Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Carrefour investe em Linux

Notícia publicada por brain em fevereiro 20, 2004 08:30 PM | TrackBack


"Essa vem do IDG NOW: A rede de hipermercados Carrefour decidiu renovar 2144 pontos de vendas em 46 lojas. Todos os PDVs passam a rodar o software Calypso, versão Linux da Unisys, que conquistou a conta por meio de leilão reverso realizado em outubro de 2003." A contribuição vem de Carlos Araujp (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

Não custa mencionar que este é um grande concorrente do grupo cujo CIO pronunciou a célebre frase "Linux? Nem com um 38 na cabeça!" em 2002, saiu na capa da Info e teve que se retratar logo em seguida. Os ventos da renovação sempre sopram, e até mesmo o grupo deste CIO hoje investe no Linux!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Manoel Pinho () em 20/02 21:27

Devem então ter colocado uma 9mm, uma .45 ou uma AR15 na cabeça do tal CIO para ele mudar de idéia... :-)

Gostei desse leilão reverso. Se todas as grandes empresas e governos fizessem isso eu queria ver quem iria ganhar quase sempre e fazer a M$ engolir o FUD de que o Windows tem menor TCO.


» Luiz () em 20/02 22:21

A opção por Linux não deveria ser só por preço, senão continua aquela idéia de que é feinho mais é de graça.

Comprar alguma coisa importante e escolher o mais barato normalmente é dor de cabeça. Só espero que o suporte ao software não se perca no tempo. Esse tipo de problema costuma ser lembrado por muito tempo.


» leki () em 21/02 01:17

Como as coisas mudam !!!


» C'K () em 21/02 01:38

Isso é muito bom!!

E o mais legal, é que no ano de 2002, esse cara do pão de açucar, que no mínimo nem sabe o que é "ls -l" ( que nem merece ter o nome mencionado aqui) dizia que não colocava linux, pq era um sistema que tinha os códigos fontes totalmente em testes e fora dos conceitos de engenharia de software!

Então já que agora qualquer 1 tem acesso ao source do RUwindows, comparem o lixo do source do windows com linux, vejam então "CIOS idiotas lambe cú de MS" vejam agora!!! comparem!!!, e lembram-se tb que agora é a hora dos melhores exploits que sairão de graça no mercado!!

Portanto aos "CIOs donos da verdade, vão puxar o saco e lamber o cú do bill agora"


» LeKi () em 21/02 02:24

Pois é , mas essa questão de usar o Linux geralmente é por que é de graça . As pessoas não olham a qualidad . O Linux em varios aspectos é muito superior ao Windows , mas como o Windows é mais conhecido e ainda o Linux tem aquela fama de ser dificiu de usar bla bla bla bla bla , o modem não detecta , bla bla bla , dai o começa o troll um inventa que nada funciona e por ai vai . Ainda ajuda a piorar as coisas , eu acho que se pelo menos tivessemos mais propagandas do Linux na TV , acho que as coisas seriam diferentes , talvez
todos tivessem outros olhos para o Linux , se é que vocês me entendem . Principalmente para acabar com essa história de que o Linux é dificiu de usar !!!

[]'s


» t0ad_82.br () em 21/02 08:22

Derrepente se alguma emissora daqui do Brasil ou exterior preparasse um documentário?????? Do tipo como é fácil "experimentar" o Linux....Basta apenas colocar o CD no drive e reboot......Kurumin???


» eumesmo () em 21/02 08:30

Já estava em testes desde 2002 em quatro lojas: 3 em SP e 1 em BH com RedHat/GNOME. O Calypso (solução Unisys para PDV) roda ainda sobre o UnixWare da SCO com protocolo NetWare. A intenção é facilitar a manutenção remota de software nos PDV's (help desk). Sistemas Unix para esta situação é mais estável. Sem discordar do baixo custo de licenças à ser pago por terminal (somente a solução).


» Rodrigo Messias Barros () em 21/02 09:34

Eu não sei o que aconteceu com aquele... er... como se diz mesmo?... CIO? Lá do Pão de Açucar... Não sei se vocês leram... mas na mesma INFO, de alguns meses atras, saiu uma reportagem falando da adoção(ou estudo) do Linux no Grupo. AH! Este famoso CIO não foi nem sitado! Devem ter usado uma arma de calibre grosso pra caramba, né!? Quiá, Quiá, Quiá!!!

Rodrigo Messias Barros
São Paulo - SP


» Manoel Pinho () em 21/02 09:58

Olhem só isso:

http://uptime.netcraft.com/up/graph/?host=www.paodeacucar.com.br

Indica que o Pão de Açúcar está usando Ruindows 2000/IIS para hospedar a sua homepage.

Notem no gráfico o tempo médio entre reboots. Não passa de 11 dias...

Notem também que já chegaram a usar linux e Solaris, que são muito melhores para essa tarefa.

Provavelmento o tal CIO Sr. Lambão demitiu as pessoas que sabiam Unix/Linux e colocou uma corja de MCSEs (sai mais barato) no lugar.


» flaviothunder () em 21/02 13:57

Parece que este "CIO" não está mais no comando de lá e que a direção do Pão de Açúcar parece estar mais "simpática" ao Linux, isto procede ?

Sucesso


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 21/02 15:05

Variante GNU/Linux da UNISYS? Perae, a UNISYS é uma das comparsas infames da Microsoft no terrível sítio http://www.wehavethewayout.com - que busca fazer as pessoas e companhias desistirem de Unixes, entre eles GNU/Linux!

Cara, que companhia mais duas-caras...


» against () em 21/02 19:04

onde eu baixo esse calypso ?


» eumesmo () em 21/02 19:14

Nada tenho contra o Windows, até o acho bastante estável (uso em casa e no serviço) na versão XP. Talvez seja por não ficar instalando e removendo programas. O que não gosto é da politica da Microsoft. Voltando ao asunto: não consigo imaginar um sistema complexo de Ft Caixa rodando Windows, me bem logo as telas de erro fatal que vejo nos pdv's do mercadinho da esquina. !)


» eumesmo () em 21/02 19:20

Against, você não baixa. COMPRA!
É um sistema proprietário.


» Romano () em 21/02 22:25

Patola é uma dilema , olha o release dela:
http://www.unisys.com.br/news/imprensa/release205.htm
O Linux serve para PDVS e não serve para servidores .
Coitada .


» flaviothunder () em 21/02 23:37

É verdade, eu também achei estranho a Unisys estar fazendo isso, mas aí eu comecei a pensar e ví uma coisa importante neste cenário: o cliente mandou !
Deve ter sido bem no estilo :
C: - Nós queremos Linux no nosso sistema, estou vendo que é mais barato e melhor !
U: - Mas nosso sistema não funciona em Linux, não dá !
C: - A IBM fez a Casas Bahia em Linux, vou falar com eles...
U: - Tenho certeza que minha equipe de desenvolvimento vai conseguir portar o software do PDV rapidinho !
:-)


Pode ser também que eles estão começando a se tocar que fugir pela JANELA seja um pouco inseguro !


Sucesso


» TaQ () em 22/02 11:16

flaviothunder: parece que o Sr. Lambão não está mais na posição que estava não, ou mesmo lá ehehe. Engraçado que saiu na Info uma matéria falando do próprio Pão-de-Açucar e de sua adoção do Linux, esse ano ahahah. Mas sem o Sr. Lambão. ;-)


» CaFeCrAFT () em 22/02 11:17

O kra não e um M$ más sim um defensor do UNIX!.. Tenho uns amigos aqui que pensa igual a ele " so Unix presta"!.. ná minha opinião o Linux está muito maduro pra deixar qualquer unix no chinelo!... esses kras são cabeças duras , teve uma vez que um colega meu ficou sem falar comigo por causa que ele falo que não tem nada melhor que Solaris!.. ae eu retrunquei falando que não!.. :-)


» Eduardo Righi () em 23/07 12:21

A empresa em que trabalho utiliza servidores linux, e hoje estamos rodando 80% de nossos desktops em cima de linux também (boot remoto, thin clients).
Isso é possível pois nosso sistema de automação comercial roda em linux (acessamos via telnet). A empresa que faz nosso software está lançando uma nova versão, porém as estações de trabalho serão obrigatoriamente windows (adeus telnet...). Para preservar o investimento que fizemos para implementar os desktops linux, estou à procura de uma solução linux.
Cheguei ao ponto que queria: fiquei sabendo do calypso, e fui atrás. O que aconteceu? Bom, parece que a Unisys fez o sistema para atender ao Carrefour no estilo "vamos fazer senão outro vem e faz", pois simplesmente NÃO EXISTE nada sobre o calypso, seja no site da Unisys do Brasil ou no worldwide. Isso leva a questionar se eles realmente tem interesse e se estão inclinados a utilizar (desenvolver para) o linux à sério, visto que:

-eles escondem (só pode ser isso) o calypso, não tem nada em lugar nenhum, só achei press releases nos sites em que andei

-eles, junto com a MS, mantém o famigerado wehavethewayout.com, o que embasa a teoria de que atenderam o Carrefour no estilo "tá, eu faço para que outro não faça".

Se alguém sabe como posso encontrar informações sobre o Calypso (ECF's suportadas, scanners, requisitos do sistema, etc) eu agradeceria que me enviassem.

Té +


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.