Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mais um mod do Kurumin: TupiServer 1.0

Notícia publicada por brain em fevereiro 17, 2004 08:14 AM | TrackBack


André Pinheiro Ribas (andribas@ig.com.br) avisa: "Está disponível o TupiServer Linux versão 1.0, Linux desenvolvido para servidores. Baseado no Knoppix e Debian, o TupiServer possui as facilidades do Kurumin, mas apenas com os recursos de servidor e uma interface gráfica leve e fácil de usar (Blanes2000). "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» cvs () em 17/02 08:30

É impressionante o tanto de distribuições que vem surgindo apos o kurumin né, eu sinceramente nao confio nelas tanto assim. Não colocaria uma distribuição dessa num servidor nunca.
Não que eu desaprove a iniciativa, mas eu nao troco meu slackware por nenhuma outra.. Alguem usaria um distro dessas recem criadas para tal finalidade?


» Augusto Campos () em 17/02 08:33

Eu não acho que estas novas distribuições surjam com a intenção de querer tomar o lugar de outras distribuições de Linux. Mas talvez elas sirvam para colocar Linux onde ainda se usa algum sistema proprietário, ou para fornecer um primeiro contato com o software livre.


» Henrique Paiva () em 17/02 11:18

O sistema é confiável desde que a procedência seja confiável. Caso contrário eu poderia "criar" uma distro com todas as brechas, trojans e spywares que eu quisesse e distribuiria para voces, desta forma eu teria um ataque facilitado.


» Flavio Moreira () em 17/02 12:15

Eu já vejo como um "primeiro passo" ... bom para se fazer testes e aprender com o sistema ...

(é mais fácil para um pequeno escritório instalar um server samba baseado no kurumin - alguns cliques - do que usar o Red Hat ou SuSE ) ...

não é para instalar um server simples destes em missão crítica ... óbvio ...


» Helvécio Guimarães () em 17/02 12:20

A segurança é você que garante, não confie nos outros.
Estas distribuições poupam bastante tempo, mas quem quiser parte do zero. Pega o Slack ou outro e configura tudo a partir do zero.
O Kurumin (e o Knoppix) é altamente configurado, quem não confia (ou quer mais segurança) pode configurar conforme sua necessidade.
E, se ficar legal, disponibiliza na NET.


» Dirceu () em 17/02 16:11

Eu penso o seguinte, o kurumin como o próprio Morimoto falou, é um "cartão de apresentação", agora transformar um live-cd, em servidor é completamente fora do escopo desta distro. Agora tem um outro MOD do kurumin, só de jogo. Idéia legal, aproveitou a facilidade de pronto-uso do live-cd para algo simples :)


» Fábio Berbert de Paula () em 18/02 00:58

Estou achando que o ISO do TupiServer detonou a banda do provedor que hospeda o site. Há uma hora atrás o servidor não estava respondendo nem a pau (lag) e agora o site entra na boa, mas a ISO deu lugar ao famoso código 404. Alguém conhece um mirror para dowload da imagem?


» Leandro Martinez () em 19/02 05:58

Eu concordo com o Henrique Paiva.
O sistema é confiável desde que a procedência seja confiável. Quem não confia na equipe do Debian? E essas "distros" são baseadas nele. Aliás, confio mais num server rodando debian do que slackware (questão puramente pessoal).

Claro, desde que o administrador esteja disposto a estar sempre em sintonia com as atualizações criticas. Acho que é mais uma questão de se a pessoa é capacitada a isto do que a distribuição em sí.


» snk () em 19/02 10:36

Respondendo a pergunta do amigo eu rodo o kurumin em 1 servidor de aplicações java aqui na empresa, e em 3 maquinas de usuarios, o resto dos servidores é debian puro o servidor firewall/proxy, samba, email,backup e etc.


» Ribas () em 02/03 21:24

Olha, na minha empresa está rodando o TupiServer... um como firewall, um rodando o Snort e outro rodando Postfix + MYSQL + blockmail + Antivirus e está show!!!!! Voces deveriam testar antes de criticar...


» Leonardo Brasileiro () em 02/03 21:57

Amigos acredito que todas as intençoes são validas na tentativa de popularizar ainda mais o linux.......até semana passada eu so usava Red Hat ate conhecer o curumin, agora ja espalhei para uma galera enorme o quanto é facil de usar e um instrumento otimo para estudo que é o Kurumin vou baixar o tupi que acredito ser tão bom quanto.


» Kleber Maciel () em 06/09 09:24

Acho que antes de criticar e de falar sobre sua distro, deverian usar e testar. Uso o Kurumin a um bom tempo. Não tive nenhum problema com o TupiServer. Parabéns ao seu criador pela iniciativa. Sua interface é bem fácil e serve como primeiro contato para usuários que só usam o sistema do tio Bil.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.