Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novo patrocinador - chegou a hora de saber mais sobre certificados digitais

Notícia publicada por brain em março 2, 2004 05:04 PM | TrackBack


Durante as próximas semanas estarei exibindo ali na barra lateral esquerda o banner/formulário da Thawte, empresa internacional do ramo da segurança, cujo negócio está relacionado aos certificados digitais e infra-estruturas de chaves públicas. Ao preencher seus dados no banner, você receberá por e-mail o link para um guia (em inglês, formato PDF) sobre como habilitar o suporte a páginas seguras (com SSL) no servidor web Apache no Linux com o apoio de outros softwares livres (inclusive o OpenSSL e o ModSSL ou o Apache-SSL), e informações sobre como obter gratuitamente um certificado digital de testes da Thawte. Certamente em algum momento posterior você receberá também o contato de um representante da empresa oferecendo a venda de certificados digitais "comerciais" da Thawte, que é uma Autoridade Certificadora reconhecida, e portanto está apta a fornecer certificados válidos para comércio eletrônico e outras atividades que envolvam a necessidade criptografia entre o browser e o servidor.

Se você não conhece a riqueza do uso do SSL nas páginas web que envolvam envio de senhas, dados de cartão de crédito e outras informações sensíveis via Internet, basta mencionar que este padrão não demanda alteração nas aplicações - você ativa o SSL no servidor web, instala seu certificado digital, usa URLs começando por https: (e não mais por http:) e a comunicação passa a ser criptografada automaticamente - os browsers "sabem" como fazer isto sozinhos, e vão reconhecer seu certificado automaticamente e criptografar a conexão sozinhos.

As informações descritas no guia disponibilizado a quem preencher o formulário do banner são úteis também para quem preferir dispensar a participação de entidades certificadoras externas, e até ajudarão a entender as conseqüências desta decisão. E nem é necessário dizer que ao preencher o formulário com seus dados pessoais e manifestar interesse por esta tecnologia, vocês estarão colaborando com a manutenção do br-linux.org!

Entretanto, fiel à filosofia de apoiar as soluções livres, aproveito para pedir sugestões de links com leitura sobre como realizar estas mesmas operações dispensando a presença de autoridades certificadoras externas, e sobre quais as conseqüências desta ausência.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wagner Eduardo Bidin () em 02/03 17:25

Augusto,

Pq vc não faz um ranking para saber-mos quantos visitantes acessam o link...
Só por curiosidade.

Abraços,


» Henrique Vicente () em 02/03 22:13

Não concordo muito com o ranking já que seria meio chato de fazer e usaria cookies com certeza...
acho que o melhor jeito é fazer como ele disse, perguntando.


» EdCrypt () em 03/03 01:51

PErgunta e resposta infelizes no http://www.cocadaboa.com/archives/003648.php

""Assunto: A revolta dos Nerds

Vê se otimiza essa bosta de site pra funcionar no Mozilla e no Firebird. IEca, ou melhor "Internet Exploder" eu não uso !!!
Hernia

Você acha que eu perderia mais de 5 minutos da minha vida para agradar nerds que só sabem reclamar da Microsoft? Faz o seguinte: quando sua irmã ou prima gostosa (únicas leitoras que faço questão de agradar) passarem a usar o Mozilla ou Firebird, me avisa. Não fode! E no sentido amplo, porque quem faz questão de usar os termos "IEca" e "Internet Exploder" não deve foder nunca mesmo...
MrManson""


» Fábio () em 03/03 01:53

Eu tava precisando mesmo de um guia desses. Não sabia como gerar uma chave ssl para o meu servidor apache. Vou baixar meu guia! hehehehe


» Clovis Sena () em 03/03 11:11

bom dia,

algumas dicas: ( ou meus 2 cents)

http://www.apache-ssl.org/

Armoring Apache HTTP Server with SSL ==>http://www.devx.com/opensource/Article/20085/0


» () em 10/03 02:07

ESTÁ NA HORA DE MUDAR !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ACORDA!!!!!!!!!!! PORRA!!!!!!!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.