Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Macromedia testará suporte ao Linux para o Flash MX e outras ferramentas

Notícia publicada por brain em março 5, 2004 11:30 AM | TrackBack


"'A Macromedia experimentará suporte ao Linux, lançando versões de suas ferramentas de desenvolvimento que funcionem neste sistema. Inicialmente eles rodarão através do Wine, mas se houver interesse (leia-se demanda), o próximo passo será o lançamento de versões que rodem nativamente no Linux.' As coisas estão começando a ficar boas. Com as ferramentas da Macromedia teremos novas excelentes ferramentas de desenvolvimento no linux, o que sem dúvida, contribuirá para a conquista de um espaço cada vez maior no desktop." A contribuição vem de Joerlei P. Lima (joerlei2000@yahoo.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» magu () em 05/03 12:39

Há décadas venho aguardando o 'port' para o Linux do conjunto de ferramentas que uso diariamente. Com esses planos, a Macromedia com certeza alcançará uma fatia ainda maior do mercado de webdev, ao mesmo tempo que a comunidade open source ganhará com mais um nome de peso para divulgar a capacidade das plataformas *nix. Resta saber até que ponto eles irão e quanto tempo até isto acontecer.


» Douglas Augusto () em 05/03 12:53

Tem um projeto (da comunidade) interessante para criar aplicações flash no Linux:

Flash For Linux
http://f4l.sourceforge.net/


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 05/03 13:49

É sobre este projeto mesmo que eu estava pensando quando li essa notícia, Douglas. Será que de repente aplicativos como esse não são o "motivo secreto" da Macromedia começar a considerar o GNU/Linux?


» Carlos Araujo () em 05/03 17:59

Mais detalhes do anúncio da Macromedia
http://idgnow.terra.com.br/idgnow/pcnews/2004/03/0014


» Jair Vamor () em 05/03 18:13

Patola, eu pensei a mesma coisa quando lí a notícia :-) Talvez essa bela cutucada tenha acordado a Macromedia.

Será que teremos agora um plugin Shockwave para Linux?


Jair,


» Carlos Araujo () em 05/03 18:19

O Flash For Linux já está operacional, alguém pode comentar?


» Ark () em 05/03 18:41

Pois é, será que todo mundo poderá usar os mesmos cracks? Porque ninguém comprou mesmo o Flash no Windows...


» Douglas Augusto () em 05/03 20:51

Patola, pode ser. Uma coincidência incrível o projeto f4l começar a despontar e a Macromédia anunciar o desenvolvimento em GNU/Linux.


» jcassale () em 05/03 23:53

Eh,eh. Gostei do comentário do Ark.


» Lucar () em 06/03 03:06

Eu acho que ela viu que a MS ta criando um tipo de tecnologia que vai derrubar ela e ta colocando o rabinho entre as pernas e se voltando para o linux.
Não me lembro do nome da tecnologia, mais parece que rodara sem precisar de plugins, pq ja vem integrada ao windows ou algo assim.

Apoio o flash for linux e tomara que eles lancem uma versão estável do programa logo pra quebrar com essa bosta da macromedia que nunca se intereçou pelo linux.


» Leandro Kicot () em 06/03 05:17

Isso é bom , so não é melhor pois eles estão indo pros lados do Linux , so por que estão sendo ameaçados com a nova tecnologia da MS , como o Lucar comento .
Se eles tivessem indo e livre espontanea vontade , pq aceitam o Linux . Seria melhor , pelo menos eu acho .
Mas mesmo assim , isso é bom !!!


» magu () em 06/03 14:32

Não há comprovações de que a Macromedia esteja abraçando o Linux em definitivo, e muito menos de que esteja procurando outras plataformas em razão da Microsoft estar criando uma tecnologia similar ao Flash (ainda sem nome definido). É verdade que a Macromedia tem um pouco de rabo preso com a Microsoft, mas acredito que a iniciativa tenha vindo mais do departamento MacOS X do que do departamento Windows mesmo. A Microsoft está começando a desbancar vários fabricantes de softwares variados, e podemos notar isto na recente inclusão de um anti-virus embutido no SP2 do WinXP. A ZoneLabs, criadora do famoso ZoneAlarm, até hoje amarga duras penas quando o Firewall do XP foi introduzido. Talvez já prevendo esta dor de cabeça, a Macromedia tenha tido a idéia de apostar no open source. Agora só nos resta esperar o resultado de tal manobra.


» Bogdano () em 07/03 00:29

Pobre da empresa que um dia confiou na Microsoft.
Quantas empresas já estiveram nessa situação? Netscape, ZoneLabs (desconheço produtos deles pra Linux), Sun (com a distribuição da JVM já na inst.), Lotus.. , Mirabilis (ICQ). Vamos fazer uma lista disso.. Parece que próximas são as empresas de antivírus..

Não é 'debalde' que a Macromedia mudou totalmente o foco nas últimas versões do Flash (direcionando-o para aplicações que interagem com bancos de dados).


» Cobarde Anonimo () em 07/03 09:55

Aos Trekkers de plantão, vcs não acham a conduta da M$, ou seja, doutrina como quiserem, parecida com os Borgs. Assimilar e absorver ou incapacitar e destruir?


» Pacozila () em 07/03 12:01

"Talvez já prevendo esta dor de cabeça, a Macromedia tenha tido a idéia de apostar no open source. Agora só nos resta esperar o resultado de tal manobra."

Desculpe, mas a Macromedia está apostando, timidamente, no Linux e não no Open Source. Ou eu perdi o anúncio que eles vão liberar os fontes do Flash?


» Job () em 08/03 08:39

Acho que nem tudo precisa ser Open Source, mesmo porque o modelo de negocios de serviços não pode ser usado em todas as situações, e assim não há viabilidade economica. Alguem tem que pagar para se ter o pão de cada dia.
Quanto a MS, a mesma tem que de vez em quando incorporar alguma coisa no Office ou no Windows, para que justifique-se as atualizações. Ai esta a idéia do anti-virus. Realmente acredito que mais empresas vão começar a produzir para Linux, porem o caminho é longo.....
Uso 100% Linux, mas falta muito para se atingir o suporte a hardwares e dispoibilidades de Softwares.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.