Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Saiu a Pesquisa Nacional de Compatibilidade - agora é a sua vez!

Notícia publicada por brain em janeiro 22, 2004 12:05 PM | TrackBack


Você já deve ter visto que ontem publicamos os resultados da Pesquisa Nacional de Compatibilidade BR-Linux.org 2004. São milhares (quase 8000) de informações cruzando 10 distribuições de Linux, 27 categorias de periféricos (e serviços) e as opiniões de usuários que já os testaram.

Entretanto, o trabalho não se encerra aqui. Pode-se perceber que muitos usuários informaram que não houve compatibilidade com hardwares que sabemos que funcionam com o Linux - por exemplo, diversos modelos de webcams, câmeras digitais, scanners e placas de captura de TV que eu já testei pessoalmente apareceram marcados como incompatíveis.

Isto significa que os tutoriais existentes não são suficientes, ou que não há tutoriais sobre determinados assuntos. Portanto, mãos à obra - reuna seu grupo de usuários, ou recolha-se à sua bancada e comece a documentar como você fez para funcionar aquele seu periférico que consta na lista como não suportado. E depois me avise, para que eu possa publicar um link - ou mesmo publicar seu texto!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Wolmar () em 22/01 12:55

É...nem tudo são flores. Eu mesmo canso de ler tutoriais, dicas, HOWTOS absolutamente incompreensíveis para minha santa ignorância e não há jeito de eu fazer o meu modem PCTEL AMR56 funcionar. Ah! eu já tentei usar aquele drive novo slmr e ele sequer compila. Esta notícia vem de encontro às minhas expectativas. Com a palavra, os especialistas de plantão.


» Lucas Martinez () em 22/01 13:05

Salve !!!

Augusto como disse ontem parabens por esse trabalho maravilhoso. Sendo temos que divular isso em todas as comunidades e no LinuxDicas ja esta publicado http://www.linuxdicas.com.br/article1230.html entao comunidade vamos ajudar a divular essa Pesquisa Nacional.

Outra coisa Augusto, ontem na Geek vi uma entrevista contigo =) novo colunista por la tambem ? se for mais uma vez parabens !

Saludos
Lucas ( hyperblade )
lucas.martinez@linuxdicas.com.br


» Andre Luiz () em 22/01 13:48

Já testei 20 distruibuições e nunca consegui fazer meu Scanner ARTEC AT3 - SCSI funcionar. Apesar disso já vi listas de compatibilidade em que ele aparece como totalmente funcional. Pode ser que eu não estou conseguindo fazer o adaptador SCSI funcionar. Nunca encontrei um tutorial que pudesse ajudar com esse Scanner, não gostaria de troca-lo por outro devido sua ótima velocidade. Ele é a minha âncora ao Windows98, acho que nunca irei abandonar a Microsoft. Mas fiqei feliz em ver que ele aparece com nota zero nessa lista, parabéns!!!


» SS_Sputnik () em 22/01 14:14

Semana passada instalei uma placa de TV/FM AIMSLAB ISA e mesmo sem suporte nativo no linux encontrei uma forma de fazê-lo funcionar perfeitamente com o wine, inclusive com o controle remoto.


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 22/01 18:56

Mutirão pra fazer os hardwares "ficarem compatíveis"? Amei a idéia! Se alguém quiser me ajudar, tem aqui algum equipamento para os quais eu vejo se escrevo alguma coisa nesse final de semana:

Placa ASUS A7N8X
- Chip de som NForce MCP-T com saída para Creative Inspire 5.1 (6 canais)
- Configuração da placa de rede 2 (3c59x)
- Configuração da placa de rede 1 (nvnet - proprietário da nvidia - ou forcedeth - livre)
- Configuração do lm_sensors com i2c-nforce ou
i2c-amd756

GeForce's com saída para tevê
- Como fazer um display X com duas 'screens' (um monitor e uma televisão) para assistir filmes em uma enquanto faz suas operações na outra (sem usar o nvtv)...

DVD-RW
- Como configurar um DVD-RW e quais os programas pra gravar DVDs

Meu email é patolinux@terra.com.br. Sugiro encontrarmos no sábado no IRC para organizar algo. Que tal algum canal da rede freenode?


» Marco Máximo () em 23/01 10:39

Olá Patola, ficaria muito interessado no tutorial sobre a saida da placa de video GForce para TV, pois estou pensando em compra uma justamente por essa funcionalidade.
Fico aguardando então :-)
Há!! do DVD-RW ia ser muito legal também...


» Getúlio Brasil () em 23/01 11:51

Quem conseguiu fazer funcionar o Lucent Agere modem????????


» Patola (Cláudio Sampaio) () em 23/01 12:10

Marco Máximo, pode ir comprando a placa que funciona perfeitamente no GNU/Linux, só uso a tevê pra assistir DivX. Os DVD-RW's também... diferentemente do que acontece com tocadores de CD e até alguns gravadores, praticamente todos os DVD-RW's aderem ao padrão. O que funciona direitinho em casa é o LG GSA 4040b.

Só falta, claro, fazer algum tutorial explicando os macetinhos... =)


» Augusto Campos () em 23/01 12:38

Getúlio: http://www.heby.de/ltmodem


» Edivaldo () em 23/01 15:20

Augusto,
Alista está repercutindo bem, dá uma olhada em :
http://informatica.terra.com.br/interna/0,,OI258703-EI553,00.html

Meus parabéns, Sucesso!!


» zarathos () em 26/01 09:45

nao abre a pagina http://br-linux.org/compatibilidade


» Augusto Campos () em 26/01 09:55

zarathos, aqui está abrindo normalmente! Qual erro dá para você?


» Edson () em 04/02 14:31

Não abre mesmo!!
Tô usando Mozilla Firebird 0.7


» Rickardo () em 09/02 12:02

Eu estou tentando config um servidor de internet com o Kurumin 2.12, só de primeiro instante me deparei com um problema, o Kurumim não encontrou ne um drive capaz de fazer minha placa de rede (NVIDIA NFORCE MCP NETWORKING ADAPTER) funcionar, no entanto gostaria de saber como fazer isso, se existe drives dela para linux.
Agradeço, esperando retono.
rickardocc@ig.com.br


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.