Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Análise do BeOS Zeta RC1

Notícia publicada por brain em dezembro 29, 2003 11:07 AM | TrackBack


" Quase não se fala no BeOS,apesar do interesse que esta distro vem despertando.Os desenvolvedores andam fazendo um trabalho sem pressa, sem a pressão do calendário, enfim, é mais uma opção de OS.". A contribuição vem de carlos araujo (carlos.araujo@mdnet.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes. Mas cuidado: são mais de 40 páginas de texto! ;-)

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Bode () em 29/12 13:23

Eu adoro este SO! Multimídia é com ele mesmo!
Isos..isos...isos! :0)


» lipe () em 29/12 14:01

Na lista Palm-BR já se fala no PalmOS 6 baseado em BeOS.

O novo caminho do PalmOS que agora é desenvolvido pela PalmSource, será voltado não só para PDAs mas também outros dispositivos portáteis como telefones e até notebooks.

Não sabia que eles estava também desenvolvendo o BeOS, achei que ele ia acabar pra dar lugar ao PalmOS.


» chato () em 29/12 23:30

BeOS não é uma distribuição, é um SO


» Lewis () em 30/12 01:01

O BeOS é muito legal, mas como disse o colunista o projeyo está a passo de tartaruga.


» Manoel Pinho () em 30/12 08:02

O BeOS tinha idéias interessantes (eu cheguei a usar por pouco tempo) mas temos que admitir que o sistema está morto, tendo sido enterrado de vez quando a Palm comprou a Be. Esse Zeta é apenas um produto comercial de uma micro empresa que licenciou o código da última versão em desenvolvimento antes da compra da Be e que está dando uma polida para vendê-lo. Não será gratuito nem muito menos um software livre.

Existem outros projetos tentando recriar o BeOS ou algo semelhante. Um deles usa o NewOS como kernel e tenta reinventar a roda. Outro usa o kernel linux para aproveitar os device drivers. Esse último me parece mais interessante, pois não vejo muito espaço para mais um kernel novo. Dá muito trabalho ter um sistema com um número grande de drivers.


» Icarus[L-22] () em 30/12 08:03

Poderia ter um projeto Amiga OpenSource tambem....
Imaginem soh, todo o poder de um computador Amiga com uma plataforma OpenSource....


» Alexandre C. Silvino () em 31/12 02:53

Bom, Na verdade o Zeta é um sistema baseado no esqueleto do que seria o último BeOS a ser lançado (que possuía o codinome de Dano). Um grupo alemão resolveu levar o sistema a frente, praticamente completando o que faltava no SO no peito e na raça. Mas esse filho bastardo herdará um problema crônico do seu antecessor: falta de suporte ao hardware. Imagine o problema que o Linux enfrentava a uns 3, 4 anos atrás e multiplique por 10 e vc terá uma idéia do problema. Sinceramente, espero que o sistema se desenvolva mas a tarefa desses caras é extremamente inglória.


» LiderLite () em 16/03 19:35

oi! eu ja usei o BeOS 3.0 e ele era bom. aqui uma dica aos programadores + experientes. adicionem um navegador da plataforma Geecko,juntem uma modificacao do kernel do linux,adicionem um explorador,e ponha um menu iniciar melhorado q vai dar! meu amigo conseguiu uma vez + aconteceu q tinha mto bug e ele parou.ai,vcs poderiam fazer pags de internet e divulga-lo. so cm a fama o pessoal ficaria curiso,pq ele e mto parecido cm MacOS 9.0


» LiderLite () em 16/03 19:36

oi! eu ja usei o BeOS 3.0 e ele era bom. aqui uma dica aos programadores + experientes. adicionem um navegador da plataforma Geecko,juntem uma modificacao do kernel do linux,adicionem um explorador,e ponha um menu iniciar melhorado q vai dar! meu amigo conseguiu uma vez + aconteceu q tinha mto bug e ele parou.ai,vcs poderiam fazer pags de internet e divulga-lo. so cm a fama o pessoal ficaria curiso,pq ele e mto parecido cm MacOS 9.0


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.