Notícia publicada por brain em fevereiro 18, 2004 10:24 AM
| TrackBack
"O produto ViaVoice já existia para Windows e Mac, agora a IBM estará disponibilizando um de seus componentes para Linux. Para os que conhecem o dictation system, deve se lembrar dos ótimos recursos de ditar textos, embora na época o sw exigisse tremendos recursos de hardware.Muitas aplicações tem sido aventadas para estes recursos. Uma versão para OS/2 funciona. ou funcionava, no controle de trens na Alemanha,coisa meio futurista." A contribuição vem de Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.
Mas atenção para o detalhe: o componente disponibilizado para Linux é o que converte texto em fala, e não o contrário. Ele "narra" o que está na tela através de voz, mas não permite que você responda através do microfone. Aplicação interessante para, entre outros públicos, os deficientes visuais.
Aliás, por falar nos deficientes visuais, nunca é demais lembrar que o Linux suporta diversos dos hardwares especializados em interfaces para eles. Se você tem algum amigo com esta dificuldade (eu conheço vários profissionais da informática nesta situação), recomende a ele o site do blinux, esta matéria do Freshmeat, e mencione que algumas distribuições de Linux (é o caso da SUSE desde sua versão 7.0, por exemplo) dão suporte a deficientes visuais desde o momento da instalação. Faça sua parte pela acessibilidade, pela inclusão digital e pela difusão do Linux!
Não é possível não citar este grande projeto de auxílio para deficientes visuais: o DOSVOX (http://caec.nce.ufrj.br/dosvox/index.html).
Interessante que um dos maiores colaboradores é deficiente visual também.
Observação: ele é para Windows, mas sua utilidade é inconstável (um aplicativo comercial não custa menos de 1500 reais).
Hmmm! Kurumin-like para deficientes visuais?? Alguém se habilita? É um tema para um projeto de conclusão de curso e, dependendo, até para uma pós.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.