Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Acessando bancos de dados Firebird... via shell

Notícia publicada por brain em fevereiro 11, 2004 11:35 AM | TrackBack


O Alessandro de Oliveira Faria (CABELO) enviou o link para seu artigo explicando como manipular uma base de dados do Interbase/Firebird a partir de um script shell. Embora shell script não seja a ferramenta de desenvolvimento mais adequada para a maior parte dos projetos envolvendo bancos de dados, este tipo de manipulação sempre pode ser útil para aquelas situações de emergência que teimam em aparecer.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Zeeto () em 12/02 01:02

Isso é de grande valia sim senhor!
Muito útil quando é necessário realizar processamentos noturnos ou em horários pré-programados. Somando um shell script e um crontab está resolvido o problema!
Valeu!
;-)


» Cabelo () em 12/02 09:17

Realmente criei rapidinho um script que ficar mostrando de 15 em 15 minutos o faturamento diario (cheque e dinheriro) no console.

O Cliente adorou, pois o acesso ao servidor é totalmente restrito.



» hamacker () em 12/02 10:15

Se voce gosta de programar, agendar sempre no servidor, entao aí vai um link interessante :
http://www.gladisto.hpg.ig.com.br/artigos/sp_horario_marcado/disparar_uma_sp_no_horario_marcado.html

O Firebird é muito flexivel, voce pode disparar eventos, sp, queries, backup,... de onde voce quiser.


» hamacker () em 12/02 10:20

Quanto ao artigo publicado pelo colega, pelos screenshots eu pensei que fosse um dataentry programado em bash e fiquei absmado, pois bash é bastante simples e se houvesse a possibilidade de interacao com o usuario poderia tornar-se até uma linguagem, porém quando ví o codigo percebí que nao era verdadeiramente uma tela de edicao, era só uns read's para rodar uma query. Talvez exista uma ferramenta melhor (que nao seja c++) para fazer coisas simples interagindo com o BD no modo texto.

inte+


» Cabelo () em 12/02 10:29

Para interagir com o BD em modo texto, você tem as seguintes opções:

O FlagShip - Clipper for Linux
O Free-Pascal
O Kylx Open Edition + Ferramentas Free de acesso ao Bco
E o c++

Testei todas as opções e particularmente achei o Free Pascal mais amigável.


» hamacker () em 12/02 13:23

Quando eu disse ferramenta melhor, eu nao estava me referindo a linguagens de desenvolvimento com os seus compiladores, pois eu sei que elas existem e podem ser usadas. Mas estava me referindo a ferramentas do tipo interpretadas que normalmente ja veem com as distros e que permitam certa interacao com o BD. Porém longe de ser para criar um sistema completo. A citacao do c++ é porque o gcc em geral tá embutido na instalacao de servidores e para quem entede bem c++ seria melhor do que fazer em bash.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.