Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Começa a temporada de testes do Conectiva Linux 10

Notícia publicada por brain em fevereiro 20, 2004 12:31 PM | TrackBack


"A partir desta sexta-feira (20/02) está aberta a temporada de downloads para testes da primeira versão beta do Conectiva Linux 10. Segundo a Conectiva, o Beta 1 oferece maior estabilidade no kernel e traz a versão final do KDE 3.2. Para incentivar a participação da comunidade Linux no desenvolvimento do novo produto, como fez com a correção de bugs apontados no Tecnnology Preview 2 ? duas versões anteriores ao Beta 1 apresentadas desde dezembro de 2003 ? a Conectiva também organiza um ranking de seus melhores colaboradores e premia os três primeiros colocados. Em abril, a empresa divulga os vencedores que fizerem as melhores sugestões e alertas de bugs. O prêmio para os três melhores é um Conectiva Linux 10 na caixa, incluindo suporte técnico gratuito. O Beta 1 do Conectiva Linux 10 está disponível para download. Os bugs podem ser informados no endereço http://distro2.conectiva.com.br/bug-CL10." A contribuição vem de chvt (chvt@extremesecurity.com.br), acompanhada deste link da matéria do IDGNow para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» joselito () em 20/02 12:34

na boa, oq leva alguem a ainda usar o conectiva ?!
nao consigo entender mesmo....
nao to querendo ser chato nao....


» Wilfredo () em 20/02 12:44

Eu ainda uso o Conectiba... :|

Mas não sei ainda até quando eu usarei. Pretendo aderir ao Fedora tão logo saia a versão 2.


» carlos araujo () em 20/02 12:53

Testei numa partição, não gostei, simplesmente não me pareceu conveniente/adequado....prefiro o MDK!


» Wilfredo () em 20/02 12:57

Já eu não gostei muito do Mandrake. Uso alguns dos pacotes do Mandrake, mas não simpatizei muito com a interface dele.


» carlos araujo () em 20/02 12:59

Wilfredo,


a qual interface do MDK vc. se refere? o MDK usa todas as variantes gráficas existentes (Gnome,KDE...), e ainda tem as melhorias que ela mesma implementa (mandrake galaxy).Quando tu testares a versão 10.0 vais ficar impressionado com as melhorias e as novidades :-)


» Wilfredo () em 20/02 13:06

Desculpe não ter sido claro. Esqueci-me dos (argh) KDE, (argh) Gnome, IceWM, Xfce, (ugh) WindowMaker, BlackBox, etc.

Eu estava falando das ferramentas de configuração do Mandrake, os drake-qualquercoisa. No Mandrake, qualquer coisa que se queira instalar, desinstalar ou configurar precisa ser feito através daquele configurador centralizado.


» Marcos Alexandre () em 20/02 13:17

Eu ainda uso o Conectiva. Na época era muito leigo em Linux e preferi uma distro nacional que tinha muito mais material e cursos pra fazer, mas cada vez que tentava instalar um RPM que dava problema, ou encontrava um bug ou não conseguia compilar um arquivo ou não conseguia configurar um hardware, fui desapontando com a distribuição.

Jurei que depois da 9 (que pra mim foi a mais bugada) mudaria para o Suse, mas vou tentar usar a 10, visto que eles estão com um trabalho mais sério, lançando diversos betas para aprimorar a versão até que seja estável.

Sem falar, que alguém já disse por aqui, que se a Conectiva quebrar, o mercado de software livre no Brasil vai sofrer um baque muito grande.


» Victor Zucarino () em 20/02 13:19

A iniciativa da Conectiva de premiar os 3 q mais ajudarem com bugs é legal, gostei. Esse lance de interface gráfica é igual a time de futebol, ñ dá p/ descutir pq cada um tem uma preferência. O Conectiva é uma boa distro sim, só precisa aprender um pouco com o Kurumin: ser cada vez mais conveniente (em tds os sentidos).


» EAC () em 20/02 14:03

Victor Zucarino,

A idéia realmente é boa pena qeu o prêmio não existe mais, RDL. :)


» Adilson Oliveira () em 20/02 14:10

Caro Wilfredo, a interface de instalação gráfica centralizada só chama outros programas. Eu mesmo rodo Mandrake em minha estação de trabalho e uso o urpmi para tudo.

Adilson.


» Luciano () em 20/02 14:17

Esse pessoal que so critica podia procurar a conectiva para ajudar, testar a distro para quando sair a versao final esta tudo rodando direitinho...

Pelamordedeus... acho que o fracasso da conectiva é o fracasso de toda a comunidade Linux brasileira... uma coisa é usar SuSE, mandrake, fedora ou sei la o q em casa ou no trabalho... mas agora me diga, tem como usar algumas distros que nao tem traducao 100% como a conectiva numa escola de 1 e 2 grau?


» Renato César () em 20/02 14:24

Olá a todos...

Alguem sabe o link para descer a versão Beta1 do CL10,, no site o link para Download so redireciona para versão TP2 .!!!!

Obrigado


» Dirceu () em 20/02 14:26

Sem flame. please :)
Mas para mim, a coisa toca neste sentido:
MDK -> estritamente caseiro (jogo,etc)
Conectiva -> não tem uma area própria, atira para todos os lados, e pior erra! não é tão agradavel quanto ao MDK e não é um server melhor d q os Slack, Debian do mercado.
Todo lançamento do Conectiva eu testo, mas no final de tudo eu sempre volto para o meu MDK / Slack. :)


» Anônimo () em 20/02 14:38

> na boa, oq leva alguem a ainda usar o conectiva ?!
> nao consigo entender mesmo....
> nao to querendo ser chato nao....

Aplicações feitas sob medida para o mercado corporativo.


» Henrique Paiva () em 20/02 15:10

Voce nao precisa usar o gerenciador central do mdk, vc pode usar as ferramentas separadamente se quizer.


» eduardo o. Hernandes () em 20/02 15:48

Tenho o CL 9 e o Suse 9, na verdade uso mais o CL9, que ele tem vários probleminhas tudo bem......mas aprendi muito até hj tentando resolver este bugzinhos !!!

Quanto a instalação de softwares, as vezes dá trabalho, mas tudo bem, sempre algo de novo !!

Acho todos deviam apoiar o CL9, por ser umas distros
nacionais mais reconhecidas aqui e na Am. Latina...

Aliás muitas pessoas e empresas usam o CL9 por estar em português(man pages, etc)...e eles gostam disso, muita gente tem problemas com inglês !!


» Manoel Pinho () em 20/02 16:03

Parem de tacar pedra na Conectiva. Ela está fazendo essa campanha de testes antes do lançamento justamente porque todos se queixaram de que ela lançou o CL 9 muito "verde", com poucos testes.

Isso é sinal de que ela está ouvindo os clientes e isso é muito bom.

Eu uso o Conectiva há muito tempo nos meus desktops, juntamente com Gentoo, Kurumim e uma porção de outras distribuições.

Para desktops em empresas (onde supõe-se que haverá administradores para instalar/configurar o sistema) eu considero o CL uma distribuição boa. Como vantagens eu cito o maior grau de tradução pt_BR entre todas as distribuições linux (isso pode não ser importante para alguns mas para usuários leigos é importante sim), um ritmo de lançamentos de novas versões bom (nem demorado como o Debian nem frenético como Mandrake/Fedora), abundância de cursos credenciados (mesmo que alguém possa questionar a profundidade), um suporte falando português e com ligações nacionais (mesmo que questionem a importância de um suporte desses, isso é importante para muitas empresas), etc.

Não há nenhuma distribuição que não tenha problemas/dificuldades para implementar em um grande número de desktops de empresas/escolas/repartições. Todas elas têm vantagens e desvantagens. Os maiores problemas que tive na instalação de desktops com CL foi a detecção de hardware insuficiente (pior do que a maioria das distribuições derivadas do Red Hat), mas nada que não se resolva configurando os dispoitivos no braço. Talvez não recomendasse o CL para um iniciante instalar em casa, mas um usuário/administrador experiente tira esses problemas de letra.

Escolher uma boa distribuição para servidores é fácil pois há muitas boas opções. Os Desktops é que são problemáticos. E desktops domésticos são bem diferentes de desktops de empresas. O Kurumin, por exemplo, eu acho excelente para usuários domésticos mas acho inviável para uso em desktops empresariais por ser baseado no debian unstable. É só dar um apt-get upgrade e ver centenas de MB de atualizações a cada semana, alguns deles com bugs por serem do ramo unstable. Seria um inferno para os administradores mas não é problema para um usuário doméstico geek.

Que distribuições seriam melhores para desktops empresariais típicos do que o Conectiva ?

Fedora ? Até hoje ainda se enrola com suporte a caracteres acentuados e teclados us-intl.

Red Hat Enterprise ? Não creio que a maioria das empresas brasileiras iriam topar os preços, sem contar a falta de uma presença comercial mais forte no Brasil e um nível insuficiente (pior do que a maioria das outras distribuições) de internacionalização pt_BR.

SuSe ? Não posso dizer muito sobre ela pois tive pouco contato, e mesmo assim numa Sun Sparc, justamente pela atitude impopular de não liberar imagens iso. Creio que com a Novell agora como dona os preços tendem a aumentar e as licenças se tornem mais restritivas, mas por outro lado a Novell sempre teve uma forte presença aqui no Brasil e ela pode se tornar uma boa opção no futuro para quem esteja disponível a gastar.

Debian stable ? Os usuários iriam ficar chateados se ficassem limitados aos pacotes antigos da distribuição (KDE 2.x, etc). Dá para quebrar um galho com os backports mas eles são extra-oficiais e sem a mesma garantia de qualidade. Talvez com a próxima versão esses problemas sejam minimizados (instalador mais amigável, melhor deteção de hardware, etc).

Debian unstable ? Mesmo problema do Kurumin, acrescido de uma instalação mais complicada e sem reconhecimento automático de hardware. Em empresas não dá para ficar correndo atrás de uma distribuição com mudanças tão rápidas.

Mandrake ? Ela tem melhorado bastante e dá um excelente desktop doméstico mas a falta de uma presença nacional, a situação econômica frágil da empresa e o fato de não apresentar muitas novidades em relação à Red Hat/Fedora, SuSe e Conectiva, que são mais populares, gera uma incerteza. Acho a idéia do clube de usuários muito boa, mas isso é mais importante para usuários domésticos. Eu particularmente não gosto muito de sua estabilidade nem do seu visual, que dá uma impressão não muito séria. O próprio nome Mandrake já soa meio esquisito. Mas parece que agora ela terá de mudar o nome e espero que escolha melhor, pois nome é muito importante em marketing. Ela ficou muito rotulada também como uma distribuição para uso doméstico.

Gentoo ? Enquanto não tiver um instalador e não facilitar o uso/distribuição de pacotes binários será de difícil aplicação em massa. Dá um belo servidor e desktop doméstico geek, mas como eu falei, implantar em dezenas de desktops corporativos é outra coisa.

Slackware ? Eu respeito muito a qualidade e flexibilidade da distribuição mas a falta de meios mais acessíveis/automatizados de administração e o fato de ser uma distribuição bastante diferente das principais distribuições linux de hoje (e portanto não coberta pela maioria dos cursos de linux) torna muito difícil a implantação em um grande número de desktops. No entanto é imbatível para aplicações com micros modestos.


» Alberto () em 20/02 16:12

Eu uso o Conectiva e pretendo testar o beta.


» Pierre () em 20/02 17:17

Olá amigos,

Eu reclamei bastante do instalador do Conectiva 9, mas sempre usei o Conectiva e sempre trabalhamos com nossos servidores rodando o Conectiva, não acho que seja tã ruim assim. Em relação a Linux, acho que tudo depende de quem vai administrar, hoje é moda falar mal da conectiva, em casa uso o slackware, mas no trabalho a Conectiva, com VPN, boot remoto, servidor de DNS, Apache, etc. Não tenho muito o que reclamar, geralmente quem reclama demais, nunca usou no dia-dia e se baseia em conhecimento teorico as vezes.
Enfim, acho que casa distribuição tem os seus prós e contras.
Sem flames, foi apenas um ponto de vista.

Abraços.

Pierre


» Carlos E. Morimoto () em 20/02 17:32


O ícones mágicos do Kurumin instalam os servidores a partir do Debian Stable. Neste quesito acaba sendo quase o mesmo que ter um debian stable rodando.

Os servidores sao bem comportados, não conflitam com as libs do kde e gnome por exemplo, podem coexistir com os pacotes do unstable sem problemas.


» Lordello () em 20/02 17:39

Eu usei o Tecnology Preview e gostei muito dele, só não mudo porque prefiro o meu slackware.... Um erro muito grande ao meu ver é a Conectiva compilar os pacotes rpm em i386, ela deveria usar i586, hoje ninguém usa o Conectiva em máquinas 386 ou 486, é um desperdício manter a distribuição num padrão tão baixo de otimização.
Falow!


» Marcos Alexandre () em 20/02 18:23

Lordello, dessa eu não sabia. Achava que eles compilavam pelo menos pra i586.


» Tuba () em 20/02 18:27

A melhor distribuição é aquela que vc sabe configurar.
E não digo isso da boca pra fora, e quem prefere outra distribuição por ser mais fácil de instalar ou configurar, ou mais segura é pq não sabe mexer com linux suficientemente bem pra deixa-lo seguro ou configura-lo adequadamente ao seu uso.

Uso conectiva pq sou brasileiro.
Uso conectiva pq ela é brasileira.


» spectra () em 20/02 18:39

Eu também acho que a melhor distro é aquela que se sabe usar, isto te possibilita relamente personalizá-la.

Porém para ambientes que se tem um ADMINISTRADOR de REDES e se quer compilar dos fontes por necessidade e opção, pois assim não precisa depender de distro alguma eu opto pelo SLACKWARE.

Relamente estou muito satisfeito com a facilidade de instalar uma máquina básica de depois compilar meus programas e criar meus pacotes.

Cada um opta pelo que lhe convém, mas realmente eu fico com Debian para gerenciar muitas máquinas e SLACKWARE para personalizar o seu server.

Quanto ao Gentoo eu não testei ainda como server mas também tem um apelo muito bom, porém demora mais, não é tão prático.


» Manoel Pinho () em 20/02 19:25

O melhor linux realmente é o que estamos acostumados a usar, mas uns são mais práticos do que outros para uma determinada tarefa. Um bom linuxer é aquele que usa várias distribuições (pelo menos enquanto não existir uma "perfeita") para diferentes situações. Insistir em uma apenas por gosto pessoal pode ser viável em pequena escala somente.

Para o usuário final de uma empresa que apenas usa (não instala nem administra), sinceramente hoje todas as distribuições são praticamente iguais, principalmente porque o usuário leigo só vai ver um KDE, Gnome ou outro sistema desktop e vai rodar as mesmas aplicações (OpenOffice, Mozilla, etc) em todas elas, principalmente nos aplicativos do KDE e Gnome que já suportam internacionalização.

O problema é INSTALAR e CONFIGURAR todas essas coisas e treinar os seus técnicos que têm menos conhecimento para delegar a eles as tarefas rotineiras e sacais. Por exemplo, tive que instalar linux em cerca de 15 máquinas em um laboratório de informática da faculdade. Instalei o Red Hat 9 porque alguns professores cismaram que o RH eram melhor (porque são as que eles mais conhecem). Resultado: tive que fazer na mão:

- Baixar e instalar o OpenOffice em pt-BR
- Baixar e instalar o Mozilla em pt-BR (para tornar o Mozilla mais agradável aos alunos e assim quebrar a resistência ao linux)
- Desligar o UTF-8 (através das variáveis de ambiente) para não ter problemas com caracteres acentuados e teclados us-intl.
- Instalar o apt-rpm para poder atualizar mais facilmente de forma remota e instalar pacotes extra-oficiais (suporte a mp3, etc).
- Instalar rpms para suporte a mp3
- Instalar plugins de flash, java, mplayer-plugin

Se tivesse usado o Conectiva 9 teria alguns desses itens já instalados automaticamente, o que teria me poupado tempo, sem contar que os alunos teriam várias páginas man traduzidas para o pt_BR por default.

Agora que o Red Hat não é mais gratuito e as tais pessoas que insistiram no Red Hat não querem usar o Fedora falaram para usar o Conectiva...

Poderia ter instalado qualquer outra distribuição linux, mas naquela situação (pessoas acostumadas com distribuições baseadas em rpm, necessidade de certos programas em pt-BR, suporte a mp3, etc) o Red Hat não se mostrou prático. Nem por isso diria que o red hat não presta. Se estivéssemos nos EUA não existiriam vários dos problemas que falei.


» Ark () em 20/02 21:35

spectra: todas as distros dão a opção de instalar pacotes compilando os fontes.

Embora o Conectiva tenha dado uma decaída, essa iniciativa do CL10 é muito louvável!


» LeKi () em 21/02 02:02

Eu uso o conectiva , e vou continuar usando , por que para min é a melhor . Concordo plenamente que a melhor distro é aquela que se sabe configurar melhor e talz .
Mas não entro no troll de criticar as outras distros , como muitos vivem fazendo aqui !!!


» Israel G. de Oliveira () em 21/02 03:06

Olá pessoal.

Já é hora dos brasileiros terem uma distro linux que seja estável, amigável, intuitiva, mais livre de bugs e que tenha mais e melhores ferramentas que as distros mais usadas e famosas.
E que essa distro tenha uma versão para comunidade poder testar e testar e que será lançada uma nova atualização a cada 20, 30 dias, sei lá, e com isso lançar uma versão oficial, essa mais estável para uso em escritórios e servidores (dês dos serviços pequenos até serviços de grande demanda e críticos) e que seja lançada a cada 5, 6 meses, sei lá.

Isso que eu escrevi não é impossível, se nós pararmos de só chorar, falar mau e usa outras distros não-brasileira e começar a usar (testar) mais o kalango, kurumin, conectiva, etc, e criar (ou usar mais) fóruns para essas distros relatando bugs, sugestões, críticas, etc, poderíamos ter uma ótima distro BR-pt com aquele monte de coisa que escrevi no 1º parágrafo.
Ou a gente faz isso com o conectiva e por tabela ajuda o kurumin e derivados ou é só pega um código fonte de uma distro GNU\LINUX e façamos a distro da comunidade linux brasileira a "COMUNLINBRAX".
Eu acho que é melhor melhorar oque tem.
E lembrando o que o que foi dito em algum comentário acima, se o conectiva acabar algumas (ou talvez muitas) empresas e outros tipos de organizações poderão abandonar o linux (descontinuar as atualizações e/ou migrar de sistema), inclusive para o uso em escolas de 1º e 2º graus e a comunidade do linux e do software livre no brasil terá um grande abalo na sua popularidade para os grandes empresários.
Vamo melhorar oque é nosso pois é mais vantajoso.
A curto prazo pode não ser muito rentável, mas se tivermos paciência teremos distros BR-pt ótimas e provavelmente melhores que as distros estrangeiras.
Tentarei me comunicar com sugestões, críticas, e dúvidas para a equipe de desenvolvedores da conectiva, eu posso não ser muito experiente e não ter muito conhecimento em linux, mas farei o que puder por essa boa causa.
Espero que a conectiva abrace a comunidade porque a comunidade do linux no Brasil é forte, tem qualidade e cada vez mais numerosa (parabenz para nós), se a conectiva o fizer, não se arrependerá.
Fica ai o meu desabafo, pode ser um pouco ilusão de minha parte, mas vale a pena pensar nisso.

Obs.0: É claro que essa idéia de "versão comunidade e oficial" não é minha mas acho excelente.
Obs.1: Isso tudo é minha opinião "no flames", tá?

Abraços, Israel.


» Mandraker () em 21/02 15:48

>na boa, oq leva alguem a ainda usar o conectiva ?!

Atende as minhas necessidades. Simples assim :-)

Já testei outras, mas sempre fiquei com a Conectiva.


» Joao Henrique () em 21/02 19:43

Vida longa a conectiva !
Parabens por essa atitude.


» Paulo Zambon () em 22/02 11:09

Não vou "cuspir no prato que comi". Umas das primeiras distros que instalei e comecei minha "paixão" por Linux foi a Conectiva, na versão 6, onde adquiri a caixinha e pude ler seus manuais. Aprendi muito com ela e não vou falar mal de jeito nenhum. Quanto mais distribuições Linux, ainda mais nacional, melhor para nós linuxistas. Parabenizo muito a Conectiva por essa atitude dos Betas. Se realmente você está pensando em usar esta distro em suas máquinas, na sua casa ou na sua empresa, seria justo que testasse e reportasse bugs e sugestões aos seus desenvolvedores, só assim o "produto final" ficaria "redondo". Se você que está querendo usá-la não fizer isso, não adianta ficar reclamando, pois o pessoal da Conectiva não tem uma bola de cristal para saber o que você quer, se você não pedir a eles através de suas sugestões ou reportando os bugs. Se você participar/opinar poderá ficar satisfeito. Caso contrário, como já disse, eles não têm uma bola de cristal para adivinhar seus "desejos". Bom trabalho aos meus conterrâneos, aqui na capital do meu querido Estado do Paraná.

Paulo Zambon - Astorga (Norte do Paraná)


» Luiz Celso () em 26/02 11:09

Conheci o linux com o conectiva, ja tentei usar outras distribuiçoes como mandrake, mas nada como o conectiva onde vc pode controlar a maquina em suas maos.Apanhei muito no começo com o conectiva, mas hoje estou muito mais avançado em questao de configuraçao por linha de comando, por isso gosto do conectiva.Com certeza irei colaborar com a versao 10!!


» Wilfredo () em 26/02 15:31

Pena minha conexão em casa ser discada. Senão eu colaboraria com testes das versões beta. Quando eu tiver mais tempo, tentarei colaborar para o Conectiva, Fedora, Kurumin e GoboLinux (não vejo a hora de instalar esta última).


» CONECTIVA/DEBIAN/RH/SLACKWARE () em 27/02 03:35

Ja usei o Conectiva Marumbi realmente era muuito bom..gostava da Conectiva !!! Porem as apostas que a Conectiva fez nenhuma deram resultado, agora colocaram um CEO..que vai dar mais profissionalismo ao negocio..porem ate agora nao vi resultados satisfatorios, vc tenta acessar o site e nao tem nada de novo..parece que a Distro foi descontinuada...Acredito que a partir do Conectiva 4 a coisa ficou feia..falta qualidade na distribuicao passei a usar RedHat ate os caras mudarem para Fedora que na minha opniao eh um ambiente beta teste..quem usar sera um beta teste..tb..nao dah para usar em um ambiente de producao..o Debian eh bom..ja usei professionalmente tb desde a versao Debian 2.1, Debian 2.2, Debian 3.0, porem demora muuuuito para sair novas versoes de pacotes acho que os caras deveriam definir uma base de pacotes mais importantes e atualizarem sempre..hoje estou usando o Slackware que para min eh muuuuito estavel e facil e se parece com o Unix..que eh bom, claro que nao existem software homolodados para Slackware o mesmo problema ocorre com o Debian e outras distros..Mas gostaria de um dia voltar a usar o Conectiva que eh um produto nacional..
Usar distribuicao porque tem ferramentas graficas nao eh a solucao..a solucao eh ter uma distribuicao estavel que funcione bem e com seguranca.
Falo isso porque troquei uma penca de servidores RH9 para Slackware 9.1 e nao tenhos mais problemas com alguns pacotes basicos como o BIND..que de vez em quando parava de funcionar sem razao aparente....


» Marcos Vinicius De Lima Duda. By Ne0^ () em 03/03 08:58

Olha pessoal no nosso provedor de net via rádio só tem conectiva 8 , e nunca dá pau. A gente teve milhões de problemas com o Red Hat e com o Slack. Mas o conectiva funciona perfeitamente no mês q vem eu vou fazer certificação pela conectiva e não me arrependo nenhum pouco. E além do mais depois do contrato com a iBM a tendência da conectiva é só crescer.............


» Newbrazuca () em 17/04 22:17

Valeuz Morimoto. Parabéns pelo seu trabalho com o kuruma. Estou usando aqui em meu desktop e o único senão é com meu winmodem. Toh nessa de valorizar o trabalho da comunidade linux brasileira. Vou incentivar mais colegas a usar linux. Já trouxe três pra irmandade.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.