Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

PCLinuxOS: Live CD baseado no Mandrake 9.2

Notícia publicada por brain em dezembro 30, 2003 12:08 PM | TrackBack


Com a verdadeira avalanche de distribuições baseadas no Debian dando boot diretamente do CD surgidas ao longo de 2003, é interessante notar a cobertura do Slashdot sobre o PCLinuxOS, um CD baseado no Mandrake 9.2 feito para dar boot diretamente, sem necessidade de instalação - mas que opcionalmente pode ser instalado no disco rígido (como o Knoppix ou o Kurumin). Se a popularidade no DistroWatch serve como indicador, aparentemente este poderá ser um dos grandes sucessos de 2004. Quando será que vai surgir o primeiro mod nacional?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Flavio Moreira () em 30/12 12:19

OBSERVEM BEM ESSA AFIRMAÇÃO :

PCLinuxOS
should work on most modern computer hardware. Recommended memory to run is 256mb or more.


» Augusto Campos () em 30/12 12:24

Sim, a julgar pelo trecho em destaque parece ser um sistema operacional que faz bom uso dos hardwares correntes, e não um com foco em reaproveitar hardware antiquado.

O que é bom para quem tem hardware corrente, e felizmente há outras (excelentes) alternativas para quem tem hardware ultrapassado e quer aproveitar.


» Paulo Zambon () em 30/12 12:45

Calma gente! Não vamos ser xiitas. Vou baixar e dar uma olhada, depois posto o resultado. Estou igual a São Tomé: só acredito vendo!


» Augusto Campos () em 30/12 13:32

Como assim xiita? Quem foi xiita? Acho que está todo mundo calmo aqui :)


» Flavio Moreira () em 30/12 13:37

Coloquei a afirmação do desenvolvedor apenas para evitar "criticas" como : "Instalei no meu P133/16Mb ram e ficou muito lento ... "

Linux é ótimo mas NÃO faz milagres ...


» Sergio Salgueiro () em 30/12 14:14

Eu testei o Mandrake no AMD 300 MHz e tive que voltar para o Conectiva... Ficou impossível de usar...


» Leonardo Lopes () em 30/12 15:16

Flavio Moreira: Milagre ele naum faz, mas eu gostaria de citar dois fatos, a mandrake, como eh de conhecimento geral, eh uma distro desenvolvida para i586 e superiores, o q, logicamente, está bem acima do seu pc. Realmente o linux naum faz milagres, mas eh uma mão na roda, se vc tentasse compilar TODOS, ou pelo menos A MAIORIA, dos programas de uma distro "leve" como a Debian, a slack jah foi, mas atualmente soh roda em pcs i486 e superiores, vc conseguiria um bom resultado =D


» Flavio Moreira () em 30/12 17:03

Acima do meu PC ?!

Você não entendeu nada ... eu NÃO tenho um P133 !


» marsguo () em 30/12 20:16

desculpe, mas na adianta falar que mandrake é pesado e coisas do genero, pois nao conheço nenhum live cd que rode bem num 133/16mb. tb já é apelar vc querer rodar um sistema que naturalmente foi feito para abusar da memoria ram para nao ser necessário instalar no hd, e "esperar"que ele rode bem. assim nem kurumin.
para rodar numa maquina desta o ideal são aquelas distro que rodam a partir de um(ou dois) disquete(s) como o fresco (e cia.), pois elas foram feitas justamente para consumim o mínimo possível de recursos...


» Adenilson Cavalcanti () em 30/12 23:29

Amigos

O damn small linux eh uma boa pedida para maquinas abaixo de Pentium 133Mhz. Tem o fluxbox como interface, inclui varios programas (planilha, editor de texto/programacao, xmms, player de video, browser, etc) e a iso tem somente 50MB.

Existem relatos de ter funcionado adequadamente em coputadores 486.

Adenilson


» caffo () em 31/12 00:22

Vale lembrar que o próprio pessoal do Mandrak lançou recentemente uma distro live-cd, o MandrakeMove.


» Paulo Zambon () em 01/01 12:11

Pessoal,

Conforme afirmei acima eu ja baixei o PCLinuxOS e estou usando-o neste momente. Confiram uma pequena "analise" que fiz no link abaixo. Meu nick no forum no Kurumin Linux/GuiadoHardware e' zast. Olhem o link (Voces vao adorar a analise que fiz!!!)

http://www.kurumin.com.br/forum/viewtopic.php?p=61297#61297


» rafael () em 01/01 21:29

falando no mandrake move, achei uma porcaria, siceridade, uso o mdk 9.2 no meu pc mas esse live cd deles eu realmente não gostei, o kurumim e knoppix são bem melhores


» sonekka () em 08/03 15:56

Olha, eu rodei em um CEleron 2.4 com 512 de ram e ganhei um boot de SEIS MINUTOS. Lentaço. Desconta-se que ele é bom pacote pra usários desktop.
Mesmo com uma placa de vídeo FX 5600 ficou impossível jogar qualquer mínimo joguete.
As aplicações custam abrir, isso com leitor de CD de 48x. Quem tem hardware mais antigo, convém achar outra saída.


» sonekka () em 08/03 15:58

Olha, eu rodei em um CEleron 2.4 com 512 de ram e ganhei um boot de SEIS MINUTOS. Lentaço. Desconta-se que ele é bom pacote pra usários desktop.
Mesmo com uma placa de vídeo FX 5600 ficou impossível jogar qualquer mínimo joguete.
As aplicações custam abrir, isso com leitor de CD de 48x. Quem tem hardware mais antigo, convém achar outra saída.
outra coisa, não há porque ter que ficar passando aceite de termo de responsabilidade nem especificando usuário de sessão durante o boot. logo um de 6 minutos!? Buto e vou pegar um café.


» Anonimo () em 16/03 00:19

Ai que saudade do DEMO LINUX!


» Roulette () em 19/09 23:34

3270 http://www.roulette-w.com click here to play roulette online.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.