Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Mandrake 10.0 Beta

Notícia publicada por brain em janeiro 23, 2004 11:54 AM | TrackBack


Fernando M. Oliveira (koynonia@hotmail.com) avisa: "Já está disponível a primeira versão beta do Mandrake 10.0. Sobre esta versão: - Linux Kernel 2.6.1 e 2.4.25pre6 - Glibc 2.3.3 com suporte a NPTL - XFree86 4.4pre - KDE 3.2pre - Mozilla 1.6 - Novo Mandrake Control Center - Nova ferramenta: mdkwebadmin (ativação local do webmin) - Nova estrutura de menu através de sugestões do Club e do Cooker. Problemas conhecidos: - USB não é reconhecida durante a instalação - a aceleração 3D não está funcionando. Mais informações no site oficial "

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Carlos Araujo () em 23/01 12:30

Notas superficiais sobre o Mandrake 10.0 Beta:

Além do que o Fernando já postou:

-Os menus ainda estão "bagunçados"
-A performance sob o Kernel 2.6 melhorou drasticamente, mesmo sem a aceleração gráfica, ainda não disponível;
-O instalador gráfico está bem melhorado, mais limpo e simples de usar;
-Os pacotes em uso na 9.2 não estão disponíveis no Cooker;
-o KDE 3.2pre está realmente muito melhorado, mais rápido.O Gnome veio com a vr. 2.4, ainda.
-Durante a instalação diversos problemas ocorreram, especificamente com o driver da Nvidia, depois resolvemos.


Assim que for usando, passarei mais impressões.


» Marcos de Souza (mds) () em 23/01 12:48

Desculpem pela ignorância, mas de nada adiantam os drivers 3D para o mdk 10? :(


» max () em 23/01 13:06

no vivaolinux.com.br tem um tutorial de como instalar os drivers da NVIDIA no kernel 2.6


» max () em 23/01 13:29

o link para o artigo é:
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=566


» Job () em 23/01 16:32

Espero que ate sair a 10, sai tb ataraid pro kernel 2.6 (duvido) e o KDE 3.2 (possivel) alem do reiser4 (este vai ser porreta).


» Luciano () em 24/01 02:59

Eu quero ver é uma distro sair com o kernel 2.6, kde 3.2, xfree 4.4, reiser4. E ja pensou se sair uma super atualizaçao dos compiladores gnu´s com otimizaçoes principalmente no c++? uhuu...
esse ano o linux decola com um angulo de subida maior...

Eu relmente acredito que umas coisas que dificultam e pesam muito na adoçao do linux nos desktop´s é esse problema de montar e desmonstar... tudo bem para nos que somos acostumados, mas explica isso pra uma secretaria?


» Luiz () em 24/01 15:56

Depois desta, agora sim não sei qual distribuição usar... Ultimamente houveram inúmeros lançamentos interessantes, tais como Fedora Core, SuSE 9 Professional, Debian 3 r2, Slackware 9.1, Conectiva 9 Professional, e o próprio Mandrake 10 Beta 1... Alguém aí não conhece uma comparação entre essas distribuições mais recentes? Ou, quem sabe, poderia me dar uma sugestão?


» jduarte () em 24/01 21:10

Luiz :
sugestão depende do que vc quer...

Gentoo - para quem quer usar cada ciclo de vida do seu computador, dá um trabalhão para botar para funcionar

Suse 9 pro - Fácil de instalar, visual bem trabalhado no kde/gnome e com uma boa seleção de pacotes nos cds mas é dificil achar pacotes na rede para ele. Se vc quiser vai ter que comprar a caixa ou procurar bem os ISOs na net, pq a SUSE não dá.(mesmo baixando os ISOs vc vai poder atualizar o sistema usando o seu atualizador automático )

Mandrake 9.2 - Fácil de instalar, visual limpo e formal, e fácil de conseguir os ISOs, volta e meia tem revistas que trazem os cds. E se vc for ao www.urpmi.org vc vai poder achar uma lista de repositórios extras que possuem uma enorme quantidade de pacotes para o mandrake.

Lindows/Xandros/Libranet - Todos são filhos do Debian. Mas a instalação e as pré-configurações são ótimas para os iniciantes. Normalmente usam apenas 1 ou 2 cds, isso porque eles fazem uma seleção para pegar apenas as melhores opções.Mas são distros que pensam em ganhar dinheiro do modo tradicional, ou vc paga ou usa outra coisa.

Debian - Esse tem o maior repositório, têm quase "todos" os programas para linux(tirando os repositórios ESTAVEIS eles dão de tempos em tempos dor de cabeça por causa de mudanças mal feitas), a instalação é crua e não é para qualquer usario novo. É free e possuiu sempre 3 versões correntes, uma Estavel para servidores(com programas um pouco antigos e com poucos bugs), Instável para o resto( é ótimo para desktop coisa nova e com uma quantidade aceitavel de bugs), e por último a de Teste(tudo novo e pouco testado).

Luciano: Vc pode tentar usar o Gentoo para conseguir isso tudo compilado para a usa maquina, vai dar trabalho masssss.....
Sobre montar e desmontar, quem usa Mandrake/Suse/Xandors/Lindows não precisa se preocupar com isso.


» Alan Kelon () em 26/01 01:37

jduarte,

Os comentários sobre o debian estão errados, vide http://www.debian.org.br/releases/index.html ;)


» Eduardo Moreira () em 26/01 09:36

Alguem sabe se o 'bug' que havia na versão 9.1 (dos leitores de cd) foi corrigido nesta versão??


» Augusto Campos () em 26/01 09:37

foi


» Leonel () em 26/01 17:20

Eduardo Moreira:

O bug não era no Mandrake 9.1 e sim no firmware de alguns modelos de gravadores da LG. Tanto no site da Mandrake quanto no site da Lg tem referencias sobre este assunto e também a correção caso haja necessidade.

té +


» luiz henrique () em 26/02 13:44

Onde posso baixar a versão 10 do Mandrake(menos por bittorrent)??
obrigado.


» Carlos Araujo () em 26/02 16:36

As ISOs RC1 estão aqui http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/distribuicoes/distro74.html

As ISOs da versão oficial, aqui
http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/distribuicoes/distro84.html

No superdownloads.com.br existem diversos Mirrors listados.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.