Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Kernel: Sistema udev atinge maturidade na versão 2.6

Notícia publicada por brain em março 4, 2004 11:46 AM | TrackBack


Lucas (ldss) enviou este link para o anúncio no kerneltrap e acrescentou: "Foi anunciado no kerneltrap.org que, segundo Greg Kroah-Hartman (desenvolvedor do udev), na versão 021 o seu projeto atingiu a maturidade. Seguindo o link para esta apresentação você pode entender mais sobre o que é o udev." Para facilitar a decisão entre clicar ou não clicar no link para aqueles que não acompanham o desenvolvimento do kernel, o udev é um método alternativo de representar os dispositivos, que busca resolver os problemas do tradicional filesystem /dev e da implementação alternativa devfs.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Tiago Cruz () em 04/03 12:00

Não gosto do devfs :/
Fica feio a saída do df e etc...


» Silvio Fonseca () em 04/03 12:16

Em compensação, não precisa ficar procurando onde seu dispositivo foi parar... O disco está em /dev/discs, o CDROM em /dev/cdroms... Fica mais organizado...

Para um usuário novato, /dev/cdroms/cdrom0 é mais fácil de entender do que falar: Se seu cdrom for IDE e estiver como slave na IDE primária, então ele é o /dev/hdb, mas cuidado se esse for o seu HD você pode corrompe-lo... :-P


» Lordello () em 04/03 20:23

Eu não gosto disso, o que acontece com mídias removíveis? O meu ZipDrive? Eu preciso deixar um ZipDik sempre no aparelho para que ele crie o dispositivo, isso é uma merda! Estou passadno por um "problema" no Gentoo, pois habilitei o devfs, que teoricamente cria todos os dispositivos, mas na prática ele está criando somente os dispositivos que existem na máquina.. adeus ZipDrive, vou ter que criar um script para que crie o device, ou adicionar o comando no rc.local.
Ou seja, qual a real utilidade disso se terei que criar dispositivos? Prefiro tem zilhões de dispositivos no /dev, a maioria inputil do que ficar criando eles na mão!
Falow!


» Cesar Cardoso () em 05/03 11:44

O udev é uma excelente idéia em relação ao devfs, porque...

1) Trabalha em userspace, portanto não enche o kernel com políticas de nomeamento de dispositivos
2) Aloca dinamicamente números major e minor
3) Não te obriga a mudar todo o sistema para alojá-lo
4) Utiliza o sistema de hotplug para criar os dispositivos


» Lordello () em 05/03 17:19

Mas qual a real utilidade? Quero praticidade! Quero que ele crie os devices do meu ZipDisk, que é detectado como sda4, quando eu inserir um disco no aparelho ele vau criar o dispositivo sda4? pois isso não está acontecendo.
Um pessoal me disse que o devfs cria todos os dispositivos, até mesmo aqueles que não estão sendo usados, mas no meu sistema isso não está acontecendo...


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.