Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Governo federal prepara plano de migração para o software livre

Notícia publicada por brain em fevereiro 2, 2004 10:26 AM | TrackBack


O plano detalhado de migração para o Linux em diversos ministérios deverá ser anunciado no dia 12 de fevereiro. Escreveu o Anderson da Silva Leite: "Lendo a TI & Governo desta quinzena (newsletter governamental) me deparei com a notícia de que o Governo Federal considera o ano de 2004 como fundamental para a implantação de software livre." Ele me mandou isso há 15 dias, mas por alguma razão ficou na gaveta. Veja uma citação do Sérgio Amadeu (presidente do ITI) do artigo mencionado: "Nossa idéia é migrar quase plenamente um conjunto de ministérios estratégicos, que permitam demonstrar claramente as vantagens de segurança, compatibilidade, portabilidade e redução de custo do software livre no governo."

A TI & Governo é uma newsletter semanal em formato PDF, mas como é comercial não consegui descobrir se posso ou não colocar para vocês fazerem download (eu também recebo, assim como o Anderson). A edição que ele destacou tem mais uma matéria interessante, sobre a criação de um "Linux seguro" (a exemplo do que a NSA fez nos EUA), para uso em algumas aplicações de interesse da segurança nacional. O projeto está a cargo do ITI e do CEPESC, que é um órgão da ABIN, e deve ter uma primeira versão em julho.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Welington R. Braga () em 02/02 12:38

Na realidade o governo só está formalizando o que já está acontecendo a muito tempo.

Trabalho a quase dois anos em um órgão público federal ligado ao ministério do Meio ambiente e desde q entrei aqui, começaram a implantar o Linux. Ele só está dizendo que agora pode ser feito, mas já fazia a muito tempo, antes da gente aqui, vários outros órgão já estavam implantando.


» Marcos de Souza (mds) () em 02/02 12:39

TI & Governo desta quinzena (newsletter governamental) - todos tem acesso a essa newsletter? poderias passar o link para mais informações?


» Marcos de Souza (mds) () em 02/02 12:41

Acabei de ler a notícia TODA agora :). Desculpa pelo comentário anterior!


» Leonardo () em 02/02 18:27

Só uma coisa, um balde de água fria...
Se usarem pessoas não muito acostumadas ao SL, esse
tiro pode sair pela culatra.
Eles vão migrar, e usar quem?
Como vão contratar?
Aí, se der pau depois, o sistema for invadido (como já o é hoje) por despreparo dos sisadmins ( que certamente vão acabar sendo contratados por Q.I., não mérito técnico)(QI = Quem Indica) não vão usar isso CONTRA o Linux , GNU & CIA?

Só um pensamento negro


» Sonâmbulo () em 03/02 03:02

Nesses casos o Serpro pode ser uma boa resposta... ele tem mudado seu foco para SL já há uns dois anos, e tem lutado para conseguir mais contratos com outros órgãos do governo (até então ele estava restrito ao ministério da fazenda).


» Pukiel () em 05/02 16:12

O PT comprando Um Milhão e Meio de Reais em licençcas rWindow$ !!!!

O Partido do Trabalhadores compra 5 mil computadores HP mais Multifuncionais da LexMark, pela bagatela de R$21.000.000,00(vinte e um milhões de Reais).

Só com os custos da licença para se incomodar com o rWindows daria para montar 40 telecentros com 25 máquinas cada um, beneficiando a enorme população que ele diz representar.

Aliás, como fazem econômia com SL, cadê os telecentros do PT ! São Paulo, POA, onde mais??

Bem, depois do Airbus Presidêncial com um sistema de criptografia de U$14 milhões de dolares, o que mais esperar né...

Éra isso Pk

Link: http://www.informes.org
ou no Portal do PT http://www.pt.org.br


» Décio () em 07/02 21:14

Tá querendo poupar o trabalho de espiões?
Tem gente que acha que qualquer tostão gasto em algo que não lhe "enche barriga" é dinheiro desperdiçado.
Você acha mesmo que o presidente de um país tem de conversar pelo telefone sem criptografia, "às claras"? Para os serviços de inteligência estrangeiros pouparem os seus tostões? Quem sairia ganhando seriam os espiões!

Isto é um país, trata-se de segurança nacional. E 14 milhões de reais para um país que tem um PIB de 1 trilhão de reais é realmente muito pouco. Pode ser muito prá cozinha da tua casa. Mas não é a cozinha da sua casa!


» Gustavo Chaves () em 10/02 08:46

A revista TI & Governo circula semanalmente e é disponível em "http://www.sei.sp.gov.br/portalsei/portal.nsf". Vejam o link no canto inferior esquerdo.

Só não consegui descobrir como acessar os números anteriores. Como hoje saiu uma nova edição, não consegui acessar a edição da semana passada que devia conter a matéria em questão.


» Marco Aurélio () em 10/02 09:16

Estranho, nosso colega disse que o ministerio do meio ambiente esta migrando aos poucos para o linux, mas não é o que eu vi, eu estou fazendo um trabalho para um orgão do governo ligado ao Ministerio do Meio Ambiente e quando sugerimos que o sistema fosse feito em PHP usando Apacha/Mysql e Linux deu moh pau, pois o pessoal da TI queria pq queria que fosse tudo feito em ASP usando IIS/Windows. Não entendemos o pq eles queriam isso, provamos para eles que o linux faria melhor o serviço mas até hj ainda não foi concretizado o q usar, mas já sabemos que mesmo se for tudo feito em PHP será sobre um Ruindows.


» Marco Aurélio () em 10/02 09:21

Pessoal, um dos problemas que um colega acima citou sobre administradores com baixo conhecimentos tecnico será um problema, hj as grandes empresas que terceirizam departamentos de informatica para o governo como a CTIS, Politec e outras contram hj muleques que estão començando numa faculdade qualquer de informatica, sem querer ao menos saber se o mesmo tem capacidade de trabalhar. Já cansei de ver isso, eu inclusive já perdi oportunidas para muleques que não sabiam nada mas estavam cursando ciencias da computação. Acho que isso deveria mudar, e as empresas deveriam contratar vendo o conhecimento especifico que cada um tem sobre a aréa de atuação não se está na faculda ou não, ou se anda de terno e gravata ou não.


» Hermes de Souza Barboza () em 10/02 11:34

Tomara que eles alteram a grande quantidade de sites que somente são acessados pelo Internet Explorer. Um dos que utilizo o www.saude.gov.br na página do Fundo Nacional de Saúde, onde a população deveria obter informações sobre todos os recursos transferidos para o seu Municipio.


» Solano () em 11/02 10:48

Sobre os sites que só rodam em IE, é uma vergonha que o site da Caxia Econômica Federal só funcione bem em Windows/IE.
Eu tentei enviar um e-mail pra eles, mas é mais fácil enviar um mail pro Bin Laden do que para a Caixa.
Aí, tirei um tempo e liguei. A resposta é que só funciona em IE mesmo.
Ainda bem que não existe só a Caixa como banco.


» Job () em 12/02 01:02

Pratica e Teoria PT

O PT pratica uma coisa que se chama propaganda,
viagens, frases, e blah blah blah.
O Aviao de 56mi tem suas razoes nas ilhas caimas, suiça etc.
Basta olhar o site do PT qu eroda em rWindows.
21 milhoes para informatizar o partido de onde veio este dinheiro?
Quanto a proteçao do telefone do presidente noa aviao não acho que o mesmo fale tanto por telefone no aviao. No mais outros paises nem tao ai com o que o lula vai falar no telefone de um aviao, com certeza possuem metodos melhores.
E no mais existem tecnologia muito mais baratas e em SL tb para telefonia segura, mas como todo mundo sabe isso nao RENDE.


» Roberto Kodama () em 26/08 09:46

Há números anteriores no site da SUCESU-SC:

http://www.sc.sucesu.org.br/images_cli/TI.htm

Boa Leitura!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.