Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

KOffice 1.3 Final Liberado

Notícia publicada por brain em janeiro 28, 2004 09:21 AM | TrackBack


"A popular suite Office do KDE, o KOffice, já está disponível na versão 1.3 e traz muitas novidades e bugs corrigidos. Um dos grandes avanços é, com certeza, a integração com o OpenOffice.org, a suíte office opensource mais popular do mundo. Essa integração fica por conta dos filtros de importação e exportação que o KOffice incorporou do OpenOffice.org. Isso mesmo, agora você vai poder abrir um documento do OpenOffice.org e salvá-lo com as mesmas extensões através do KOffice 1.3. O suporte a extensão .RTF em importação e exportação também foi cuidadosamente melhorado. Isto sim é um grande exemplo positivo dentro do mundo opensource. O changelog pode ser visto aqui ou através do próprio site da suíte.". A contribuição vem de Paulo Zambon (pzambon@astornet.com.br).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Alexandre () em 28/01 09:49

Um otimo suite com certeza...
com todos os quisitos que muita gente precisa e bem mais leve com o openoffice, pra quem não precisa de tanto recurso e uma otima pedida, pra mim o unico problema e que pelo menos na versao que eu tenho no kurumin nao exporta pra doc e xls
oque pode ser nescessario considerando que muito mais gente tem o msoffice


» Paulo Zambon () em 28/01 10:29

Alexandre,

No seu caso (e de muitos que ainda utilizam o MS Office) o melhor seria exportar para .RTF que, conforme mencionei na notícia, melhorou e muito, além gerar um arquivo bem menor do que a famosa extensão DOC.

Uma outra questão que vi no changelog foi a de "PDF import filter". Será que o KOffice vai editar arquivos PDF? Seria uma boa, heim!?


» Paulo Zambon () em 28/01 10:46

Heheh... eu de novo! Pesquisei um pouco no www.osnews.com e vi a notícia do lançamento do KOffice 1.3 e o que me chamou a atenção foi essa parte da notícia:

"Also new is the ability to import PDF files into KWord and make changes to the document."

Tradução (meia boca):

"Também a nova habilidade é importar arquivos PDF para dentro do KWord e fazer trocas/mudanças para (outros) documentos"

O (outros) ali na tradução fica por minha conta. Mas é por aí a tradução. Desculpem a insistência no assunto, mas é que eu adoro suítes Office. Mania de professor ;-)!


» Carlos E. Gorges () em 28/01 11:22

Mais um passo para o koffice, mais um passo para o KDE. Eu realmente sou um fã desse ambiente e só posso parabenizar os desenvolvedores.

Para quem usava a versão 1.2.X do koffice a diferença não será "visivel", pois o foco nesse release foi estabilizar as aplicações ... não foram adocionados muitos recursos, mas muitos bugfixes (principalmente nos filtros) foram corrigidos.

Um resumo das mudanças está em :
http://www.koffice.org/announcements/changelog-1.3.php

Com a estabilização dessa árvore teremos mais uma poderosa ferramenta para ajudar a migração dos usuários desktop para o gnu/linux. Ao contrário do que a maioria pensa ( e fala ) o koffice é bem completo, tem grande parte das funcionalidades encontradas no openoffice e msoffice, e é totalmente integrado ao KDE, experimente :-)


» Peter Parker () em 28/01 13:09

Amigos: alguém sabe se o KPresenter está mais amigo do Power Point? Muitas vezes preciso usar o OpenOffice só porque ele abre bem o formato .ppt, e quando eu testei o KPresenter ele ignorava quase tudo, até o background.


» linoxman () em 28/01 18:02

Ja instalei o meu Koffice aqui, porem nao achei ele tao compativel assim com o OpenOffice.

Tenho varias planilhas que tinha feito no OpenOffice 1.1, e nao abriram corretamente no Koffice.

E uma pena.

Abracos...


» Paulo Zambon () em 28/01 22:19

linoxman,

Infelizmente nem tudo são flores. Tabelas são sempre complicadas mesmo. Veja a questão dos filtros neste link abaixo:

http://www.koffice.org/filters/1.2/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.