Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Dica natalina: Rodar vídeos em Dinossauros através do MPlayer

Notícia publicada por brain em dezembro 22, 2003 11:25 AM | TrackBack


Marco Antonio Rodrigues (rodriguesvali@zipmail.com.br) disse: "Lendo alguns foruns, percebi que os colegas parecem desconhecer um recurso do MPlayer que possibilita a exibição de vídeos em um terminal texto puro (sem servidor gráfico). Com este recurso, é possível assistir qualquer vídeo em uma máquina K6 2 de 400 Mz (minha antiga máquina) ou até menor que isto.
Como fazer: 1)Abra outro terminal (Ctrol-Alt-F2) e se logue como root. Tem quer ser como root. Acredito ser uma questão de permissões que eu não consegui resolver. 2) Execute o comando: 'mplayer -vo vesa [nome do arquivo de vídeo]'. Ex: 'mplayer -vo vesa spiderman.avi'. Espero ter ajudado.
"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» CBral () em 22/12 11:33

Prefiro VLC, tem a qualidade melhor,e usa menos recursos da CPU, não consegui rodar dvd com mplayer.


» Yves Junqueira - nictuku () em 22/12 15:59

Por experiência pessoal, em um PII 233mhz, dependendo da placa de video pode ser melhor, use no próprio X, mplayer -vo xv

Se a placa de video for boa, fica BEM melhor do que modo de saída vesa, proposto acima.


» Adenilson Cavalcanti () em 22/12 16:32

Marco Antonio

Dica maneira.... gostaria que alguem rodasse testes de consumo de cpu utilizando esta opcao de saida de video, com maquinas dotadas de diferentes placas de video.


Adenilon


» zarathos () em 23/12 08:57

é preferivel usar a saida svga, pois consome menos cpu e nao some o prompt (em alguns casos), e nao precisa ser como root.
ex : mplayer -vo svga -ao oss -fs /home/matrix.avi
onde -vo svga (saida de video svga)
-ao oss (saida de audio open sound system)
-fs (fullscreen - tela cheia)
em caso de duvidas veja :
mplayer -vo help (opcoes de video)
mplayer -ao help (opcoes de audio)


» zarathos () em 23/12 09:01

esqueci de colocar onde baixar o mplayer, ha os pacotes compactados (fontes) e os binarios em rpm para suse e redhat.
www.mplayerhq.hu
espero não ter sido um mala escrevendo duas vezes.


» Aminha () em 24/12 17:44

"). Com este recurso, é possível assistir qualquer vídeo em uma máquina K6 2 de 400 Mz (minha antiga máquina) ou até menor que isto. "

A minha maquina é bem inferior a esta q vc colocou e eu rodo videos no mplayer normalmente nela, sem precisar usar esta opcao.


» Nenhum_de_Nos () em 26/12 19:42

hm ... nunca tinha tentado o vesa naum ... sempre em modo console era svga, mas soh ia como root :/

mas ... se eh pra ser leve ... q tal -vo aa ? :)


» adsf () em 27/12 16:35

_Qualquer_ acesso direto a memória de video precisa de permissoes root, tanto o vesa quanto o svga são extremamente lentos, muitos mais lentos que o normalmente usado xv ou gl (obviamente para usá-los o X e a placa de video tem que suportar os recursos necessários para eles). Ou seja : sem um framme-skip é impossivel rodar videos em micros antigos ...

um 133 pra voces terem uma idéia, mal consegue reproduzir uma mp3 de boa qualidade ....


ou seja: essa noticia é totalmente viajante (pra não falar dummy) e os posts que tem aqui são pior ainda ....


» joaocep () em 29/12 10:06

Olá pessoal, não esqueça das legendas.. muito importante nos vídeos.

#mplayer -vo vesa -sub

Abraços


» ofranja () em 30/12 05:27

1) Acesso direto à memória de vídeo não quer dizer velocidade. O 'framebuffer' da placa de vídeo é uma maneira rápida de se obter/escrever dados nesta, mas a manipulação destes é terrível. Em vez de utilizar o 'processamento' da placa de vídeo (para desenhar triângulos, quadrados, círculos, abstrair janelas, etc), utiliza-se a CPU para tal tarefa. E isso consome CPU.

2) SVGAlib é lenta, pois faz scaling via software, e não é muito otimizada. O modo VESA é bom, ficando emparelhado com o framebuffer (que, na maioria das máquinas, é praticamente a mesma coisa).

3) Para visualizar vídeos, onde apenas é necessário escrever os dados na memória, o framebuffer é rápido. E você não precisa de permissões de root, adsf. Apenas é preciso setar os modos do '/dev/fb?' para 0666 e pronto.

E é isso.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.