Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Slackware entra na era dos LIVE CDS

Notícia publicada por brain em dezembro 30, 2003 01:45 PM | TrackBack


Recebi um complemento às notícias de hoje sobre o Live CD baseado no Mandrake e sobre os CDs encartados nas edições recentes das revistas nacionais: "'No CD, os 100 melhores programas do ano. E ainda: PHP-GTK, plataforma baseada em PHP para criação de aplicativos multiplataforma, e Slack-Live, Linux que não precisa de instalação. Na revista, saiba como recarregar cartuchos de impressora na sua própria casa, aprenda tudo sobre lógica de programação e muito mais.' Apesar de ser considerada como o bicho papão das distribuições de linux, o Slackware, entrou na onda do LIVE CD, com a mesma qualidade das distro existentes, porém com algumas limitações em relações a algumas placas de vídeo, mas para aqueles se consideram curiosos, não devem deixar passar em branco a oportunidade de testar esta distribuição que tem 10 de sucesso e um legião de adoradores pelo mundo. Válter Júnior". A contribuição vem de Válter Júnior (valter_jr@ig.com.br), acompanhada deste link para a Geek.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Paulo Zambon () em 30/12 15:08

Na verdade o Slackware já tem o seu live cd (nas mesmas proporções do Kurumin, em MB e estrutura) desde junho de 2002. Confiram:

http://www.slackware-live.org/changelog.php


» lilux () em 30/12 15:24

O que chega a ser um live cd? um cd vivo?
incrível, mas eu ainda não sei.
:)

é verdade, eu não sei mesmo!

alguém pode explicar?


» Wolmar () em 30/12 16:04

CD vivo?

Live CD talves signifique CD "AO" Vivo.


» carlos araujo () em 30/12 16:08

O KDE realmente consome muitos recursos,depois de algum tempo de uso desisti, testei o ótimo XD2 da Ximian, mas acabei ficando mesmo com o Gnome, para meu uso o mais funcional, clean e de melhor performance e com grande esforço de desenvolvimento ocorrendo.É o que uso no meu MDK :-)


» Daniel Fonseca Alves () em 30/12 16:11

Um Live CD é um padrão de CD que se utiliza de células neuronais para o armazenamento, por isso o live(vivo) :P.

Falando sério se me lembro bem acho que são CDs que rodam um sistema operacional direto do CD sem precisar de HD.
Ex: Kurumin.


» Marcos Alexandre () em 30/12 17:25

É isso mesmo. Roda direto do HD sem precisar instalar. Excelente para experimentar a distro antes de formatar a máquina ou para fazer apresentações.


» MediaSonic () em 30/12 21:56

Corrijam-me se estiver enganado... O Slack Live CD não é instalável?


» Paulo Zambon () em 30/12 23:47

MediaSonic,

Se é instável eu não sei, só sei que já o baixei umas quatro vezes, em diferentes versões e em nenhuma delas consegui funcionar o vídeo. Quando consegui entrar no KDE meu mouse não funcionou e a tela congelou. Uma pena, pois estava (e estou) com vontade de "avaliar" essa distro. Inclusive reportei o suposto "bug" para os desenvolvedores (e fui respondido imediatamente, cerca de 24 horas depois) e eles afirmaram desconhecer o problema. Ainda vou persistir em usá-la.


» MediaSonic () em 31/12 08:45

A versão que rodei aqui foi a que veio numa revista, provavelmente o ISO foi obtido no site slackware-live.org. Esta versão rodou sem muitos problemas num Compaq EVO (Desktop P4 1.8), só achei bem mais lento do que o Knoppix, que roda que é uma beleza. Outra coisa que notei foi o acabamento em si que não é tão refinado quanto o Knoppix.


» Lyma () em 02/01 11:30


O projeto do Slackware liveCD mudou de nome e site, está agora no http://www.slax.org e melhorou em alguns aspectos. Leiam o changelog :)


» Manoel Pinho () em 03/01 12:26

E a questão da autodetecção de hradware ? Eu acho que essa é a parte mais difícil.

Seria interessante um live CD do Conectiva Linux, só que para ser funcional como o Kurumin a parte de detecção de hardware teria que ser tão boa quanto a do Knoppix ou Mandrake.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.