Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Sobrevida (gráfica) a PCs antigos com o XFCE4

Notícia publicada por brain em janeiro 19, 2004 10:49 AM | TrackBack


"Em dias de disputa entre KDE e GNOME poucos são os que dão uma olhadinha no passado para ver o que mudou. Entre um clique e outro lembro de alguns programas muito bons que deixaram de ser manchete há muito tempo. E entre esses programas está o XFCE, que está na sua 4 versão, parece que totalmente refeito (agora desenvolvida em GTK2), lembra bem pouco do que era há 02 anos atrás. E acho que é uma boa alternativa entre os gigantes dos desktop de hoje em dia (pelos recursos e quantidade de memória consumida :). E querem saber... o guerreiro da casa (P 133 Mhz, 64 MB RAM) ganhou um fôlego extra e acho que aguenta até o fim desse ano :).". A contribuição vem de cwagner (cwagner@bol.com.br).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» CBral () em 19/01 11:03

Eu tava usando xfce4.0.3 das minhas 256 de ram ele so gastava 39 mb rodando junto com o X.


» Bruno Kussler () em 19/01 11:21

O XFCE é ótimo. Estou usando o Kurumin 2.12 em casa com a versão 4 como default do sistema junto com autenticação pelo GDM. Fica muito bom o sistema, configurado ele ronda redondinho melhor que Blanes ( tosco ) e icewm ( mais tosco ainda )


» mandark () em 19/01 13:44

O XFCE é muito bom mesmo.

Também recomendo o uso do Fluxbox. Tinha um computador ruim e usava ele por ser leve. Gostei tanto que mesmo agora que tenho um computador melhor continuo usandoi ele!


» RedCzar777 () em 19/01 16:13

Isso resolve apenas parte do problema. O XFCE resolve o problema das interfaces pesadas, o Mozilla Firebird resolve o problema dos navegadores pesados, mas os usuários continuam tendo problemas com aplicativos de escritório. o AbiWorld e o Gnumeric são bons aplicativos, mas eles ainda não dão conta de substituir o OpenOffice...


» Xtian Xultz () em 19/01 21:17

Tenho usado o XFCE 4 desde a versao beta 2. Excelente.
Esses dias atras eu tava dando uma recapitulada, jah usei Window Maker, Gnome 1, KDE 1, Gnome 2, Icewm, Enlightenment, Icewm e XFCE 4, nesta ordem, em uns 3 anos e meio de Linux.
Ah, como eh legal ter liberdade de escolha...


» gutZ () em 20/01 09:04

Eu só tinha usado uma versão antiga, acabei de instalar,
agora em GTK2 ficou muito bom, bonito e funcional.



» Peter Parker () em 20/01 14:24

O Fluxbox ou o XFCE ou a última versão do WMaker tem barra de tarefas que mostra as janelas abertas (mesmo maximizadas)? Porque quando eu usava o WMaker, o que mais enchia as paciências era ficar procurando uma janela maximizada ao invés de simplesmente clicar nela na barra de tarefas (apertar F12 enche o saco). Alguém poderia me dizer? :)


» Marco () em 20/01 17:51

Para Peter Parker:

Instalei hj o XFCE4 e para mim foi uma grata surpresa, além de ter a barra de tarefas que vc havia perguntado, tem vários temas e icones (pra quem gosta, lógico) além de ser muito leve.
Acredito que para quem não faça questão de muitos recursos (como eu) é uma ótima escolha.


» marsguo () em 20/01 19:16

alguem sabe de uma distro ATUAL que rode bem num P100, 133 ou 166 com 32 mb. Pois tenho estas maqquinas rodando win95, e pretendo intalar o linux nelas em breve.


» Bebeto_maya () em 22/01 03:43

O XFCE nao tem icones na area de trabalho. O gerenciador de arquivos dele e bastante razoavel, e ele pode ser considerado nao um Window Manager, como o W.Maker, mas sim um ambiente de desenvolvimento, ja que vem acrescido de alguns add-ons.O bicho e exotico, se comaparado ao Rwindows,e leve,mas ja foi mais,vale a pena para quem gosta de novas experiencias.


» Mauro () em 04/03 18:52

Ai marsguo, eu estou instalando o linux em dois computadores antigos, ambos com 32 de ram.
Eu testei todos esses gerenciadores de janela, e o que obteve melhor desempenho foi o fluxbox, ou mesmo o blackbox, que pra mim pareceu a mesma coisa.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.