Notícia publicada por brain em março 4, 2004 11:22 AM
| TrackBack
Wiliam Alves de Souza enviou este link do Portal Java e acrescenta: "A proposta enviada à Sun pela IBM para abrir o código fonte do Java e torná-lo open-source, não foi muito bem recebida. Uma das razões, segundo o vice-presidente executivo de softwares da Sun Jonathan Schwartz, seria que 'No mundo Java, nós temos uma motivação contrária [à do movimento Linux, na opinião de Schwartz], que é garantir a primazia da compatibilidade (de plataformas) ...'"
Schwartz não negou, entretanto, que as duas empresas irão se reunir para discutir a proposta. O artigo faz referência a esta matéria da InfoWorld que traz os detalhes. Nosso artigo anterior sobre o assunto também traz detalhes adicionais.
Jonathan Schwartz está confuso mesmo.
No mundo GNU sempre buscamos padrões.
Agora o Linux é um caso a parte , uma distribuição não ser compativel com outra não é problema .
Podiam falar pra ele do caso do Python, Perl, Ruby, etc... em que isso não aconteceu. Pelo visto esse mito de que colocar o java como código livre destruiria a padronização pegou mesmo.
Ué,
Estão por que eles abriram o código do StarOffice ?
Quem não gosta de padrões é a Microsoft.
Pelo que eu entendi, a Sun não quer é deixar a especificação do Java Livre, não o código.
O que a Sun tem do Java é a especificação, a implementção (código) implementa quem quer, e já tem implementalções de código livre por ai.
Especificação é uma coisa, implementaçã(código) é outra.
E ai, o código livre Java poderia ser utilizado pela microsoft, apple? Quem faria as máquinas virtuais para estes SO's? Quem as manteria atualizadas? Eu é que não faria. Isso é a compatibilidade, não de distros mas sim de SO's!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.