Notícia publicada por brain em dezembro 22, 2003 11:25 AM
| TrackBack
Marco Antonio Rodrigues (rodriguesvali@zipmail.com.br) disse: "Lendo alguns foruns, percebi que os colegas parecem desconhecer um recurso do MPlayer que possibilita a exibição de vídeos em um terminal texto puro (sem servidor gráfico). Com este recurso, é possível assistir qualquer vídeo em uma máquina K6 2 de 400 Mz (minha antiga máquina) ou até menor que isto.
Como fazer: 1)Abra outro terminal (Ctrol-Alt-F2) e se logue como root. Tem quer ser como root. Acredito ser uma questão de permissões que eu não consegui resolver. 2) Execute o comando: 'mplayer -vo vesa [nome do arquivo de vídeo]'. Ex: 'mplayer -vo vesa spiderman.avi'. Espero ter ajudado. "
Prefiro VLC, tem a qualidade melhor,e usa menos recursos da CPU, não consegui rodar dvd com mplayer.
Por experiência pessoal, em um PII 233mhz, dependendo da placa de video pode ser melhor, use no próprio X, mplayer -vo xv
Se a placa de video for boa, fica BEM melhor do que modo de saída vesa, proposto acima.
Marco Antonio
Dica maneira.... gostaria que alguem rodasse testes de consumo de cpu utilizando esta opcao de saida de video, com maquinas dotadas de diferentes placas de video.
Adenilon
é preferivel usar a saida svga, pois consome menos cpu e nao some o prompt (em alguns casos), e nao precisa ser como root.
ex : mplayer -vo svga -ao oss -fs /home/matrix.avi
onde -vo svga (saida de video svga)
-ao oss (saida de audio open sound system)
-fs (fullscreen - tela cheia)
em caso de duvidas veja :
mplayer -vo help (opcoes de video)
mplayer -ao help (opcoes de audio)
esqueci de colocar onde baixar o mplayer, ha os pacotes compactados (fontes) e os binarios em rpm para suse e redhat.
www.mplayerhq.hu
espero não ter sido um mala escrevendo duas vezes.
"). Com este recurso, é possível assistir qualquer vídeo em uma máquina K6 2 de 400 Mz (minha antiga máquina) ou até menor que isto. "
A minha maquina é bem inferior a esta q vc colocou e eu rodo videos no mplayer normalmente nela, sem precisar usar esta opcao.
hm ... nunca tinha tentado o vesa naum ... sempre em modo console era svga, mas soh ia como root :/
mas ... se eh pra ser leve ... q tal -vo aa ? :)
_Qualquer_ acesso direto a memória de video precisa de permissoes root, tanto o vesa quanto o svga são extremamente lentos, muitos mais lentos que o normalmente usado xv ou gl (obviamente para usá-los o X e a placa de video tem que suportar os recursos necessários para eles). Ou seja : sem um framme-skip é impossivel rodar videos em micros antigos ...
um 133 pra voces terem uma idéia, mal consegue reproduzir uma mp3 de boa qualidade ....
ou seja: essa noticia é totalmente viajante (pra não falar dummy) e os posts que tem aqui são pior ainda ....
Olá pessoal, não esqueça das legendas.. muito importante nos vídeos.
#mplayer -vo vesa -sub
Abraços
1) Acesso direto à memória de vídeo não quer dizer velocidade. O 'framebuffer' da placa de vídeo é uma maneira rápida de se obter/escrever dados nesta, mas a manipulação destes é terrível. Em vez de utilizar o 'processamento' da placa de vídeo (para desenhar triângulos, quadrados, círculos, abstrair janelas, etc), utiliza-se a CPU para tal tarefa. E isso consome CPU.
2) SVGAlib é lenta, pois faz scaling via software, e não é muito otimizada. O modo VESA é bom, ficando emparelhado com o framebuffer (que, na maioria das máquinas, é praticamente a mesma coisa).
3) Para visualizar vídeos, onde apenas é necessário escrever os dados na memória, o framebuffer é rápido. E você não precisa de permissões de root, adsf. Apenas é preciso setar os modos do '/dev/fb?' para 0666 e pronto.
E é isso.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.