Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Justiça manda Mandrake Linux mudar de nome

Notícia publicada por brain em fevereiro 20, 2004 12:22 PM | TrackBack


"Depois do Lindows, a distribuição Mandrake terá que trocar de nome por causa de uma ação judicial movida na França pelo King Feature Syndicate of America, que possui a marca 'Mandrake the Magician' (Mandrake o Mágico). Eu pessoalmente acho até uma oportunidade boa para a Mandrake colocar um nome que dê uma idéia mais profissional à sua distribuição... Afinal, nomes contam muito em termos de marketing." A contribuição vem de Manoel Pinho (pinho@uninet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes. Nota: a Mandrake recorreu da decisão, portanto ainda está em aberto a questão.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» clayton () em 20/02 12:35

Não vejo nada de errado com o nome Mandrake em relação ao lance do marketing.


» carlos araujo () em 20/02 12:50

Parece que esse negócios de marcas/patentes se transformou rapidamente numa fonte de lucros.Por que somente agora a editora King (detentora dos quadrinhos Mandrake) recorreu e, ainda, buscando o nome "mandrake" no Aurélio existem variados significados para o termo.Ou seja, a temporada de caça-níqueis está definitivamente aberta.


» Rogerio A. de Sousa () em 20/02 12:57

Também acho que é uma otima oportunidade para mudarem de nome.Infelizmente as coisas são assim. A credibilidade do sistema fica em jogo por causa do nome como este, num ambiente corporativo. Um executivo com pouca predisposição para adotar o GNU/Linux em sua organização encontraria neste nome uma ótima justificativa para não dar credibilidade ao sistema. Ok, varias pessoas vão dizer que nome não importa e tal; o que vale é o sistema..blá blá blá... mas sei que importa sim! Mais uma coisa, não gosto do Mandrake por tentar ser como o Microsoft Windows...

abs,

Rogerio


» Henrique Paiva () em 20/02 13:09

Pô logo agora que eu ia tatuar mandrake nas costas...brincadeira. Acho que com relação a linux, existe uma flexibilidade maior com relação aos nomes. Mas essa briga de nomes existe a vários anos e vai continuar por um bom tempo.

Enfim, é uma penapois já estava acostumado, mas espero que o novo nome não seja tão ruim quanto fedora.


» Augusto Campos () em 20/02 13:13

Para mim vai ser Man----e, pronunciando-se Mandash!


» Rodrigo Gonçalves () em 20/02 13:16

Não vejo como "Mandrake" pode inspirar pouca confiança num ambiente comercial onde RedHat ("chapéu vermelho") inspira...


» Rogerio A. de Sousa () em 20/02 13:21

realmente...


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 20/02 13:38

Que mude logo pra Houdini...


» Wilfredo () em 20/02 13:39

Algumas sugestões retiradas dos comentários da matéria original:
Baguettux
MDK Linux
Magic Linux
Mandrix
Mandros
Mandos
ManOS
"ImbecilLawyersSaidThisCannotBeMandrakeAnymore Linux"


» joaocep () em 20/02 13:45

Considero o Mandrake Linux bem revolucionário, tendo em vista suas diversas alteraçoes nas interfaces.. sinceramente nunca usei, ja vi muito. e tem uma grande quantidade de malucos que adoram.

Prefiro Debian


» Oliver Pereira () em 20/02 13:59

Eu sou maluco, segundo nosso amigo acima...rsrs
Em relação ao no eu gosto do mandrake,mais podia ser um super heroi mais forte, que inspiraria maior confiança no mercado corporativo, tipo super-homem, Heman,laterna verde, homem de ferro, Thor,Homem Aranha,Laterna Verde :-)
Agora é serio teria que ser algo parecido para não perder a identidade, talvez Mandows,WinMDK,ou "MNUNWNC OS"
M - Mandrake
N - Not
U - Unix
N - Not
W - Windows
N - Not
C - Cartoon
OS - operation System.
Acho que vou arrumar o que fazer..sexta-feira vespera de carnaval...THHHHHHSSSSSSSSSS (breja na veia)
Bom feriado...


» Rogerio A. de Sousa () em 20/02 14:10

sem gracinhas... MDK GNU/Linux ficaria bem. Alias me parece que ele já é conhecido como MDK.


» Dirceu () em 20/02 14:14

Em casa, para jogar só uso o MDK.
O trio MDK/NVidia/WineX é a minha alegria raramente eu uso o windows para jogar :)

PS: MDK é melhor do que Mandrake


» Henrique Ruiz Poyatos Neto () em 20/02 14:19

Na verdade, eu já esperava este tipo de atitude há muito tempo, principalmente vinda da King Features. Apesar de clássicos, os personagens cujo a King tem direitos (como o Popeye, Mandrake, o Fantasma) já não são tão rentáveis quanto era nas décadas passadas, ou seja, vale de tudo pra ganhar dinheiro. Se a palavra "Mandrake" já existia antes do mágico (que é de 1932/34), eles realmente deveriam encaram a briga, ou então aproveitar a oportunidade para realmente mudar o nome da disto.


» Olivier () em 20/02 15:11

Olha, esta historia não é de hoje. Logo que a Mandrake chegou nos estates, houve a pinimba com o personagem e a Mandrake ficou sob uma liminar de não usar mais qualquer referencia ao mágico. Assim não há cartola, fraque, bigodinho, varinha de condão, coelhino nem nada que leve a lembrar o mágico em qualquer produto ou publicação do Mandrake. Verifiquem.

Parece que mesmo asism os gringos querem desvincular totalemente o nome. Se ficar MDK, acho que fica bom.


» Paulo Zambon () em 20/02 16:40

Também já tinha visto algo sobre a troca de nome. Sinceramente: oportunistas! Acho que tudo se resolve em uma boa conversa. Mas em relação aos nomes eu gostei de "Magic Linux" e "MDK Linux".


» arnaldo () em 20/02 16:46

EU sugiro


Easy Linux


» Luiz Ricardo () em 20/02 16:48

Utilizo O Mandrake desde que abandonei o Conectiva devido aos bugs presentes nele. Foi a melhor distribuição que utilizei pois facilita em muito a vida do usuário. Principalmente no reconhecimento do hardware.
Quanto ao nome MDK Linux pode ser uma boa alternativa pois a sigla já é utilizada pela comunidade. Ou talvez nada mude.


» hamacker () em 20/02 17:10

Esse negocio de ficar patentiando nomes tá deixando as coisas dificeis, é coisa do nosso século, e sinceramente daqui uns 100 anos se nada for resolvido, vamos ter que bricar com a funcao [Rand] para ficar escolhendo palavras para dar nomes a programas, pessoas, lugares, etc... e torcer que esse nome já nao tenha sido patentiado.
Até "Windows" (Janela) é um nome registrado, devia-se patentiar marcas cujos nomes não existem e não o que vem ocorrendo.
É bom avisar o pessoal do samba (smb) que vai ter que mudar de nome, pois o "samba" já é nosso.


» Wilfredo () em 20/02 18:10

Que tal o nome MyDecK Linux?


» Gustavo () em 20/02 21:52

Para quem defende MDK, não podemos esquecer que já existe um jogo chamado MDK. Mais problemas poderão surgir se esse nome for adotado.


» Marcelo () em 21/02 00:29

Olá colegas.

Mandrake foi o primeiro Gnu/Linux com que eu trabalhei. Não considero que ele tente ser parecido com o MS-Window$. Ele é poderoso e tenta ser simples para o usuário doméstico, sem contar que também é muito bem acabado.

Usei-o muito só por causa do DiskDrake que, pra mim, é a ferramenta de particionamento mais útil e intuitiva de usar para o leigo.

É uma pena essa troca de nome. Mas, creio que Drake Linux é um bom novo nome, que preserva a identidade.

Saudações a todos, e bom carnaval (afinal, pingüim também é marca de cerveja :)


» () em 21/02 00:59

Eu acho que eles deveriam fazer igual ao Prince e mudar o nome pra um simbolo não-pronunciável. E então as pessoas diriam "a distribuição anteriormente conhecida como Mandrake".


» Israel G. de Oliveira () em 21/02 01:31

Bom, não acho que Mandrake seja muito estranho, por mim, não teria problema algum. Mas como foi dito em algum comentário citado acima, há sim muitas pessoas que não lembram do Mandrake para uso em soluções críticas por causa de seu nome, apesar de ser totalmente modificável (essa é boa) como qualquer outro linux, ou seja, o nome pode fazer a diferença na hora da escolha.
Eu sugiro que escolham um nome mais técnico e nada de qualquercoisix, fulanix ou MOLIX, isso já tá muito "palha" (na minha opinião, é claro).
Quem sabe um nome mais sério, ou mais simples, quem sabe?
Sei que essa não é uma escolha fácil, então eu vou bolar um monte de nome (pois não curto carnaval e fiquei com um certo tempo disponível, hehehe) e enviar para a equipe do "SEMNOME-OS" (antigo mandrake) para facilitar a vida deles e, se tiver sorte, escolherão um nome que eu criei.
(se isso cacontecer, irei process..., não não, é brincadera)


» Leandro () em 21/02 02:14

Achava Mandrake legal. Não vejo nada de pouco profissional. Na real, acho a maioria dos nomes de software bem idiotas.

O que pode ser mais idiota que "PowerPoint", ou "Access"? Sem falar em Windows e RedHat. Photoshop, Delphi, Oracle. Na minha opinião todos esses são bobos.

Kurumin, esse sim, é um dos nomes mais legais que já vi para um software. Debian, Slackware, mutt, ntop, nmap, pine, pico, php, perl, nomes bonitos.

Firefox eu não gosto, mas gosto de mozilla e de konqueror. Konqueror é bem imponente.

Essa é a minha opinião sobre os nomes, nada a ver com os softwares em si.

Leandro


» Leandro () em 21/02 02:23

Quase esqueci.

Gosto de Fedora. Deveriamos ter mais softwares com nomes de mulher.

Imagine um "sharon OS". Ou "Maite OS".

Ou "Susan Text Editor".

Ou "a biblioteca gráfica Debora 1.1"

DCicarelli xscreensaver;

Configurador de banda larga ScheilaTchan

Putz, até cobra(Python), pinguim(Linux) e camelo(Perl) recebem homenagens, pq não as mulheres? Eu preferia muito mais ver uma mulher estilizada que aquele camelo feio ;-)

Acho que essa é a distro que está faltando, o

Lin--s Linux - Lindash Linux

Leandro


» Gustavo Bastos () em 22/02 21:04

Eu gosto mais de: InfoDrake.

Agora, se os franceses lá são chegados a fazer mágica, que tal "Ocus Pocus Linux", ou "Abracadabra Linux", ou um que faz parte do folclore britânico: "Merlin Linux". Vai me dizer que os franceses iam ficar chateados só porque são rivais seculares dos britânicos?

Fui!


» Fabio () em 23/02 04:16

>Configurador de banda larga ScheilaTchan

huahuahuahua!!!!!

Mas eu gostei mesmo dessa idéia, então seria legal ter uma distribuição com o nome "Pandora Linux", no boot poderia aparecer uma sequência de frames com a "caixa de Pandora" sendo aberta e os demônios (daemos) saindo da caixa.

É uma idéia Muito Massa Mesmo (flames a la vontè!)


» Ricardo Jurczyk Pinheiro () em 24/02 11:49

Essa da King Features Syndicate é ridícula, não tem nada a ver. Aposto q o "pai da criança", o Alex Raymond (criador do personagem) iria desaprovar a palhaçada deles.
Qto a um novo nome, Magic, Easy, Baguettux, só levarão ao sistema não ser levado a sério. Mandrake é legal e associa a mágico (virou um sinônimo), e é o q o MDK realmente é, uma distro "mágica" p/ quem quer começar no Linux (eu sempre o indico p/ alunos e ex-alunos). Mandros... Pode dar problema c/ os descendentes do Tolkien (os Salões de Mandros, p/ quem leu o Silmarillion), q querem ganhar dinheiro às custas do trabalho do professor. ManOS é esquisito. MDK é legal mas tem o jogo.
Poderiam chamá-lo de Spark Linux, pq centelha (spark) lembra idéia, lampejo... Mas tb é um nome meio idiota.
Ah, podem chamar de de Houdini (como disse o Patola), de Dave Blaine Linux, de David Copperfield OS, Mister M Linux... Assim n perde o vínculo (se bem q o último tá + p/ apelido p/ Windows). Ou então peguem o nome do 1o. desenvolvedor e de sua esposa e montem um nome, ora (não foi assim com a Debian?).
É, eu sou bom p/ criticar mas tá ruim de propor nomes.


PS: Pq eles n processam o Skank, q fez uma música chamada "Mandrake e os cubanos"?


» carlos araujo () em 24/02 12:18

No frigir dos ovos acho que vão acabar entrando em acordo,a MDK pagando um "ponta" e o embrólio terminar.Se bem que 70.000 euros (é este o valor?) não são desprezíveis para uma cia. pequena.


» Marcelo () em 27/02 08:04

Sendo assim acho que vou patentear meu nome antes que alguem o faça !!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.