Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Doando Material sobre Software Livre para o Ensino Médio

Notícia publicada por brain em março 3, 2004 08:19 PM | TrackBack


Já está no ar a Campanha Nacional de Material sobre Software Livre para as Escolas do Ensino Médio (antigo Segundo Grau), que nasceu há duas semanas por iniciativa do br-linux.org e encontrou intensa adesão de membros da comunidade e empresas de todo o Brasil.

Atenção: o período de cadastramento de escolas já expirou.
Provavelmente o conteúdo que você procura está na
página do formulário de votação.

As doações já incluem mais de 120 bolsas de estudo (para professores e alunos) em cursos sobre temas variados de software livre (de OpenOffice a administração de servidores), mais de 30 livros sobre desenvolvimento com software livre e administração de sistemas, e até equipamentos - incluindo um servidor RISC!

Abaixo você encontra todas as informações, e mais o formulário de cadastramento para as escolas interessadas. Ajude a divulgar esta informação, pois dispomos de muito material interessante para doar - mas as escolas precisam se manifestar para dizer que querem!

Atualização: Inclusão de 10 doações adicionais em 8/3/2004.

Atualização: Formulário removido em 20/3/04 devido ao término do período de inscrições.

Campanha Nacional de Material sobre Software Livre para as Escolas do Ensino Médio

Atenção: o período de cadastramento de escolas já expirou.
Provavelmente o conteúdo que você procura está na
página do formulário de votação.

Linux nas Salas de Aula No final de fevereiro o site br-linux.org iniciou os contatos com diversas instituições atuantes na comunidade Linux brasileira para oferecer às escolas de Ensino Médio interessadas no Linux e no Software Livre elementos que pudessem facilitar o contato de seus alunos com este tema.

Felizmente este contato foi um sucesso, e até o momento pudemos registrar uma série de itens para doação, listados abaixo (ainda há outros itens em negociação, e serão atualizados conforme avançar o processo). Veja a lista, em ordem cronológica de doação:

Além disso, há uma série de propostas de visitas técnicas voluntárias:
- às escolas que se inscreverem na área geográfica de atuação do grupo Debian-CE, por parte do Marcelo Soares e outros integrantes do grupo;
- às escolas participantes da região de Joinville/SC para treinamento e consultoria em soluções LTSP (servidor de terminais baseados em Linux) e firewalls com IPCOP, por parte do Adilson Oliveira.
- às escolas participantes da Zona Oeste de São Paulo, para apoio em Linux e Redes, por parte de Luciano M. Mercucci.
- preparação de professores (nas escolas do Vale do Sinos - RS) para ministrarem suas disciplinas fazendo uso de software pedagógicos e livres, por parte do SL-Linux.org.

Outras doações estão em processo de negociação e serão divulgadas assim que possível, e peço desculpas a algum eventual doador que eu tenha deixado de mencionar nesta primeira versão do documento - não deixem de entrar em contato comigo caso haja alguma correção a fazer na lista acima.

É importante destacar que as doações ocorrerão diretamente entre o ofertante e a escola que venha a ser indicada, sem intermediação do br-linux.org (exceto nos casos em que o br-linux.org é o próprio ofertante). Nosso papel nesta campanha é o de coordenar, entrar em contato e conscientizar sobre a importância do trabalho em equipe quando se participa de uma comunidade.

Como serão escolhidas as escolas

Todas as escolas secundárias brasileiras, técnicas ou não, interessadas em dar aos seus estudantes a oportunidade de conhecer e interagir com o Linux e o software livre, podem se inscrever e participar da seleção.

O prazo para as inscrições inicia hoje, e se encerra no dia 19 de março.

A inscrição deve ser realizada através do formulário próprio, e pode ser efetuada por qualquer interessado - professor, aluno ou membro da comunidade. O formulário terá campos para identificação de quem o está preenchendo, identificação da escola e descrição das atividades já sendo desenvolvidas ou idealizadas envolvendo os alunos com o software livre.

Entretanto, o ato de transferência ocorrerá entre o doador e a escola, portanto é importante que no caso de inscrição efetuada por aluno ou membro da comunidade, a escola seja informada para não acontecerem surpresas se ela for selecionada para receber as doações.

Como haverá um processo de votação entre as escolas inscritas, para determinar quais deverão receber os materiais e serviços doados, o ideal é que haja um movimento centralizado em cada escola interessada. Portanto, se você é aluno, não saia às cegas inscrevendo sua escola - fale com o centro acadêmico, o diretório, o eventual grupo de usuários Linux de sua escola, os professores da área de informática, e submetam um único formulário de inscrição, descrevendo com cuidado as razões pelas quais vocês acreditam que sua escola deve ser uma das selecionadas.

Após encerrar-se o prazo de inscrições, será iniciado um processo de votação, aberto a todos os interessados (independente de ser ou não estudante) onde cada um indicará as escolas cujos projetos de uso do software livre mais merecem receber as doações.

O ideal é que ocorra um processo de divulgação na própria escola, pois o número de votos dos próprios alunos poderá ser decisivo para escolher as escolas vencedoras, além de ser um indicador seguro do real interesse acadêmico em conhecer melhor o software livre.

Ao final da votação, haverá a apuração dos votos e a atribuição dos itens doados. Os doadores serão informados sobre qual a escola selecionada para receber o seu prêmio, e entrarão em contato diretamente com elas para combinar a entrega.

O site BR-Linux.org assume para si a responsabilidade de coordenar o processo de inscrição, votação e apuração dos resultados, resolvendo ou debatendo com a comunidade os eventuais casos omissos que venham a ocorrer. O processo de entrega dos prêmios, entretanto, ocorrerá exclusivamente entre doador e escolhido, sem nosso envolvimento ou participação.

Formulário de inscrição

Antes de preencher, certifique-se de ter lido as informações acima. Lembre-se principalmente que a união a faz a força: ao invés de inscrever sua escola por sua própria iniciativa pessoal, considere a hipótese de envolver os alunos, os professores das cadeiras de informática, o centro acadêmico, o grupo de usuários Linux de sua região... Quanto mais pessoas estiverem cientes da inscrição, mais votos sua escola terá quando chegar a fase de votação!

Todos os dados abaixo serão usados exclusivamente para as finalidades desta promoção, e serão divulgados apenas ao doador que venha a ser selecionado para a sua escola. Por favor, preencha completamente e com atenção.

Informações sobre a votação

A votação para determinar quais as escolas que terão direito aos materiais e serviços doados nesta campanha será aberta a toda a comunidade, e ocorrerá no período de 23 de março a 2 de abril.

Para que ocorra a votação, os campos relevantes dos formulários submetidos serão divulgados, e haverá um mecanismo para que os próprios alunos das escolas possam enviar informações sobre seus projetos com Linux e outros softwares livres.

Os detalhes sobre o funcionamento da votação, a apuração e outras questões relacionadas serão divulgados no momento oportuno.

Doações adicionais

Caso você ou sua empresa queira doar algum material ou serviço relacionado ao software livre para as escolas secundárias através desta campanha, entre em contato durante todo o mês de Março.

Como se vê pela listagem acima, as doações variam desde um único livro até várias dezenas de cursos, de uma placa de vídeo a um servidor RISC.

Também há interesse em usuários ou grupos de usuários Linux interessados em fazer visitas técnicas para apresentar o software livre às escolas cadastradas de sua região.

Contato

Caso você tenha qualquer dúvida sobre esta campanha, entre em contato.

Esta campanha é uma iniciativa do website www.br-linux.org. As doações ocorrerão diretamente entre o ofertante e a escola que venha a ser indicada, sem intermediação do br-linux.org (exceto nos casos em que o br-linux.org é o próprio ofertante). Nosso papel nesta campanha é o de coordenar, entrar em contato e conscientizar sobre a importância do trabalho em equipe quando se participa de uma comunidade.

O logotipo da campanha foi construído a partir do utilizado pelo extinto projeto OpenClassroom, a quem agradecemos no espírito do compartilhamento de software.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodrigo () em 03/03 20:52

Parabéns Augusto ! Sem dúvidas um belíssimo projeto !


» Wilfredo () em 03/03 21:16

As 'escolas secundárias' por acaso são as escolas de Ensino Médio? Se sim, o texto precisa ser corrigido.


» Augusto Campos () em 03/03 21:25

tem razão. Me senti velho agora... Mas já mudei lá, obrigado


» t0ad_82.br () em 04/03 08:38

E os programadores podem ajudar com algum tipo de "serviço" prestado????


» Augusto Campos () em 04/03 08:56

Cabe a cada um decidir se pode oferecer algo...


» Augusto () em 07/03 10:55

Muito boa essa iniciativa, será que isso chega no Pará? Bom não custa tentar vou inscrever minha escola!!


» Augusto Campos () em 07/03 16:28

Chega ao Pará sim. Na verdade já temos inscrições de escolas de todas as regiões do país!


» Enivaldo de Castro () em 07/03 17:42

Não sou professor mas a minha esposa é. Adorei a iniciativa de vocês, estava na hora de uma maior divulgação dos softwares livres, os computadores da rede pública de ensino já vem com o software do BillGates que é um absurdo.


» Pedro Bordin Hoffmann () em 10/03 14:58

Gostaria de poder ajudar, moro em Caxias do Sul - RS, mas não tenho nada que eu possa doar, então pensei em instalar, caso tenha alguma escola em Caxias do Sul que queira instalar ou configurar alguma coisa, concerteza eu vou ajudar. Basta eu ser avisado.

Abraços
[M]orpheus
ICQ# 152965097


» Daniel Filho () em 10/03 16:59

Preciso de ajuda para criar a distro Kurumin Escola... Sou do CE... Preciso de dicas de softs educacionais...


» Carlos Araujo () em 10/03 17:18

Daniel...( Kurumin Escola ) olhe o link abaixo.

http://www.ofset.org/gcompris/


» Carlos Araujo () em 10/03 17:21

Daniel,

Achei um bom link apontando para dezenas de programas educativos baseados em Linux.

http://bazar2.conectiva.com.br/pipermail/linux-br/2003-July/003867.html


» REDENFLU () em 11/03 17:19

Na minha escola não tem nem um projeto com o Linux,Nossa escola pode participar?Eu tanbem gostaria de que o sorteio fosse um pra cada região do Brasil para o premio não ser so Sudeste e Sul por que todos nos temos que aprender a usar os soft livres, e meus parabéns pele iniciativa!!
Obs:Moro no estado do Pará...


» Augusto Campos () em 11/03 17:25

Sim, pode participar! Inscreva-se sem medo! E tenha certeza de que todas as regiões do Brasil serão bem representadas.


» Alex Sandro Aparecido () em 16/03 20:39

Embora não tenha muita experiencia com Linux,e sim em redes,coloco-me a disposiçao se caso num futuro proximo precisem de serviços voluntários para a ajuda ao "proximo".

Sem mais,

Alex.


» Alex Sandro Aparecido () em 16/03 20:40

Embora não tenha muita experiencia com Linux,e sim em redes,coloco-me a disposiçao se caso num futuro proximo precisem de serviços voluntários para a ajuda ao "proximo".

Sem mais,

Alex.


» Emerson João () em 17/03 00:46

Essa iniciativa é ótima!!!
Meus parabéns para os reponsáveis deste evento, deste jeito aumenta nossas esperanças de um Brasil melhor e mais justo para todos.


» Francisco Bruno () em 17/03 11:16

Olá, sou professor de informatica em uma escola de ensino de primeiro grau. Nesta escola temos um polo de educação para o trabalho, onde os alunos tem aulas de informatica, hidroponia, marcenaria, fotografia, etc. Tenho alunos que tem potencial para trabalhar com informatica e software livre inclusive ja fiz um experiencia com linux. Gostaria de saber se posso inscrever a escola?


» Luiz Gustavo () em 17/03 11:37

Escola que precisar de instrutor de linux pode contar comigo. Parabéns aos organizadores do projeto


» Rita Sampaio () em 17/03 14:48

Uma pena que centros que atuam com inclusão social através da inclusão digital não possam participar. Adoraríamos ... é uma iniciativa muito boa e fazemos pensamento positivo para que se torne um movimento cada vez maior.


» MarcioDias () em 18/03 08:14

De uma olhada neste site: http://www.linuxforkids.org/


» Colegio Doze de Novembro () em 18/03 15:17

Gostaria de nos cadastrar


» gilmar vitoria () em 18/03 22:09

minha escola ficaria muito agradecida com as doações.


» Colégio Estadual Arnaldo Busato - Verê, Paraná () em 19/03 09:58

Gostamos muito da idéia. Parabéns para os organizadores. Que bom levar os alunos a obterem materiais importantes para a educação.


» Gerson Fernandes de Fernandes () em 19/03 10:42

Iniciativas como esta incentivara futuros jovens a trilhar nos caminhos da informatica. Parabens.

Sou Analista de Sistemas - Trabalho na Area de TI com linux, fico a disposição das escolas agraciadas em Manaus para acessora.


» Romano Possatto () em 19/03 16:59

Realmente esta iniciativa é fantástica,outras pessoas poderiam fazer o mesmo.


» daniel () em 20/03 22:17

gostaria de resceber o cd de estação do lixu ,
voces tem desponiveil


» Cesar Alves () em 22/03 09:33

Senhores, bom dia.

Sou professor da área de tecnologia do Colégio Drummond e Escola João XXIII que ficam na região da Zona Leste de São Paulo. A informação sobre a Campanha me foi postada em 17 de março e infelizmente só abri o correio hoje (22/03). Existe alguma possibilidade do prazo de inscrição ser prorrogado. Seria muito importante para os nossos alunos participarem dessa campanha. Desde já agradeço a atenção e fico aguardando uma resposta.

Atenciosamente

Cesar Pereira Alves


» jose carlos () em 23/03 19:32

Sou professor da rede publica há 17 anos, e estou torcendo para a escola em que dou aulas há 10 anos consiga um laboratório de informática, iso com certeza vai dimuinuir o número de alunos que desistem, vai de certa forma coloca-los no mercado de trabalho pois hoje tudo precisa da informática, e seremos mais uma célula linux aqui em varzea grande-MT


» jose carlos () em 23/03 19:32

Sou professor da rede publica há 17 anos, e estou torcendo para a escola em que dou aulas há 10 anos consiga um laboratório de informática, iso com certeza vai dimuinuir o número de alunos que desistem, vai de certa forma coloca-los no mercado de trabalho pois hoje tudo precisa da informática, e seremos mais uma célula linux aqui em varzea grande-MT Escola estadual Porfiria Paula de campos. votem nela por favor. obrigado



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.