Notícia publicada por brain em fevereiro 18, 2004 10:05 AM
| TrackBack
"Um filesystem mais que rápido, 'atômico', manejando de modo incrivelmente seguro o ambiente do usuário. Mais que um simples filesystem, o ReiserFS é uma das mais potentes armas na disputa contra a plataforma MS. A versão em desenvolvimento poderá ser 1 a 3 vezes mais rápida e segura que a anterior, levando o mundo Linux para um outro patamar de gerenciamento de arquivos e segurança.Quais os segredos do ReiserFS?" A pergunta vem de Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link do Enterprise Linux IT com a resposta ;-)
Ve ai Reiser master
Primeiro uma nota - "manejando" na notícia tem 99,99% de chances de ser "managing" que é gerenciando.
O texto abaixo foi tirado de http://enterprise-linux-it.newsfactor.com/story.xhtml?story_title=The_Secret_World_of_ReiserFS&story_id=23157 uma interessante entrevista com o prórpio Reiser.
The "atomic" filesystem ensures data integrity -- crashes cannot corrupt file operations -- and does it without a performance hit, because a new algorithm means data does not have to be copied twice. Reiser4 uses the faster "dancing trees" algorithm instead of the balanced tree algorithm previously used, so it is more space efficient than block-alignment filesystems, Reiser said.
Atômico aqui significa que ou o comando é feito ou não, sem meio termo. Não tenho a mínima idéia da implementação de uma árvore dançante, mas se ele afirma que é muito mais rápida que uma árvore balanceada, eu acredito. Se alguém se dispuser a fazer aqui uma breve explanação desse algorítimo, dizendo porque ele é mais rápido que o outro será bem recebido.
Foi mal, eu tinha lido só o Linux IT do link e pensei se tratar do sítio nacional. Acabei sendo redundante.
Pessoal, achei uma referência que explica a idéia do algoritmo : http://www.namesys.com/v4/v4p1.html
Pessoal, achei uma referência que explica o algoritmo : http://www.namesys.com/v4/v4p1.html
Outra explicação
http://www.namesys.com/v4/reiser4_the_atomic_fs.html
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.