Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dica: Teclado virtual no acesso ao Banco do Brasil

Notícia publicada por brain em março 1, 2004 09:08 AM | TrackBack


O leitor Jorge (jorgelsw@ig.com.br) enviou esta dica obtida do suporte do Banco do Brasil: "Estou usando o Linux (Kurumin e Mandrake) há algum tempo e uma das minhas últimas dificuldades era o teclado virtual para acesso ao Banco do Brasil pela internet. Após várias consultas, me ocorreu consultar o BB pelo telefone 0800-610500 (Central de Atendimento). Recebi então a informação de quais navegadores poderiam ser usados sem problemas para o acesso ao site, quais sejam: - Mozilla 1.2.1 ao 1.3.1 - Netscape 6.2 ao 7.0 - Opera 7.11 Testei o Mozilla 1.3 com sucesso. Não sei se funciona com sites de outros Bancos, mas espero que essas informações sejam úteis para a comunidade."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Solano () em 01/03 09:16

O Mozilla 1.5 e 1.6, o Firebird 0.7 e o Firefox, mais o Netscape 6 e t.0 ou 7.2 *** desde que todos tenham o plugin do java, é claro *** funcionam perfeitamente. Sei disso porque os utilizo, ou utilizei.
Bancos que sei que não funcionam bem com nenhum navegador exceto, blergh com o I.E.: Safra Empresas, Bic Banco e, surpreedentemente, a Caixa E. Federal (pelo menos na parte de Certidão Negativa).
Caso alguém saiba de mais algum, que tal bolarmos uma "black list" de bancos não compatíveis com Linux? Assim a divulgamos e deixamos a cargo da consciência de cada um em usar ou não.
Ora bolas, um banco fazer um site que funciona 100% só com um navegador, é brabo.


» Olivier () em 01/03 09:59

Opa, onde fica esta black-list? Se existir, acho legal tb ter uma white-list!!! Vamos prestigiar os bancos que tem cabeça aberta!


» Solano () em 01/03 10:18

Com certeza ao lado da black list deve constar a white list. Muito boa idéia.
Eu não sei onde poderíamos postar elas, mas não é difícil de construí-la.
Basta que um usuário de Linux e de qualquer browser, de cada Estado envie, por exemplo, se o banco do seu Estado funciona 100% ou não. De cara imagino que já teremos +/- uns 23 bancos listados.


» Carlan Calazans () em 01/03 11:16

briga velha, nossos amigos Otávio Maia (Domus) & cia que o digam, rs.

Esse teclado virtual já foi problema pra muita gente, desde que mudei para o mozilla não vejo esse problema ocorrer. O depoimento do Jorge faz muito sentido pra mim, pelo jeito, estávamos com o mesmo problema anos atrás.


» Adilson Oliveira () em 01/03 11:31

Em minha experiência, muitas vezes os sites são arrumados quando devidamente informados. Eu tive dois casos de incompatibilidade com o mozilla que foram arrumados depois que reportei os problemas: Banco HSBC e Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). No caso do HSBC, do qual sou cliente, quando eles refizeram a interface do banco pela internet vários problemas de incompatibilidade apareceram. Eu os relatei, fui contactado para maiores esclarecimentos e os problemas foram resolvidos.
No caso da Fipe, também os problemas apareceram depois que refizeram o site. Eu reportei o problema, não me contactaram de volta mas o problema foi resolvido.
Às vezes nada acontece ou mesmo a empresa assume que não vai suportar nada exceto o IE como o caso do famigerado curriculos.com.br.
Em resumo, acho que vale à pena um educado email apresentadno o problema e, se possivel, dica de como resolve-lo.

Adilson.


» Solano () em 01/03 11:35

Mas nem sempre o problema é lá. às vezes é aqui.
um depoimento: outro dia eu ia postar uma notícia criticando a Receita Federal porque não conseguia acessar os menus suspensos do site deles no Mozilla e nem no Netscape, mesmo sendo este último homolado.
Já estava brabo porque imaginei que o site só ia funcionar bem em Windows.
Mandei a notícia e o Augusto me respondeu dizendo que com ele estava funcionando tudo ok.
Então parei e resolvi pensar (coisa que raramente faço :) ).
Mudei a resolução de 1024x768 para 800x600 e funcionou.


» Pacozila () em 01/03 12:10

Nunca tive problemas com o BB, mas em compensação com o Bradesco... O raio daquele botão fica eternamente no "aguarde".

Não considero profissional nenhum site que identifique o navegador para tomada de decisões, afinal padrões existem para que?


» Peter Parker () em 01/03 12:19

O Konqueror também sempre funcionou comigo (claro que com o JRE configurado).


» Cassio Eskelsen () em 01/03 12:49

Esses teclados virtuais são um pé-no-**** de qualquer um :-)

Mas uma coisa tenho que elogiar: apesar do Banco do Brasil ser um banco público, o suporte para usuários de seus sistemas (web-banking e sistemas de cobrança) é excelente. Eles tem toda a paciência do mundo para auxiliar os "dummys" a instalar/usar os softwares e até demonstram ter um certo conhecimento, não ficam no feijão com arroz.

Quanto a CEF.. os sistemas deles são terríveis.. não é raro encontrar erros nos ATM's. Sem contar a segurança dos terminais que é terrível.


» Felipe Raposo () em 01/03 13:07

Solano,

se o site só funciona com 600x800 e não com 1024x768, então o problema não é ai com você. É com o site sim. É pra funcionar.


» Tiago Cruz () em 01/03 13:11

Comigo, o BB só entra depois da segunda tentativa, com vocês tb?

Nunca dá certo na primeira, "senha incorreta" ou "senha em branco..."


» Paulo de Tarso () em 01/03 13:21

Geralmente acontece isso no Mozilla, na primeira vez ao acessar a conta no BB ocorre um "Senha com valor nulo", mas na segunda vez já funciona sem problemas.

O itaú tem um teclado virtual bom, funciona inclusive no Konqueror, mesmo dizendo que "Não é compatível com o javascript", acessei e funciona.

Um banco que só funciona com I.E. é o BancoGM, o menu do financiamento não abre em nenhum outro! Já enviei críticas via "Fale Conosco", é esperar pra ver...


» Eduardo () em 01/03 13:30

Tive um problema com o site da OAB-MG. O cadastro para o concurso na OAB só funcionava no IE. Eu liguei pra eles, e embora o carinha que me atendeu fosse um subordinado e parecece não cooperar, ele passou o meu requerimento para os superiores dele, e agora o site funciona belezinha.


» Felipe Almeida Lessa () em 01/03 13:34

O BRB (Banco de Brasília) entra mais o menu não funciona, os caras fizeram um menu usando um JavaScript que funciona só no IE. Ha, agora é que eu vi, tenho que usar IE só porque eles querem um menu feito em javascript... arf!


» Phillip Calçado () em 01/03 14:41

"Ha, agora é que eu vi, tenho que usar IE só porque eles querem um menu feito em javascript... arf!"

mal feito, né? Se seguir o padrão, funciona em qualquer browser decente, além das porcarias anti-padrão da M$.

[]s


» Gafanhootoo () em 01/03 14:49

No Site do bb quando carrega o teclado já clico em limpar antes de qualquer coisa, assim não tenho que ficar digitando e clicando tudo trá veiz.


» Henrique Paiva () em 01/03 15:40

Alguem aí já conseguiu fazer funcionar o site do bradesco ? Uso o Konqueror e firefox. mas já testei com firebird, mozilla e netscape. Como ? Como ? Como?


» Allisson Azevedo () em 01/03 15:45

Testei agora e funcionou o bradesco beleza, uso gentoo 1.4 com firefox 0.8 e o Jre da blackdown, lembrem-se que vcs tem que ter um JRE pra entrar no bradesco


» Hermes de Souza Barboza () em 01/03 15:55

Henrique, utilizo o Kurumin e na instalação normal do java nela (consigo acessar o site do Bradesco).
Talvez seja necessário a criação de links da forma como é instalada a java no Kurumin.
Simplesmente descompactando o firefox na pasta usr/local/firefox comigo não funcionou.
se você tiver acesso a esses ao scrip de instalção do java no Kurumin dá uma olhada que com certeza vai funcionar


» h4d3s () em 01/03 17:26

Pacozzila e Henrique Paiva

O erro mais comum no site do Bradesco é não carregar o aplicativo e o botão ficar no aguarde...

Esse erro não é somente do linux, pois aqui na empresa ja tive inumeros usuários (window$) reclamando do mesmo fato. Acredito que o problema possa estar no modo de elaboração do aplicativo utilizado pelo Bradesco pois o problema as vezes se resolve apenas carregando novamente o site e outras vezes reinstalando a maquina virtual do windows. No meu Linux por sua vez nunca tive problemas.


» Douglas Augusto () em 01/03 20:25

O Banco do Brasil virtual ainda tem algumas falhas com o Linux. Por exemplo, não faz sentido ter um link dizendo: "Problemas com o campo senha? Clique aqui!". O engraçado é que este link aponta para:

"https://www2.bancobrasil.com.br/aapf/aai/login.pbk?semApplet=true&semModelo=true"

semAplet e semModelo? Alguém saberia explicar isso?

De qualquer forma, só clicando ali que consigo acessá-lo, caso contrário recebo a mensagem:

"Atenção: Senha: Conteúdo nulo !"


» Manoel Pinho () em 01/03 21:47

Eu nunca tive problemas para acessar o banco Itaú, nem mesmo quando colocaram o teclado virtual.

E o mais legal é que o servidor identifica que estou acessando de um linux (o index.htm é substituído por indexLinux.htm) e tudo funciona, tanto no Mozilla quanto no Opera.

Para ficar perfeito só faltava eles deixarem de usar Ruindows nos seus servidores de homebanking e nos caixas (que pioraram depois que passaram de DOS para Windows).


» THB_MATRIX () em 02/03 09:22

Não é apenas uma questão de ter a cabeça aberta, mas também do browser suportar as tecnologias necessárias.
Claro que esta aceitação ao free do BB ajuda, por eles terem feito em Java, que é suportado pela grande maioria dos browsers gráficos.
Da mesma forma também temos os sites optimizados para IE, que não dependem da cabeça aberta do banco, e sim da falta de cabeça da equipe encarregada do site.
Mas me revoltam os sites, não apenas de bancos, que rodam em servidores Linux e são optimizados para IE.
Pessoal, toda linguagem dinâmica que rode em servidor é capaz de detectar o browser.
Por que tanta gente tem a preguiça de fazer um site que rode em vários browsers???
Se o servidor não suporta uma linguagem dinâmica use o JavaScript e faça em arquivos separados para cada browser!
Entrar em sites do governo e ver que os mesmos são em servidores IIS(porcausa do ASP), e, além de tudo optimizados para IE é uma vergonha para qualquer brasileiro.
Além de tudo, ninguém precisa usar essas facilidades da Microsoft no JavaScript para se fazer as coisas mais facilmente e funcionando em qualquer browser.
:D


» THB_MATRIX () em 02/03 09:43

Eu não ia ser um e-mala e postar uma Off-topic dessas, mas não aguentei...
O assunto são sites de banco, mas eu tinha que falar disso...
Mas este "preconceito" contra os usuários de browsers, sistemas operacionais decentes e seguros, e outros softwares também possuidores de tais características, já tem passado dos limites.
Há alguns dias atrás, para variar um pouco, tive problemas com meu ADSL em casa.
Ligo pro suporte da Brasil Telecom.
Eu disse a atendente que o modem não dava link, e que não era problema na placa de rede, pois estava no hub, e não dava link em placa de rede alguma ou no hub, ou em qualquer outro lugar que eu conectasse o cabo.
Falei também que havia testado todos os cabos que tinha no local.
Após convencê-la de que não eram os cabos nem a placa de rede, ela me pediu que tentasse em uma máquina com RWindows(anteriormente ela havia me perguntado qual a versão do RWindows, e eu expliquei a ela que era Linux e não RWindows).
A vontade que eu tive foi de xingar e desligar na cara, mas como eu precisava resolver o problema aguentei essa quieto...
Mas, se alguém da Brasil Telecom estiver lendo isto bem que poderia tomar alguma providência, como dar um mínimo de treinamento ao pessoal deles.
Já imaginou se não tivesse uma máquina com RWindows?


» Manoel Pinho () em 02/03 10:20

THB_MATRIX,

Suporte feito por ignorantes não é exclusividade da BrTelecom. Uso o Velox e acontece a mesma coisa. Além de tentarem jogar a culpa em vc quando digo que uso linux (um sistema "não suportado pelo Velox", segundo eles), não se pode dizer que está usando um modem do tipo roteador.

Eles chegam a tal ponto de sem-vergonhice que obrigam os seus asseclas a venderem modems roter/bridge em modo bridge e com senha alterada e escondida do comprador ! Ou seja, o cara COMPRA um modem que é capaz de ser roteador e eles colocam em bridge (e com senha) para que dê menos trabalho aos idiotas do suporte.

Mas como eles pagam mal e contratam funcionários terceirizados ou quarteirizados não podem exigir muito. São ignorantes mal-pagos para atender a maioria de usuários que também é geralmente ignorante. Eu desisti de usar o suporte, e quando perguntam o que uso eu minto. Quando me pedem para reinciar o Windows eu coloco o telefone no gancho, vou na geladeira, tomo água e dou 1 minuto de chá de cadeira ao atendente :-)


» Tiago Cruz () em 02/03 11:16

Manoel,

A Speed tb tem suportes grotescos... affff.... eu nem falo mais que uso Linux senão nem me atendem.

Eu pergunto: O que vc quer que eu faço?
- Clica em iniciar / executar [cut]
Tah, mas o que você quer saber? IP? Ping? DNS? Tracert? Fala o que você quer saber que eu lhe informo
- Senhor, clique no Iniciar, depois em programas...

AFFFFFFF


» THB_MATRIX () em 02/03 11:24

É por isso que nosso país não vai para a frente.
Eu nao concordaria em mandar este pessoal que pensa que o Linux é um sistema operacional mais precário e com menos suporte que o DOS para a rua.
Concordaria, por exemplo, se estas empresas dessem a oportunidade a eles de conhecerem o que o Linux realmente é.
Para ter uma idéia do que o povo pensa, um dia eu estava voltando para casa e encontrei alguns amigos. Como voltava do trabalho, e foi num sábado, estava com meu porta CDs. Todo mundo sempre foi curioso para conhecer os mistérios de meu porta CDs, hehhe... E eu mostrei a eles.
Eles viram lá softwares e maiss oftwares para Linux, tudo que é distribuição, além do NetBSD, FreeBSD e softwares para os mesmos.
Aí um me perguntou: "É verdade o que dizem que o Linux é igual ao DOS?".
Parece que algum ignorante andou dizendo a ele uma asneira dessas... UM SISTEMA UNIX-LIKE IGUAL AODOS, veja o absurdo...
Se fosse como o DOS seria DOS-Like, e não Unix-Like!!!
Outra história, é de uma colega de aula minha...
Ao ver-me com uma camiseta de um Install Fest que ocorreu aqui na cidade, ela perguntou-me se no local aonde eu trabalho, eu só trabalho com "computadores Linux" ou se eu trabalho com computadores de outras "marcas".
Eu não critico quem fala asneiras do tipo. Critico sim os culpados por esta desinformação toda.
Daqui a pouco só falta me perguntarem se Linux é um bom shampoo, ou se Linux é doce ou salgado...
Nós, que temos este conhecimento, temos que começar a nos mobilizar para mostrar às massas que Linux não é uma marca de algo de passar no pão nem nada do tipo, e sim um sistema operacional.
Se necessário ficar 20 dias explicando para um leigo o que é um sistema operacional, que se explique a ele em 20 dias.
Não podemos deixar que a Microsoft faça de todos nós um conjunto de burros que não sabemos nem do que se tratam as coisas que nós mesmos usamos.
Pergunte para algum leigo algo como o sistema operacional que ele usa, qual aplicativo para escritório ele usa, qual o processador dele, se ele já viu uma máquina com Linux.
Provavelmente ele não saberá responder.
Mas nós temos uma parcela de culpa nisso. Hoje em dia as pessoas querem se exibir por terem mais conhecimento que as outras.
Muita gente conhece algo sobre informática atravéz do IRC.
Aí alguém faz uma pergunta nesses meios de comunicação, algum imbecil ri da cara da pessoa, ela se desanima, e vai querer cada vez mais aquilo que é fácil.
E assim a vida segue...


» Solano () em 02/03 11:47

Lendo o post acima lembre de um fato: outro dia liguei pro suporte de uma fabricante de impressoras muito conhecida (talvez seja a lider de mercado no país) para ter certeza de que o modelo que queria não era compatível com Linux e fazer eles saberem que alguém estava interessado neste tipo de suporte.
A resposta foi que deveria me informar com a Linux sobre o suporte...


» Pacozila () em 02/03 11:49

H4d3s,

Uso o Kurumin com a VM da Sun (J2SDK, na verdade) e o estranho é que essa é a única aplicação Java que não roda... O Bradesco também usa um esquema de certificado para o NetEmpresa que usa um plugin proprietário que só tem versão para Windows. Bem, mas agora já era, comprei uma placa de rede e uns metros de cabo e ressucitei um Pentium 233 com Win98 só para o Bradesco e o IRPF (mais um vaporware?). Se a conta fosse minha já tinha mudado de banco, mas de qualquer forma escrevi um e-mail polido me passando por empresário leigo que está migrando suas máquinas para o Linux e que só não está conseguindo utilizar os serviços do Bradesco (apesar de não ter problemas com o BB), pedindo instruções sobre como fazê-lo. Se algum dia me responderem, eu publico aqui. Aliás alguém já usou o NetEmpresa? É o orgasmo múltiplo de um burocrata.


» hamacker () em 02/03 18:39

Bradesco Netempresa é o caos, e não é porque SÓ funciona em Windows, é porque voce se sente um macaco querendo comer banana, com a banana na mão, mas nao consegue descasca-la com tantas instruções.
Eta coisa enrolada...


» h4d3s () em 03/03 15:06

hamacker,

Concordo com você quanto a isso, porem temos que analizar que como afirmou nosso amigo Pacozila, os maiores usuários desse sistema não são "geeks" como a maioria aqui, e sim usuários simples ou mesmo altamente classificados em suas funções mas que não conhecem tanto assim de informatica e não possuem a mesma facilidade que "NÓS" para utilizar esses recursos.

Vejo esse como um dos erros das pessoas envolvidas no desenvolvimento do Software Livre. Qual a dificuldade que temos em gravar um CD com o cdrecord no terminal??? Eu mesmo prefiro ele. Mas não seria muito mais facil para um novo usuário de informatica utilizar em um ambiente gráfico o K3B ou o XCDRoast???

Recentemente acompanhei uma discussão (aqui no brlinux) a respeito disso onde vi diferentes opiniões defendendo ambos os metodos, porem a cada comentário imaginava os executivos e outros usuários da empresa em que trabalho acostumados com o simples arrastar de arquivos do Windows XP para a unidade de CDR, ou então com o sismples selecionar arquivos no Nero para gravá-los, utilizando o cdrecord. Improvável.

Quanto ao desempenho e facilidades muito superiores não há o que questionar, porem precisamos mais do que isso para conseguir convencer um usuário simples disso tudo.

Acredito que com o passar dos anos a evolução do Software livre está caminahndo para isto e creio que esse seja o futuro. Estamos no caminho certo.


» Jose Luis () em 05/03 16:25

Seguinte:

Se o Banco em que sou corerntista nao aceitar nenhum navegador LinuX e somente o Internet Explorer, simplesmente, encerro a conta neste Banco e abro em outro Banco em que possa utilizar o Linux sem problemas. Gente... ponha uma coisa em suas cabeças: O Banco precisa de Correntista para sobreviver. Nao vou trocar de sistema operacional, nem de navegador.
PS: Quando encerrarem as contas avisem ao gerente o motivo do mesmo.



» Meimei Corrêa () em 04/10 18:41

EStou tentando acessar o BRB desde sexta-feira,dia 1º de outubro,para fazer uma transferência,usando o BANKNET,mas o discador de senha,ou seja,o teclado,não mostra os números.Está acusando erro na página.Fui em outro lugar e consegui ver tudo só que quando estou chegando ao final da operação,sai do ar acusando que a página não pode ser exibida.Faço isso para um amigo correntista.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.