Notícia publicada por brain em dezembro 29, 2003 11:31 AM
| TrackBack
" "Qual é o país com maior grau de desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações no mundo? Quais são as nações que oferecem a seus cidadãos maior grau de acesso às tecnologias de infocomunicação? Como estão as nações do mundo em matéria de inclusão digital?"". A contribuição vem de Carlos Araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link do Estadão para maiores detalhes.
Há 64 países à frente do Brasil (que mesmo assim está no grupo dos que têm alta taxa de inclusão digital), e a campeã é a Suécia, seguida pela Dinamarca, Islândia, Coréia do Sul, Noruega e Holanda. Um trecho da matéria: "Os estudos que levaram ao indicador mostram que a simples disponibilidade de tecnologia ou de infra-estrutura não basta para garantir melhor grau de inclusão digital. Na pesquisa, 40% dos peruanos ouvidos disseram que, mesmo que ganhassem de presente um computador, não teriam como pagar os custos mensais do acesso à internet. No Brasil, milhões de pessoas gostariam de ter telefone fixo, mas não poderiam pagar sequer a assinatura básica residencial de R$ 35 ou mais."
Pode-se ver claramente o protecionismo em ação. Se fizermos um levantamento, descobriremos que 90% dos pc's estão com algum software pirata, senão o próprio sistema operacional. Sendo o software livre combatido, certamente aqueles muitos cidadão que possuiam software pirata, inocentemente, irão então possuí-los com plena consciência e elevada moral.Veja-se também o caso do DECSS, softwate p/ DVD: o rapaz autor do software, ganhou agora, na justiça, o direito de distribuí-lo.Veja os efeitos colaterais do protecionismo americano:estão tomando medidas extremadas de segurânça contra ataques terroristas; são presos dentro de casa.
wert Caius
Santa Catarina
Por favor, eu gostaria de saber o que realmente é a inclusão digital, e qual é a sua representação economica no país.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.