Notícia publicada por brain em janeiro 26, 2004 10:53 AM
| TrackBack
Relata o Marcus Grando (marcus@sbh.eng.br): "Estive testando a parte de cpufreq no linux... dentre vários modos que tentei para economizar energia, a que mais me agradou foi esse daemon (cpufreqd), onde ele que fica encarregado de definir a frequência que o processador irá trabalhar, predefinido em um arquivo de configuração (cpufreqd.conf). Ele pode ser obtido na sua página do SourceForge. OBS: O software diz que ele suporta todos drivers de cpufreq. OBS2: Alguns drivers para alguns processadores já suportam isso nativamente. OBS3: O notebook que eu testei foi um Toshiba A10 127, com o driver 'Intel Pentium 4 clock modulation'."
Em meu notebook (Dell Latitude D600) utilizo o suporte a Pentium-M do próprio kernel (2.6.x). Muito bom, posso especificar para o próprio processador gerenciar a frequência (o que é BEM mais eficiente) com base em dois modos pré definidos no processador/kernel:
powersave e performance
Além destes dois, posso utilizar a frequência que eu quiser, através do modo userspace. Todas estas modificacoes podem ser feitas em tempo real, através do /sys/
Abracos.
Isso é o que o cpufreqd faz... ele verifica a ociosidade do seu micro e baseado em algumas regras ele faz automaticamente esse set no /sys, sendo assim você não precisa ficar dando echo performance|powersave no /sys.
Ele só funciona se existir algum driver cpufreq, ele não funciona sozinho.
Abraços
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.