Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Desenvolvedor questiona dependência do Windows

Notícia publicada por brain em fevereiro 11, 2004 11:11 AM | TrackBack


"Lembra da pergunta: "Como podemos ganhar dinheiro com o software livre?", que lancei e foi publicada no br-linux há alguns meses atrás? Com a sua ajuda tirei todas as minhas dúvidas, não vou colocar o sistema como livre mas vou ensinar por meio de tutoriais o caminho das pedras, criando um sistema simples com todos os recursos que eu utilizo. Ainda não tenho previsão para colocar no site. Peço para avaliar o texto abaixo e se achar que seja interessante incluir em seu site, ficarei grato. ". A contribuição vem de André L. C. Eppinghaus (andreeppinghaus@yahoo.com.br), acompanhada deste link para o site dele para maiores detalhes.

Abaixo ele conta sua experiência como desenvolvedor de aplicativos de automação comercial para a plataforma livre, em um artigo bastante interessante. Confira.

Por que ainda estamos tão dependentes do Windows ?

Com o lançamento do Windows 95, o uso do computador ficou mais fácil e os usuários comuns (que não precisavam conhecer o tenebroso DOS), puderam então digitar seus textos e planilhas com mais tranquilidade ao simples clicar de um mouse.

Por outro lado, os programadores já utilizavam o Clipper como uma ferramenta poderosa para a informatização de qualquer tipo de negócio, desde uma pequena locadora até uma grande empresa de plano de saúde (que já faliu).

Com o tempo, o Clipper foi sendo substituído por linguagens mais fáceis de programar e mais visualmente acessíveis como o Visual Basic e o Delphi. Começaram a surgir, então, todos os tipos de programas para Windows.

Com o passar do tempo, o programa de computador mais pirateado e comprado (por empresas com recursos) foi o Windows - um sistema operacional que tinha uma solução para qualquer tipo de negócio.

Por que o Linux (não entrarei em detalhes técnicos de comparação entre Linux e Windows) ainda não se tornou um sistema operacional padrão para o usuário comum, se a maioria das distribuições com seus ambientes gráficos estão mais bonitas e fáceis de usar ?

Porque, ainda são muito poucas as soluções para qualquer tipo de negócio.

Há dois anos comecei a criar sistemas em Linux para a loja de um amigo, utilizando o ambiente gráfico Gnome e a linguagem C/C++.

Não me arrependi. O sistema em sí é seguro, rápido, com baixa manutenção, possui um servidor que funciona em um AMD 266 Mhz com 64 Mb de Ram (para uma estação).

Para cada problema que surgiu no início e durante a criação do sistema, sempre achei uma solução utilizando uma nova biblioteca.

Na implantação do sistema o usuário final (no caso o vendedor no ponto de vendas, o Caixa, etc) não teve muita dificuldade para aprender a operação do sistema com suas teclas de funções (tentei deixar um pouco parecido com o Clipper).

Toda a manutenção diária dos sistema (backup, armazenamento e limpeza de logs, etc) é feita automaticamente após o fechamento da loja.

Atualmente, estou trabalhando com este sistema como prestação de serviços que vem rendendo bons resultados - http://www.seculo21ti.com

Como também sou responsável por uma escola de ensino técnico no Rio de Janeiro, juntei toda a experiência destes últimos anos e montei um segundo grau técnico em Linux. Estou criando também uma sequência de apostilas e tutoriais, para serem expostas futuramente no site.

Sei que ainda é muito pouco, mas acho que é um bom começo para iniciarmos a popularização do Linux entre usuários comuns e promover uma nova leva de sistemas ?para qualquer tipo de negócio?.

André L. C. Eppinghaus.
(Analista de Sistemas)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Fabricio L. C. Moeller () em 11/02 11:39

Como já comentei no projeto mono eu estou ansioso para começar a programar para linux. Tambem sou da época do Dos e clipper. A minha grande dificuldade é justamente meu ingles que não me proporciona ler manuais sobre programação em linux. Por enquanto só tive contato com o glade, linguagem c e python. Eu tenho mais facilidade de aprender quando tem exemplos onde posso exercitar e depois adaptar ao meu ambiente.
Desejo sorte no seu empreendimento e no que eu puder ajudar estou a disposição.
Sou professor de informática e tenho algum tempo disponível para ajudar.


» Fabricio L. C. Moeller () em 11/02 11:48

Apropósito, qual é o banco de dados que vc usa para seus sistemas e se vc usa algum componete para interagir com o banco de dados. Outras informações sobre ferramentas e livros como referências são bem vindas.


» Marcos de Souza (mds) () em 11/02 12:09

Aqui na FURB (Blumenau/SC) existe uma empresa com sede no GENE (encubadora de empresas) que possui um software para gerência de "Postos de Gasolina" (não sei o nome correto, logo vai assim :]). Eles estão no mercado há um certo tempo e recentemente divulgaram uma vaga para trabalhar com Linux e PHP. :)


» Peter Parker () em 11/02 14:47

Na empresa onde trabalhei, www.brexpress.com.br, nossos programas são todos baseados em Java. Então, "no problemo"... Só é preciso convencer o cliente a abandonar o Windows para o resto, mas aí não é mto difícil...


» André L. C. Eppinghaus () em 11/02 14:50

Bem, eu utilizo o Postgres , ele me parece um pouco mais robusto que o MySql e possui muito mais funções.

Para conectar, utilizei somente programação em C.


» carlos araujo () em 11/02 16:11

a maioria dos clientes encontra-se abertos ao debate sobre custos de propriedade, ROI e TCO, portanto, o desenvolvimento Linux está maduro para que os clientes adotem mudanças.Muitas vezes, isso sim, falta é fazer a "oferta certa", para necessidade adequada que o cliente tem.


» André L. C. Eppinghaus () em 11/02 16:31

A minha abordagem sobre troca de sistema operacional é simples:
- Os computadores só funcionam para o sistema;
- Não coloco OpenOffice ou jogos;
- Quando o usuário se loga, automaticamente (sempre estações:ponto de venda, caixa) aparece a tela de login.

Só utilizo o que é realmente necessário.


» Robson () em 12/02 08:54

Trabalho com programação linux há mais de 3 anos, e não tenho do que me arrepender ... a gama de aplicativos e bibliotecas que se tem é espetacular.

sem contar que tudo tem documentação.


utilizo as linguagens java, C++ (usando QT ) e php ..

banco de dados postGres para sistemas de grande porte, que necessitem de uma interação maior com a base, e mySQL para sistemas leves.

parabéns pela iniciativa de divulgar seu trabalho, inclusive adotar um curso técnico sobre linux, a final, na cabeça do usuário, o computador resume-se ao windows.


» liszt () em 14/02 11:12

sou um aprendiz do linux, mais que tenho lido e que o sistema linux já começa dar um banho de qualidade e facilidade de manuseio de seus sistemas, por exemplo o Kurumin que é de fácil manuseio e de boa qualidade. eu falo do kurumin por que foi o unico que ate agora eu fiz alguma coisa, já que meu pc é de pouca capacidade.
Mais gostaria de conhecer outros sistemas


» Bill Gates () em 17/02 00:21

Hello donkeys,

vocês estar muito enganada em relação a miha sistema operacional, a linux é somente parra servidores, eu irei continuar ganhando muita dinheiro com vocês, na sua capital em buenos aires, eu vender muito office e XP. daqui a uns anos eu comprar a amazônia tambem, vocês nao cuidar dela, eu cuido!


» lopes () em 15/03 15:47

pois bem galera do forum tenho uma duvida meu amigo instalou o linux 2.20 meu pc p2 plaxca xcell/2000-120 99/9 kernel panic:ufs unableto munt root fson gostaria de saber se a forma de instalaçao ou s e e a placa


» Márcio Inácio () em 15/03 17:22

Lopes!!!

Aqui não é o forum, é so uma sessão para comentários sobre as noticias do br-linux.
O Forum do BR-Linux é http://forum.br-linux.org/
Começando no mundo GNU/linux? visite:
http://focalinux.cipsga.org.br/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.