Notícia publicada por brain em fevereiro 19, 2004 11:54 AM
| TrackBack
Às vezes as coisas mais complicadas são simples em sua essência. Veja por exemplo este caso: "Para quem está acompanhando as notícias sobre a mudança de licença do XFree86: segundo o Slashdot, o Apache também está mudando sua licença para uma não compatível com a GPL." A contribuição veio de Peter Parker (rael@grad.icmc.usp.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.
Parece uma péssima notícia? De fato parece, mas merece uma análise mais profunda:
- a novidade na licença do Apache é que ela agora impões restrições à incorporação de código coberto por patentes, o que é um recurso muito interessante (e provavelmente será incorporado também à versão 3.0 da licença GPL).
- a própria Free Software Foundation já se manifestou favorável a esta nova licença do Apache. De fato, ela impõe restrições que a GPL atual não impõe, e isto impede a distribuição de softwares que misturem componentes GPL e componentes do Apache, mas aparentemente a licença Apache anterior já tinha esta mesma característica, e convivia bem com o GPL - as restrições adicionais do Apache são bem fundamentadas, e não objetos de vaidade ou marketing.
- Para completar, a licença do Apache tem uma flexibilidade adicional, controversa (típica das licenças BSD) mas que neste ponto funciona como uma forma de apaziguar a situação: quem cria softwares derivados do Apache pode adotar outra licença, lançando-os assim como GPL, se quiser.
Em resumo: o que poderia parecer um grande problema é na verdade um exemplo de convivência harmoniosa de diferentes vertentes do software livre. Ao contrário do que ocorre no caso do XFree86...
Se eu entendi bem a diferença deste caso do Apache em relação ao do XFree86, é que neste a maioria dos programas utilizados pelo usuário final precisa ser "linkada" às suas bibliotecas. O que não ocorreria no Apache. Estou certo?
Na minha opinião pessoal, a principal diferença entre os dois casos é que neste do Apache não há aquela atitude de "danem-se eles, a licença é minha e eu faço o que quero". As licenças são incompatíveis, de fato, mas as duas organizações envolvidas trabalham em conjunto para chegar a uma solução harmoniosa (ainda que não definitiva), e é provável que seja a GPL a que vá acabar sendo modificada para acompanhar a novidade da licença do Apache (embora talvez demore).
Minha dúvida no caso apache seria:
Posso fazer uma aplicacao em php + algum banco de dados e apache e distribuir juntos p/ instalacao em servidor linux?
- Sob licença GPL
e/ou
- Uma licença mais fechada
Putz ... que susto li rapidamente ... pensei que o Apache ia pelo mesmo caminho do XFree :)
Essência, Augusto, não excência.
ops!
Agora que o Linux começa a caminhar mais rapidamente grandes projetos começam a mudar suas lincenças ???
>(e provavelmente será incorporado também à versão 3.0 da licença GPL).
Então...fik tranquilo ok!!
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.