Notícia publicada por brain em fevereiro 11, 2004 11:35 AM
| TrackBack
O Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) enviou o link para seu artigo explicando como manipular uma base de dados do Interbase/Firebird a partir de um script shell. Embora shell script não seja a ferramenta de desenvolvimento mais adequada para a maior parte dos projetos envolvendo bancos de dados, este tipo de manipulação sempre pode ser útil para aquelas situações de emergência que teimam em aparecer.
Isso é de grande valia sim senhor!
Muito útil quando é necessário realizar processamentos noturnos ou em horários pré-programados. Somando um shell script e um crontab está resolvido o problema!
Valeu!
;-)
Realmente criei rapidinho um script que ficar mostrando de 15 em 15 minutos o faturamento diario (cheque e dinheriro) no console.
O Cliente adorou, pois o acesso ao servidor é totalmente restrito.
Se voce gosta de programar, agendar sempre no servidor, entao aí vai um link interessante :
http://www.gladisto.hpg.ig.com.br/artigos/sp_horario_marcado/disparar_uma_sp_no_horario_marcado.html
O Firebird é muito flexivel, voce pode disparar eventos, sp, queries, backup,... de onde voce quiser.
Quanto ao artigo publicado pelo colega, pelos screenshots eu pensei que fosse um dataentry programado em bash e fiquei absmado, pois bash é bastante simples e se houvesse a possibilidade de interacao com o usuario poderia tornar-se até uma linguagem, porém quando ví o codigo percebí que nao era verdadeiramente uma tela de edicao, era só uns read's para rodar uma query. Talvez exista uma ferramenta melhor (que nao seja c++) para fazer coisas simples interagindo com o BD no modo texto.
inte+
Para interagir com o BD em modo texto, você tem as seguintes opções:
O FlagShip - Clipper for Linux
O Free-Pascal
O Kylx Open Edition + Ferramentas Free de acesso ao Bco
E o c++
Testei todas as opções e particularmente achei o Free Pascal mais amigável.
Quando eu disse ferramenta melhor, eu nao estava me referindo a linguagens de desenvolvimento com os seus compiladores, pois eu sei que elas existem e podem ser usadas. Mas estava me referindo a ferramentas do tipo interpretadas que normalmente ja veem com as distros e que permitam certa interacao com o BD. Porém longe de ser para criar um sistema completo. A citacao do c++ é porque o gcc em geral tá embutido na instalacao de servidores e para quem entede bem c++ seria melhor do que fazer em bash.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.