Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Comparação de páginas servidas entre o kernel 2.4 e o 2.6

Notícia publicada por brain em fevereiro 16, 2004 09:49 AM | TrackBack


O mulder#1 (cristiano98@yahoo.com) mandou o link para esta comparação de páginas servidas entre o kernel 2.4 e o 2.6 em servidores Netfinity. O teste foi feito com o Apache em hardware de alto desempenho, e concluiu que o kernel 2.6 realmente aproveita muito melhor os recursos da máquina. Um dos critérios de comparação é o número de páginas servido por segundo: enquanto o kernel 2.4 servia 102 páginas de teste, o 2.6 servia 623. Multiplicar por 6 o desempenho do servidor é ou não é uma boa justificativa para um upgrade de kernel?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Junqueira da Costa () em 16/02 12:49

Simplesmente maravilhoso!! Estado da arte!!

Seria interesante ver uma comparação, no mesmo hardware de Apache + 2.6 com Win + IIS...


» Leandro Martinez () em 19/02 06:03

Acho que não resta dúvida de que o kernel 2.6 aproveita melhor o hardware, mas acho que a diferença entre a árvore 2.4 e a 2.6 não deve ser tão grande assim. Fiz alguns testes aqui (coisas simples) rodando o 2.4.22 e o 2.6.1 e as diferenças de performance foram grandes, em torno de 20 a 30%, mas nada desta magnitude. Mas como eu disse, fiz poucos testes...
Bom, se esta noticia corresponda a verdade, nem que seja a metade disto já faria muitos de nós pular e alegria. :-)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.