Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Novo Firebird, quer dizer, novo Firefox

Notícia publicada por brain em fevereiro 9, 2004 11:46 AM | TrackBack


Gustavo Araujo Bittencourt (g.bitten@NOSPAM.bol.com.br) disse: "Saiu o Mozilla Firefox 0.8 e o Mozilla Thunderbird 0.5. A grande supresa ficou por conta da mudança de nome do navegador Mozilla Firebird que agora se chama Mozilla Firefox. É o terceiro nome deste navegador que já foi conhecido também por Phoenix. Para quem não acompanhou essa questão dos nomes: notícia anterior. Saido um pouco desta polêmica, vamos ao que há de novo nos softwares: O navegador Mozilla Firefox 0.8 tem um novo gerenciador de downloads que me apareceu bem mais interessante, a aparencia do instalador de extenções também mudou, a versão windows vem com instalador e a vesão para mac vem com novo tema. O cliente de correio Mozilla Thunderbird 0.5 vem com suporte para sincronia com palm, pode trabalhar offline, melhoras no desempenho e estabilidade."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» FoundDeath(Marco Aurélio) () em 09/02 13:05

Impressão minha ou o servidores do mozilla estão congestionados?
Até agora não consegui logar no ftp para baixar o novo "FireFox" e as vezes nem o site do mozilla carrega aqui.
Bem... uma coisa nisso é boa... mostra a popularidade que alcançou o projeto mozilla.
(desculpem os erros de português se é que existem)
Abraços. []´s


» hamacker () em 09/02 13:16

Achei o novo nome um estrago : FireFox, "raposa de fogo" é duro de engolir. "Firebird" já tinha sido uma pisada na bola com outro projeto de mesmo nome só que mais antigo.

Os nomes do projeto de browser/email sempre tiveram a ver com nomes de carros, será que dessa vez foi o carro da volks ? :)

Eu acho que ainda virá um novo nome. Se a equipe fizesse um curso de Latim ou Grego, acho que esses nomes iriam surgir mais facilmente do que ficar escolhendo nomes de modelos de carros. :)


» Marcellus Pereira () em 09/02 13:43

Um mirror bem rapido, hj, dia 09/02:

http://mozilla.gnusoft.net/firefox/releases/0.8/

Eu gostei do nome... me lembra meu velho jogo do SuperNES... =-)

[]s
Marcellus


» andarilho () em 09/02 13:56

A cada nova versão, expectativas em torno do nome que será adotado (além das features, claro! E quando vão pegar os dois Mozilla Kids e fazer deles o Novo Mozilla?).
Qual será o próximo nome? Alguém arrisca chutar?


» Phillip Calçado () em 09/02 14:02

Alguém instalou?

Tentei no meu CL9, funcionou bem, até o plugin do flash, mas a barra de rolagem não aparece nem pleo kct. Alguém tem alguma dica? O Firebird funciona tranquilo...

[]s


» andarilho () em 09/02 15:15

Philip, aqui no MDK 9.1 está OK (tirando que ainda não instalei flash) e estou navegando com ele.

Vi poucas mudanças, mas as que vi gostei (tirando o nome :). O gerenciamento de Downloads está bem bacana.

Falta mudar o pássaro-Q que fica rodando no canto superior direito. Não tinha que ser uma raposa agora? :)


» Phillip Calçado () em 09/02 16:06

Depois de um tyempo usando, apareceram... unf, sei lá! Tá bem legal, as mudanças emt ermos visuais foram mínimas mesmo, ams só de aparecer o ícone na barra de tarefas do kde sem malabarismos já é um lucro... :) FIrebird usa o botão do meio do mouse automaticamente [apesar que de vez em quando falha...], nesta versão não tá funcionando direto. Vai ver daqui a pouco aparece tb ;) Bem, na minha opinião o Firebird/Firefox é o melhor para Linux e Widnows tb. Muito mais leve que o Mozilla tradicional e tem praticamente tudo que o outro tem!

[]s


» Lúcio Flávio Corrêa () em 09/02 16:17

Eu só queria entender o motivo de tanta guerra em torno da mudança do nome. Essa história de "difícil de engolir" é duro de entender. O que o nome de um soft influencia na qualidade do mesmo em se tratando de software livre? Ou você acha que o seu chefe vai dizer "Ah, não, eu prefiro o Internet Explorer, porque esse tal de "Raposa de Fogo" tem um nome muito feio""?. Querem um nome bem "pomposo"? Criem um fork do projeto e coloquem o nome que quizerem, ao invés de criticarem o trabalho dos outros.


» TUX () em 09/02 16:36

Na minha opinião agente ao invés de discutir a poleminca em torno do nome, deveriamos nos concentrar em divulgar esta nova ferramenta livre que com certeza é mais um grande projeto que veio para enriquecer mais ainda, nós que somos adeptos do SL. Divulguem e usem, essa deve nossa preocupação!!!


» hamacker () em 09/02 17:30

Tux acho ótimo divulgar o programa, mas se voce divulga um produto e ele muda de nome perde-se todo o trabalho feito. O produto é bom, mas o nome tem de vir junto com ele. Por isso, declaro um novo fork dele : "Vectra GLS", o browser que ja nascerá na versão 2.0 (a versão 1.0 é considerada muito popular). E como caracteristica principal, esse browser será bem rápido e economico. :-)
[]'s a todos.


» andarilho () em 10/02 08:33

Felizmente, acabo de ler no MozillaZine que o nome Firefox deve ser o nome definitivo (iniciaram o processo de registro de marca em dezembro).


» Phillip Calçado () em 10/02 10:48

Conclusão do problema com a barra de rolagem: quando inicio o FIreFOx, não aparecem. Abro o FIrebird antigo junto, utilizando outro perfil, elas aparecem "magicamente" no Firefox também. Putz! Conectiva 9.


» Roger de Almeida () em 10/02 13:33

Como sou cruzeirense, o nome não poderia ser melhor. heheheh.

Eu gostaria de saber, qual será o futuro do Mozilla? São tantos nomes.

[]
Roger


» hamacker () em 10/02 17:08

O moxilla (como diz minha esposa) vai continuar, o firefox é um braço dele. Se o mozilla um dia acabar, o firefox juntamente com outros projetos ligados morre junto.
Ë que o pessoal acostumou vendo o mozilla como sendo um browser quando na realidade ele é uma framework bem completa de ferramentas.


» David () em 10/02 20:31

Será que se eu fizer um fork e chamar de "Ferrari", ou "Golf GTI", vou ter problemas de copyright? Hmm, acho que sim né, melhor "Puma GT", que já é antigo e ninguém vai me processar.


» Deus () em 10/02 23:49

FireFox é o nome de um dos truques que as rapozas utilizavam para enganar seus cacadores, de acordo co a mitologia do japão. Nao eh um fogo de verdade. é so a luz do fogo.


» Norton Son () em 04/03 21:08

Uma coisa é fato: Roda muito bem no Windows 95 e com os mesmos(ou melhor, muito mais recursos) recursos do IExp 6(que não roda no 95)p/ Windows 98 em diante. Mais leve, funcional, sem traumas para a migração(os "usuários" nem sabem que estão usando um soft livre se a gente não falar).
Enfim, uma boa surpresa, mas...
...não consegui fazer acessos FTP como o IExp. e não consegui acessos a pág. de segurança de alguns bancos.
Mas mesmo assim as coisas estão se encaminhando para um futuro promissor.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.