Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Liberado o Mandrake 10.0 Community

Notícia publicada por brain em março 11, 2004 11:35 AM | TrackBack


MandrakeAgora é para todos os interessados! Na semana passada foi anunciada a disponibilização do Mandrake 10.0 Community Edition, com download liberado exclusivamente para membros do Mandrake Club.

Mas hoje o leitor Paulo César Machado Jeveaux (jeveaux@portaljava.com) avisou: 'saiu o Mandrake Linux versão 10.0 com Kernel 2.6. Uma das maiores novidades é a inicialização usando make'.

Eu não encontrei nenhuma informação sobre esta inicialização usando o make citada pelo Paulo César (alguém tem maiores informações?), mas alguns dos destaques da nova versão citados no anúncio de lançamento são o kernel 2.6.3, configuração melhorada, suporte a mais itens de hardware, 60 idiomas, e muito mais. Há também um link oficial para download via Bit Torrent, caso os servidores FTP estejam lotados. Vale lembrar que esta é a versão Community. A versão 10.0 Official está marcada para ser lançada em maio.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» aCiDBaSe () em 11/03 11:56

Não sei se é isso, mas acho que o mdk está usando o make para fazer a inicialização dos initscripts de forma a eles terem dependência entre eles e/ou iniciar initscripts paralelamente.


» Rafael-Santos () em 11/03 12:51

Estou dando uma olhada nas novidades.
Não sou usuário do MDK, mas se tudo isso que está lá é verdade ele tem tudo para ser uma ótima opção ao famigerado W-XP. Não me refiro nem a "ser melhor" pois pra ser melhor que a droga do XP nem precisa ser tão bom, (não vamos discutir isso mas eu ODEIO o winXP), mas pelas facilidades inclusive recursos que eu só vejo no MacOS!!!
Vide Mandrakegalaxy II e MagicDev.
Se já existia antes me desculpem, eu não conhecia, achei a idéia muito legal.
Vou testar e se tudo for verdade vou pensar seriamente em entrar para o MDK clube!


» Helvécio () em 11/03 17:55

Usando o make a inicialização fica mais rápida. No lugar de carregar os daemon um a um (pela sequencia S01,S02,S03,... S10,...S22.. até S99). Os processos são carregados ao mesmo tempo, obedecendo às dependencias (ex. o serviço DHCPd só é chamado depois do Network, mas o apache pode ser ativado em paralelo ao DHCPd).
No site da IBM tem um artigo sobre isso:
http://www-106.ibm.com/developerworks/views/linux/articles.jsp
"Boot Linux faster
This article shows you how to improve the boot speed of your Linux system without compromising usability. Essentially, the technique involves understanding system services and their dependencies, and having them start up in parallel, rather than sequentially, when possible."

Nunca testei, mas achei interessante.


» Paulo César M. Jeveaux () em 11/03 18:33

Sobre a incialização com o Make, é extamente o que o aCiDBaSe e o Helvécio disseram. Eu só esquecei de citar quando enviei a notícia pro Brain.

T+


» Luciano () em 12/03 08:10

Ja baixei e instalei, faz tempo que eu nao uso o mandrake e gostei bastante do q vi, uma interface limpa, bonita e muito rapida... eh... vc clica no konqueror e puft ele abre maneiro ehheeh :)


» Douglas Augusto () em 12/03 10:03

Tomara que este "paralelismo quando puder" na inicialização torne-se padrão.


» Rodrigo () em 12/03 13:17

Instalei o Mandrake 10 - Comuntiy em uma máquina que já continha o Windows XP. A instalação do Mandrake ocorreu sem problemas e escolhi o Grub como gerenciador. Porém, ao reiniciar a máquina, não consigo bootar o Windows XP nem por decreto ! A configuração do Grub está OK (root (hd0,0) chainloader +1) e o APIC da BIOS está habilitada para dar boot pelo Windows XP (e desabilito para darr boot pelo Mandrake).

Alguém teve algum problema do tipo ?

Abraços, Rodrigo


» Heitor Moraes () em 12/03 19:27

Esse é o meu primeiro post depois de muito tempo como leitor do br-linux.org .
Devia ter feito antes, mas melhor agora do que nunca.
Instalei o MDK 10 Community e me parece muito bom.
Meu grande desgosto no Mandrake, nas versões posteriores a versão 7, diz respeito aos menus. Os menus do MDK 10 são quase os mesmos do 9 e eles não me agradam. Eles são pouco intuitivos e tem ícones demais. Acho a organização do RedHat e do Debian bem superiores nesse aspecto.
Na versão 9 o usuário tinha que deduzir que o browser estava no menu WWW. Com uma árvore complicadas pra os links o Mandrake perde até pro KDE do Kurumin em usuabilidade.
Outro lance que me desagrada é um problema de configuração do Instalador. Uso o Fedora ou o Debian dependendo do lugar e do uso da máquina, eles não são perfeitos mas é o Mandrake que tem a proposta de ser fácil. Aquela janela de configuração no final da instalação, toda rebuscada e com a necessidade de configurar o X de maneira nada intuitiva, não agrada quando vista da perspectiva de um novato.
Botei meu irmão pra instalar o Fedora numa máquina (com a minha supervisão, claro). Ele não é nenhum gênio da informática e ainda assim achou o Anaconda muito fácil e intuitivo.
Parece que a MandrakeSoft se perdeu nas últimas atualizações do instalar.
Um ponto muito positivo é o GNOME. Mesmo tendo o KDE como padrão eles continuam se preocupando em mander o GNOME atualizado e organizado, ao contrário do SUSE.
Acho que a correção desse deslize do instalador, a instalação de mais programas GTK+ quando o Desktop GNOME é marcado na instalação, uma opção clara de escolha do GDM/KDM mesmo quando o KDE é instalado e um menu menos rebuscado tornariam uma das mais acessiveis distribuições GNU/Linux ainda mais acessível.
Ponto negativo também pra o Mozilla em inglês.
A minha avaliação do Mandrake é positiva, mas parece que na França eles gostam de complicar o acesso aos programas.


» Luis Antonio () em 14/03 16:38

Estou testando o Mandrake 10.0, realmente esta muito bom, so estou tento um probleminha com meu mouse PS/2 q não funciona, testei diversas configurações e nada...


» Bruno Menezes () em 15/03 19:57

Sou totalmente leigo em linux, só uso o kurumin a 2 meses....e gostaria de saber se é fácil instalar o mandrake 10...


» Paulo () em 21/03 20:13

Gostaria de saber se alguém sabe como ativar o recurso do java virtual machine para acessar o banco do Brasil pelo Konqueror ou Mozzila.
Muito obrigado e agradeço se alguém tiver o passo a passo.


» Pacozilla () em 21/03 23:30

Paulo,

Se você está com o jre da sun instalado, é só criar a pasta 'plugins' dentro de /.mozilla (./phoenix se for o firefox, que recomendo) no seu /home (ver -> mostrar arquivos ocultos) e copiar ou fazer um link lá do plugin (.so) que está em /jre/plugin/i386/ns610-gcc32. Pro Konqueror, realmente não me lembro, mas os scripts-mágicos do Kurumin dão o caminho das pedras.


» NIU () em 25/03 20:55

POXA ALGUEM PODERIA ME DIZER SE O MANDRAKE MOVIE QUE DA BOT PELO CD TAMBEM DA BOT VIA DISKETE DE DENTRO DO HD COMO O KURUMIN?:????????


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.