Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Apache também muda licença, mas causa menos problemas que o XFree86

Notícia publicada por brain em fevereiro 19, 2004 11:54 AM | TrackBack


Às vezes as coisas mais complicadas são simples em sua essência. Veja por exemplo este caso: "Para quem está acompanhando as notícias sobre a mudança de licença do XFree86: segundo o Slashdot, o Apache também está mudando sua licença para uma não compatível com a GPL." A contribuição veio de Peter Parker (rael@grad.icmc.usp.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

Parece uma péssima notícia? De fato parece, mas merece uma análise mais profunda:

- a novidade na licença do Apache é que ela agora impões restrições à incorporação de código coberto por patentes, o que é um recurso muito interessante (e provavelmente será incorporado também à versão 3.0 da licença GPL).

- a própria Free Software Foundation já se manifestou favorável a esta nova licença do Apache. De fato, ela impõe restrições que a GPL atual não impõe, e isto impede a distribuição de softwares que misturem componentes GPL e componentes do Apache, mas aparentemente a licença Apache anterior já tinha esta mesma característica, e convivia bem com o GPL - as restrições adicionais do Apache são bem fundamentadas, e não objetos de vaidade ou marketing.

- Para completar, a licença do Apache tem uma flexibilidade adicional, controversa (típica das licenças BSD) mas que neste ponto funciona como uma forma de apaziguar a situação: quem cria softwares derivados do Apache pode adotar outra licença, lançando-os assim como GPL, se quiser.

Em resumo: o que poderia parecer um grande problema é na verdade um exemplo de convivência harmoniosa de diferentes vertentes do software livre. Ao contrário do que ocorre no caso do XFree86...

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» depassagem () em 19/02 13:45

Se eu entendi bem a diferença deste caso do Apache em relação ao do XFree86, é que neste a maioria dos programas utilizados pelo usuário final precisa ser "linkada" às suas bibliotecas. O que não ocorreria no Apache. Estou certo?


» Augusto Campos () em 19/02 15:21

Na minha opinião pessoal, a principal diferença entre os dois casos é que neste do Apache não há aquela atitude de "danem-se eles, a licença é minha e eu faço o que quero". As licenças são incompatíveis, de fato, mas as duas organizações envolvidas trabalham em conjunto para chegar a uma solução harmoniosa (ainda que não definitiva), e é provável que seja a GPL a que vá acabar sendo modificada para acompanhar a novidade da licença do Apache (embora talvez demore).


» Fernando de A. Ponte Filho () em 19/02 15:54

Minha dúvida no caso apache seria:
Posso fazer uma aplicacao em php + algum banco de dados e apache e distribuir juntos p/ instalacao em servidor linux?
- Sob licença GPL
e/ou
- Uma licença mais fechada


» Dirceu () em 19/02 16:40

Putz ... que susto li rapidamente ... pensei que o Apache ia pelo mesmo caminho do XFree :)


» anônimo () em 19/02 18:31

Essência, Augusto, não excência.


» Augusto Campos () em 19/02 18:56

ops!


» _SiMmOnS_ () em 20/02 12:54

Agora que o Linux começa a caminhar mais rapidamente grandes projetos começam a mudar suas lincenças ???


» Fabio () em 23/02 04:24

>(e provavelmente será incorporado também à versão 3.0 da licença GPL).

Então...fik tranquilo ok!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.