Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Doando Linux para escolas secundárias: bem mais que um servidor RISC

Notícia publicada por brain em fevereiro 24, 2004 11:08 AM | TrackBack


Nossa campanha para doação de material para projetos e aulas de software livre nas escolas secundárias do Brasil mal foi anunciada (na terceira edição da newsletter e nesta notícia de ontem) e já começam a surgir interessados em contribuir.

Lembre-se que não existe doação pequena demais, e que a entrega do prêmio à escola indicada corre por conta do doador, exceto em casos especiais. O funcionamento da promoção, inclusive o mecanismo para que uma escola possa se inscrever e como será a votação (aberta a toda a comunidade) que irá escolher as premiadas será divulgado em breve também. Se você quiser doar, ou se informar melhor, entre em contato.

Vejam o que já arrecadamos durante o fim de semana prolongado, a partir de contatos recebidos de empresas e pessoas de todo o país. Como é feriado e muitos detalhes ainda estão em aberto, vou apenas informar a lista dos itens já confirmados para doação. Os nomes dos doadores e outros detalhes importantes serão informados com o devido destaque no momento oportuno.

- 1 servidor RS/6000
- 6 lotes de 5 cursos online de OpenOffice
- 1 conjunto de placa mãe, CPU, memória RAM e placa de vídeo com aceleração
- 3 lotes de livros, cada um contendo 6 livros de programação com ferramentas GNU e 2 guias de referência Linux, mais acesso a um curso online de Linux básico
- 1 livro sobre administração de proxy squid
- dois vales-livro, de R$ 100,00 cada
- número indeterminado de matrículas de professores em um curso presencial de Linux

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» against () em 24/02 12:36

Alguem tah afim de me doar um rs/6000 ?!?!?!
Eu ia adorar ;)


» Marco Aurélio () em 24/02 17:06

Existem dezenas de estações RS/6000 encostadas nas universidades brasileiras. No ICMC/USP, na sala 160, existem várias amontoadas no canto do laboratório. O mesmo vale para o DIN/UEM (bom, ao menos tinha na última vez que fui lá, não fui conferir recentemente). Não seria difícil obtê-las.

Se bem que o desempenho dessas estações é meio ruinzinho e muitas delas não executam Linux (arquitetura POWER...), não adiantaria muito (a menos que viesse com o monitor junto, aquilo sim é um espetáculo!)


» Augusto Campos () em 24/02 17:47

Marco: não sei se seria difícil ou não obtê-las, mas eu sei que os órgãos públicos federais (e é o caso da USP) possuem regras próprias quanto a doação de material excedente. Eu acharia ótimo se eles dessem um jeito de doar essas máquinas que você mencionou, mas não creio que vá ser durante esta campanha - conheço esse tipo de procedimento administrativo, e sei que não é assim que funciona (infelizmente). Tomara que alguém de lá leia isso e se inspire, ao menos.

Já quanto ao desempenho, eu tenho que discordar de você. Ainda que uma máquina RS/6000 de uma geração anterior possa não ser mais útil para seu propósito original, nas mãos de um professor inspirado e um grupo de alunos interessado ela pode sempre virar um excelente laboratório. Quantos alunos saem dos cursos de formação sem nunca ter visto um computador que não seja arquitetura Intel?

Abraços
Augusto


» carlos araujo () em 24/02 17:53

Lembrei-me hoje que a Receita Federal efetua o cadastro de organizaões civis, sem fins lucrativos, para o recebimento de material apreendido (ex: PCs).


» Pierre () em 25/02 08:07

Augusto,

Em relação ao último item, número de professores em um curso presencial de Linux. Você está se referindo a professores das escolas participando de cursos Linux? Ou você precisa de voluntários para dar aula de Linux?
Caso seja a segunda a opção, gostaria muito de participar.
Um abraço.

Pierre


» Augusto Campos () em 25/02 09:01

Pierre, aquele item indica que um doador ofereceu matrícula para professores de escolas secundárias frequentarem o curso presencial que a empresa dele ministra.

Mas se você tem tempo e disposição para dar aulas de Linux em algum lugar, não aguarde convite! Encontre interessados e mande brasa!


» Augusto () em 25/02 12:55

Se não me engano nem todas as RS/6000 suportam linux. Algumas funcionaram com o Debian para powerpc.


» against () em 26/02 02:19

Nao tem importancia se funciona linux ou nao, eu quero uma mesmo assim :)


» Augusto Campos () em 26/02 08:45

A que está sendo doada funciona numa boa com o Linux


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.