do que estou falando!!!

Rafael-Santos


» Marcelo () em 18/03 15:36

Eu li em algum lugar q a versao 3.4 viria com o KDE 3.2, mas ate agora nao vi nada sobre isso.. Alguem saberia me dizer qual a versao do KDE que acompanha o Knoppix 3.4?


» Wconserta () em 18/03 16:13

Rafael

É que é assim tem computadores que vai que é uma beleza, porem tem uns que dão problema

onde trabalho por exemplo no pc amd k6-2 550 placa onboad pc chips 256RAM, só até o kurumin 2.05a (que usar o kernel do knoppix), é estavel e ja configura tudo até o som, porem testei o kurumin 2.13 e 2.20 (usar um kernel que o morimoto compilou), o som não vai nem com alsa e trava se estive o dma ativado .

lá em casa tenho um PIII 500 offboad 256 ram e gforce 440mx e o kurumin fuciona tudo menos o som , ai ja foram todas a versões que testei deste o kurumin 1.1, funciona tudo menos o som , a placa é uma creative awe 64 entrada isa , mais ai eu nem culpo o kurumin pois com fedora mandrake redhat é mesma coisa , na verdade a unica distro que rodou meu som foi Peanut Linux 9.5, mais como ela não tem muito recurso e é em ingles não mantive instalado, hoje eu uso o fedora e o som funciona ratiando


» Rafael-Santos () em 18/03 18:33

Entendi!
Quanto ao P III eu não sei mas, no caso do K6, deve ser culpa do ACPI do bios. Tenta desabilitar. Com o ACPI habilitado a IDE não funciona bem mesmo, o Win98 fica super instável. Quanto ao som, não sei o que se passa. Se fosse comigo eu postava isso no forum do Kurumin.

OBS: Se o seu PIII estiver em uma placa Asus eu também tentaria o lance do ACPI. Não entendo porque da tanto problema mas, se não me engano, o kernel 2.6 resolveu isso.

Se tiver alguém ai que entende melhor estas questões poderia nos esclarecer?????

Valeu Cara!
Rafael-Santos


» Rafael-Santos () em 18/03 18:38

Só pra corrigir.
Eu uso o Kurumin 2.13 e não o 2.23 que nem existe!

Deve ter um jeito de resolver esse problema, vou tentar em uma máquina que tenho em casa jogada que tem hardware parecido com esse seu k6 e se conseguir te falo.

Abraços
Rafael-Santos


» Wconserta () em 18/03 19:30

Esquenta não Rafael, eu estou esperando sair o fedora core 2 e o kurumin que tiver o kernel 2.6 como padrão, pois com o kernel 2.6 o meu problema de som resolve pois o mesmo ja vem com o alsa no proprio kernel, eu cheguei a compilar o kernel novo no meu fedora core 1 e ai o som funcionou porem ai forão outras coisas que parou de funcionar (que raiva hehe), enfim vou esperar sair o fedora e o kurumin com o kernel novo afinal som não é tão importante,

Mais valeu a ajuda assim mesmo

Beleza


» Renaldo () em 26/04 15:03

Tenho um toshiba S-255 e só consigo instalar RedHat, adoraria rodar o Knoppix.
Dá o boot, quando teclo ENTER para inicializá-lo
o Note trava (como todos os outros, cito: Conectiva, Mandrake, Kurumin, Kalango ...).

Se alguem souber, envie-me um e-mail, grato.
Renaldo


» Renaldo () em 26/04 15:07

meu e-mail odlaner@bol.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.