Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Microsoft possui projeto para dificultar spam

Notícia publicada por brain em dezembro 29, 2003 11:04 AM | TrackBack


" Um resumo de notícia da BBC Brasil: Um grupo de pesquisadores da Microsoft desenvolveu um projeto que pode solucionar, ou pelo menos amenizar, o problema do lixo eletrônico na internet. (...) "A idéia básica que estamos tentando desenvolver é tornar possível o remetente pagar pelo e-mail que ele enviar", explicou Ted Wobber, do grupo de pesquisa da Microsoft (MSR). O pagamento pelo envio de lixo eletrônico, também chamado de spam, não seria feito em dinheiro vivo, mas sim na memória e no poder necessário ao computador para interpretar os quebra-cabeças criptográficos. "Para cada pedaço de e-mail enviado, tiraria-se entre 10 e 20 segundos de energia do computador ", explica Wobber. (...) Paul Wood, consultor da firma de e mails MessageLabs, aprovou a idéia de transferir os custos para o remetente. "Um dos problemas fundamentais do spam é que ele não custa nada para ser enviado. Mas o receptor constantemente sofre com congestionamento de sua conexão à internet, perda de tempo e danos à sua máquina", afirma. Segundo ele, no entanto, para o sistema funcionar é preciso que ele seja mais democrático, e não de propriedade da Microsoft.". A contribuição vem de Wilfredo (perguntad0r@click21.com.br), acompanhada deste link para maiores detalhes.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Pacozila () em 29/12 11:53

E como ficam as newsletters grandes???

Não seria mais simples um protocolo baseado na autenticação do servidor de envio por certificado digital??

Junto a isso um acordo internacional de combate ao SPAM, para garantir que SPAMS gerados em outros países sejam punidos igualmente.


» rafael () em 29/12 12:16

e desde quando spammer manda e-mail de seu própio computador e de sua própria conta de e-mail?


» Douglas Augusto () em 31/12 09:50

A primeira coisa a se fazer é acabar com os Open Relays, servidores de envio de e-mail que permitem usuários anônimos enviarem e-mails.

A segunda é criar verdadeiras punições para spammers, não pseudos códigos de ética, como se tentou fazer aqui no Brasil.

Essa idéia da MS é simplesmente absurda.


» DKZ () em 01/01 02:37

Seria melhor a existência de autenticação por parte do usuário, onde os e-mails desconhecidos sejam automaticamente negados e só possam ser aceitos por meio de um protocolo de autorização (realizado pelo usuário).
Nesse protocolo hipotético poderiam haver strings coringas (*x@mail.com).


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.