Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mudança significativa no Processo de Desenvolvimento do Mandrake Linux

Notícia publicada por brain em fevereiro 12, 2004 10:44 AM | TrackBack


Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br) disse: "Esta veio do Linux Rápido e informa as mudanças no modelo de desenvolvimento da Mandrake. Importante que se diga: A Mandrake continua afinada com o mundo do código aberto e cada vez mais integrando o usuário. Confiram: 'O propósito deste novo processo de desenvolvimento é prover o mais alto nível de recursos novos, e também maximizar a qualidade dos novos produtos. Este novo road map de lançamento será efetivo para o Mandrake Linux 10.0 cujo lançamento se aproxima.'"

Já havíamos mencionado este novo modelo na data do seu anúncio, no mês passado. Mas o artigo do LinuxRapido realmente dá os detalhes sobre o novo esquema de manter uma distribuição Mandrake Community, com ciclo de desenvolvimento acelerado (similar a todas as versões anteriores à 10) e outra chamada Mandrake Official, lançada meses após a Community e já com maior certeza de estabilidade e compatibilidade. Confira!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Ricardo Rabelo Mota () em 12/02 10:55

Bom, fui obrigado a abandonar o Mandrake porque ele infelizmente resolveu adotar o CUPS, que não tem o driver para a minha impressora, uma Lexmark Z25 que tem driver nativo para Linux. Quando eu desinstalo o CUPS e instalo o LPR, que é necessário para que a impressora funcione, carrega o módulo lpd duas vezes para a inicialização automática. Talvez por isso eu não consiga imprimir. É, paciência. Continuarei utilizando o Linux, só que, no meu caso, o Kalango que, na versão 1.0 está ótimo.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/02 11:18

O Kalango também usa cups.


» Ricardo Rabelo Mota () em 12/02 12:03

Sim, mas basta desinstalar o cupsys-bsd e instalar o lpr no lugar para funcionar tudo adequadamente. Já o Mandrake cria, na instalação, links simbólicos para o cups com o nome de lpr. Aí bagunça tudo...


» Tiago Cruz () em 12/02 13:10

Só um detalhe: O artigo não é nosso... é da MandrakeSoft e os cŕeditos vão para os demais tradutores, eu apenas repassei ;)


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 12/02 17:52

Esses links simbólicos são o sistema de alternatives, original do debian, copiado pelo Mandrake, e usado também pelo Knoppix/Kurumin/Kalango (claro, pois são debian). Acredito que se você instalar o lpr comum no Mandrake ele atualize os links pra apontar pra ele. Ou pelo menos devia, segundo o sistema de alternatives.


» carlos araujo () em 12/02 20:28

Numa entrevista rececente, Gael Duval da MDK expôs alguns sinais do que virá na versão 10.0 do Mandrake.Fiquei curioso com uma passagem onde ele falava de recursos de colaboração (groupware).Alguém pode discorrer sobre a o que pode vir da próxima versão?


» carlos araujo () em 12/02 20:47

Chequei a pergunta que fizera no post anterior....

O Mandrake 10.0 virá com o Opengroupware, oGo (http://www.opengroupware.org/), tomara que com os RPMs redondos.É novidade boa essa !


» Tiago Cruz () em 13/02 09:46

O Mdk 10 terá uma estruturação dos menus todas refeita também... espero que melhore ;)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.