Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

SystemRescueCD 0.2.10 Liberado

Notícia publicada por brain em janeiro 30, 2004 10:43 AM | TrackBack


"Já que o assunto em voga são as distros Linux Live CD, o System Rescue CD não poderia ficar de fora. Esta excelente distro, também Live CD, é baseada no Gentoo e tem cerca de 100 MB. Os grandes atrativos desta nova versão, a 0.2.10 lançada ontem 29.01, são o Kernel 2.4.24, FreeDOS beta 9 "Methusalem", o GAG (Graphical Boot Manager), Ranish Partition, o QTParted 0.4.1, PartGui, PartImage 0.63, utilitários de gravação de CDs e DVDs, leitura/escrita em NTFS via Captive, Memtest, Web Navegadores Lynx e Links (fantástico, nunca o tinha visto) e o AIDA 2.12 (diagnostica todo seu hardware, excelente, disponível já no boot inicial do sistema), editores de texto como o vim, nano e o QTinyEditor, Samba, MC, Clam Antivirus, cfdisk e alguns mais. Também há um manual em inglês e francês para ser lido, explicando como funciona o sistema e as ferramentas disponíveis. A página desta excelente distribuição live CD é www.sysresccd.org. Alguns screenshots estão disponíveis. O web browser a que me referi acima, o links, é o último screenshot da página e tem suporte ao português do Brasil.". A contribuição vem de Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br).

Eu escrevi um artigo sobre o links para a pré-histórica quinta edição da Revista do Linux. Após algumas escavações, encontrei uma reprodução dele aqui nos arquivos do br-linux, confira.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Zambon () em 30/01 11:09

Augusto,

A link dos screenshots não está redirecionando para o local correto. Veja aí! Obrigado.


» Augusto Campos () em 30/01 11:21

ok!


» CBral () em 30/01 11:24

Os screenshot tão com link errado mesmo, enquanto ele nao corrigi vai ai: http://www.sysresccd.org/screenshots.en.php


» Julio () em 30/01 15:02

Não encontrei nada sobre esse: AIDA 2.12
Alguém tem alguma URL para mim conhecer esse software?


» CBral () em 30/01 18:48

Julio, http://aida.freehep.org/index.thtml
testa ae e fala pra gente


» jcarlos () em 30/01 19:17

já utilizei o sysrescuecd /p fazer o backup e restauração da minha instalação do gentoo de um hd de 8gb /p um 20gb, funcionou direitinho...e ainda era versão antiga


» Paulo Zambon () em 30/01 23:42

Julio,

O AIDA é um software gratuito que diagnostica todo o seu hardware: placa mãe, bios, impressora, modem, placas de som, de vídeo, mostra quanta memória RAM o micro tem, enfim, todas as especificações técnicas estão disponíveis. Este software também está disponível para Windows (argh!). O que foi feito neste caso do SystemRescueCD é que a versão 16 bits do mesmo, isto é, a versão que roda em DOS (vich... agora piorou mais...) foi transformada/convertida (não sei) em um arquivo .IMG e que na hora do boot inicial, no momento em que se escolhe a opção de inicialização desejada do CD, ele roda este programa que vai mostrar todo o seu hardware. É tão poderoso este software que ele mostra até a velocidade em RPM do seu HD (5400 ou 7200). A página para download do AIDA é a abaixo, mas vou lembrando que ela é para Windows (32 bits) e para DOS (16 bits), sendo esta última a usada no SystemRescueCD. Qualquer dúvida posta aí que terei o maior prazer em responder.

http://www.aida32.hu/aida32.php


» Paulo Zambon () em 31/01 05:39

Heheh... Estou ganhando até do distrowatch.com, pois postei primeiro que eles. Veja a data de publicação no link abaixo.

http://www.distrowatch.com/?newsid=01307


» Julio () em 31/01 09:55

Muito bom mesmo esse AIDA, pena que é para Windows.
Já fiz download do SystemRescueCD, agora vou testar ele.

PS. O http://aida.freehep.org/index.thtml não tem nada a ver com o AIDA do SystemRescueCD.

Obrigado a todos.


» Paulo Zambon () em 31/01 13:38

Julio,

Tenho quase certeza que o AIDA que vem no SystemRescueCD é o mesmo AIDA (16 bits DOS) para Windows. Não tem problema pois é o software é free e nesse caso, creio eu, foi feito uma emulação via FreeDOS que também vem no SystemRescueCD.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.