Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais sobre SCO: perda do direito de redistribuir software de segurança, manifestação da USENIX e ampliação de acusações

Notícia publicada por brain em março 1, 2004 09:16 AM | TrackBack


"Na edição 3.50 de sua conhecida ferramenta de segurança nmap, a Insecure.Org incluiu o seguinte texto na lista de mudanças (tradução não autorizada): 'A Corporação SCO de Lindon, Utah (antiga Caldera) começou há pouco tempo uma campanha de extorção para exigir taxas de licenceamento de usuários Linux por código que eles mesmos reconhecidamente distribuíram sob os termos da GNU GPL. Eles também tem se recusado a aceitar a GPL, reivindicando que uma suposta teoria deles a torna inválida (e mesmo inconstitucional)! Enquanto isso, eles têm distribuído o Nmap licenceado sob a GPL em (pelo menos) seu 'Supplemental Open Source CD'. Em resposta a essas gritantes violações, e de acordo com a seção 4 da GPL, nós por esse meio terminamos com os direitos da SCO de redistribuir quaisquer versões do Nmap em quaisquer de seus produtos, incluindo (mas não limitado aos) OpenLinux, Skunkware, OpenServer, e UNIXWare. Nós também paramos de suportar as plataformas Openserver e UNIXWare.' Hm... e se a moda de suspender os direitos da SCO de redistribuir software GPL pegar? Será que a SCO sobrevive sem o Software Livre?" A contribuição vem de Pablo Lorenzzoni (pablo(at)propus.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

A USENIX (provavelmente a mais antiga e mais respeitada associação relacionada ao UNIX) aproveitou a situação das últimas semanas para mandar uma carta aberta ao Congresso norte-americano refutando as acusações da SCO ao software livre e apontando a hipocrisia dela ao falar mal da GPL e ao mesmo tempo tentar ganhar dinheiro distribuindo software obtido sob esta licença, e usá-lo no desenvolvimento de seus próprios produtos.

Ainda sobre a SCO, o Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br) disse: "Infelizmente uma má notícia: um juiz americano aceitou as mudanças propostas pela SCO na ação que move contra a IBM , que agora pede 5 bilhões de dólares (no início pedia 1 bilhão e depois aumentou para 3 bilhões) em danos pela alegada adição de propriedade intelectual do Unix no Linux. Como se pode ver ela quer mesmo é ganhar dinheiro em cima da IBM..."

Mas a notícia nem é tão ruim assim: o processo de um Juiz aceitar a ampliação de uma acusação como esta envolve uma consulta ao acusado, e a IBM respondeu algo no estilo "Nào nos opomos a ampliações das acusações. Eles não tem méritos, portanto iremos nos defender da mesma forma que antes." Não sou advogado, mas os comentários que li indicam que esta acusação ampliada pode dar vantagens à IBM ao final do processo, no caso da sua vitória.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Rodolfo () em 02/03 23:53

Tinha que ser proibida de distribuir todos os softwares sob GPL, já que está desrespeitando a licença, pelo menos foi assim que entendi a GPL.
Quero ver o UNIX ser utilizável sem os programas livres, vai para o fundo do poço!!!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.