Notícia publicada por brain em fevereiro 17, 2004 08:14 AM
| TrackBack
André Pinheiro Ribas (andribas@ig.com.br) avisa: "Está disponível o TupiServer Linux versão 1.0, Linux desenvolvido para servidores. Baseado no Knoppix e Debian, o TupiServer possui as facilidades do Kurumin, mas apenas com os recursos de servidor e uma interface gráfica leve e fácil de usar (Blanes2000). "
É impressionante o tanto de distribuições que vem surgindo apos o kurumin né, eu sinceramente nao confio nelas tanto assim. Não colocaria uma distribuição dessa num servidor nunca.
Não que eu desaprove a iniciativa, mas eu nao troco meu slackware por nenhuma outra.. Alguem usaria um distro dessas recem criadas para tal finalidade?
Eu não acho que estas novas distribuições surjam com a intenção de querer tomar o lugar de outras distribuições de Linux. Mas talvez elas sirvam para colocar Linux onde ainda se usa algum sistema proprietário, ou para fornecer um primeiro contato com o software livre.
O sistema é confiável desde que a procedência seja confiável. Caso contrário eu poderia "criar" uma distro com todas as brechas, trojans e spywares que eu quisesse e distribuiria para voces, desta forma eu teria um ataque facilitado.
Eu já vejo como um "primeiro passo" ... bom para se fazer testes e aprender com o sistema ...
(é mais fácil para um pequeno escritório instalar um server samba baseado no kurumin - alguns cliques - do que usar o Red Hat ou SuSE ) ...
não é para instalar um server simples destes em missão crítica ... óbvio ...
A segurança é você que garante, não confie nos outros.
Estas distribuições poupam bastante tempo, mas quem quiser parte do zero. Pega o Slack ou outro e configura tudo a partir do zero.
O Kurumin (e o Knoppix) é altamente configurado, quem não confia (ou quer mais segurança) pode configurar conforme sua necessidade.
E, se ficar legal, disponibiliza na NET.
Eu penso o seguinte, o kurumin como o próprio Morimoto falou, é um "cartão de apresentação", agora transformar um live-cd, em servidor é completamente fora do escopo desta distro. Agora tem um outro MOD do kurumin, só de jogo. Idéia legal, aproveitou a facilidade de pronto-uso do live-cd para algo simples :)
Estou achando que o ISO do TupiServer detonou a banda do provedor que hospeda o site. Há uma hora atrás o servidor não estava respondendo nem a pau (lag) e agora o site entra na boa, mas a ISO deu lugar ao famoso código 404. Alguém conhece um mirror para dowload da imagem?
Eu concordo com o Henrique Paiva.
O sistema é confiável desde que a procedência seja confiável. Quem não confia na equipe do Debian? E essas "distros" são baseadas nele. Aliás, confio mais num server rodando debian do que slackware (questão puramente pessoal).
Claro, desde que o administrador esteja disposto a estar sempre em sintonia com as atualizações criticas. Acho que é mais uma questão de se a pessoa é capacitada a isto do que a distribuição em sí.
Respondendo a pergunta do amigo eu rodo o kurumin em 1 servidor de aplicações java aqui na empresa, e em 3 maquinas de usuarios, o resto dos servidores é debian puro o servidor firewall/proxy, samba, email,backup e etc.
Olha, na minha empresa está rodando o TupiServer... um como firewall, um rodando o Snort e outro rodando Postfix + MYSQL + blockmail + Antivirus e está show!!!!! Voces deveriam testar antes de criticar...
Amigos acredito que todas as intençoes são validas na tentativa de popularizar ainda mais o linux.......até semana passada eu so usava Red Hat ate conhecer o curumin, agora ja espalhei para uma galera enorme o quanto é facil de usar e um instrumento otimo para estudo que é o Kurumin vou baixar o tupi que acredito ser tão bom quanto.
Acho que antes de criticar e de falar sobre sua distro, deverian usar e testar. Uso o Kurumin a um bom tempo. Não tive nenhum problema com o TupiServer. Parabéns ao seu criador pela iniciativa. Sua interface é bem fácil e serve como primeiro contato para usuários que só usam o sistema do tio Bil.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.