Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Estadão: "Fim do Windows 98 prejudicará milhares de empresas"

Notícia publicada por brain em dezembro 18, 2003 09:54 AM | TrackBack


Ricardo Lopes de Alencar (ricardo@ccanet.com.br) disse: "Pode parecer que o assunto não está relacionado ao linux, mas imagine a oportunidade para convencer as empresas a migrarem para o Linux. Primeiro por não quererem pagar por uma licença do XP. Segundo por provar que software livre permite que qualquer um possa dar continuidade na manutenção de um sistema que o fabricante desista de suportar." Veja a matéria do Estado de São Paulo.

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Daniel Fonseca Alves () em 18/12 10:10

Eita, que vai dar dor de cabeça vai sim!
Olhe a Sun no meio de novo, se eu fosse mais ousado diria que a Sun fez isso para forçar uma migração para o Linux :-P.
Minha "Teoria da Conspiração".


» Penetro () em 18/12 11:51

Sem contar que migrar pro XP não implica em apenas pagar o preço do upgrade do windows, mas também das máquinas! Uma maquina beirando 700MHz/128MB roda confortavelmente um windows 98, mas se arrasta quando roda o XP.

E esta mesma máquina tem plenas condições de rodar um linux recente, com KDE 3.x e tudo!!!!

O irônico é que uma das ladainhas dos MS Sellers é que o Linux pode ficar sem suporte de uma hora para a outra... que ironia.....


» Carlos Araujo () em 18/12 12:06

Grandes oportunidades pro SL !


» Penetro () em 18/12 12:30

Interessante é pensar quais seriam os motivos de 80% das empresas ainda rodarem o 95/98, já que neste meio tempo tivemos o me e o 2000.

Dado que a explosão da informatização das empresas aqui no brasil ocorreu entre 95/99 (o que eu chamo de explosão é um micro para cada 1~2 funcionários) fica fácil de entender porque temos tantos 95/98

E depois de gastar tanto dinheiro em TI, talvez os donos das empresas simplesmente não tenham querido pagar os upgrades para versões mais recentes, do windows (bem como o custo da mão de obra associada ao upgrade).

Se este for um dos reais motivos, duvido que o upgrade para o XP será considerado, mesmo porque haveria muito hardware comprado exatamente nesta época, ou seja, máquinas que chegam no até uns 500MHz, com uns 64MB de RAM, no muito.

Neste caso, aí sim é que a coisa pega, por causa da necessidade de se trocar a máquina inteira, simplesmente pra fazer um upgrade no S.O.!!

Como estamos no final de ano, vou fazer uma da previsão:

"Os búzios me dizem que a microsoft não vai ter as migrações que espera, ao tirar o windows 98 de circulação (mesmo mundialmente) e vai lançar mão de uma estratégia já antiga: Romper com a compatibilidade de arquivos de aplicativos das versões anteriores de sua site office.
Assim, as empresas que usam offices antigos (rodando no 95/98) vão começar a ter problemas de comunicação com as que usam os novos (usários de XP).

O próximo passo será fazer um Office que não rode mais no 95/98, e esperar que os usuários migrem. (o office 2000 roda no win95/98. Já o office XP eu não sei)"


Mas voltando ao Linux, dado esse panorama que se aproxima, essa é a hora de quem trabalha com soluções de TI começar a propor o Linux, não só pelo custo, mas pela filosofia livre. O que quero dizer é que é hora de fazer a cabeça dos empresários a respeito da importância para os bolsos deles de se utilizar não apenas um sistema operacional livre, mas também padrões livres para arquivos, para bancos de dados, etc, para não se ver obrigado a dispender um monte de grana, só porque uma empresa está querendo forçar a venda de seu sistema operacional.


» Daniel Fonseca Alves () em 18/12 13:10

Sinceramente.
Alguém acha que neste caso se a Microsoft abandonar os seus usuários assim não será ela a principal perdedora ?
Empresas e usuários vão querer trocar seus PCs por computadores de melhor porte para somente terem um suporte da Microsoft garantido ?
Muitos empresas não olham para a segurança, querem somente "imprimir ou criar um documento" ou entrar no "programinha da Empresa" que foi criado pelo "João da esquina" ou comprado num "Shopping".
A Nova mania é ter uma Internet de Banda Larga compartilhada, enviar emails e viajar na Internet(que neste caso exige segurança e acho que vai vir daí os problemas).
Falo de empresas pequenas e médias que são as maiores fontes de emprego do País.
E os usuários ? Bom se for para jogar vale a pena mas acho que é só. O restante é irrelevante para a maioria. Seria até interessante se pudessemos ter mais jogos sendo criados para plataformar antigas, no estilo mais criatividade menos $ em Hardware!
Internet ainda não exige muito hardware (ainda!) e a nova moda é ter um acesso mais rápido e fazer downloads.
Neste caso o Linux entra nas seguintes possibilidades:
- Sem o suporte da Microsoft entra em empresas que usam o Win98 numa rede com internet compartilhada(questão de segurança).
- Nem falo dos servidores.
- Em casa com usuários que não podem fazer upgrade da sua CPU querem uma diversão mais criativa e menos $.
- Nos Downloads que podem ser feitos sem problemas de licenças.
Acho que os novos jogos OpenSource vão fazer muito sucesso ainda, o problema é divulgação.
É o exemplo claro de jogos criativos e menos $.
Concluindo "Só sei que nada sei!!!" :-))


» Alexandre Figueiredo () em 18/12 16:06

Bom, quem quizer migrar, envie um e-mail para mim... :o)
Nada que um Slackware 9.1 não resolva, Certo.
Não gosta, que tal o Fedora? Satirizando o Roberto Carlos: "São tantas distribuições..."
Ah! E com KDE 3.1...
Quê!? A aplicação também está bem rodada!? Tudo bem...A gente resolve.

[ ]s


» solano () em 18/12 17:00

Infelizmente, acho que haverá migrações sim.

Claro que em 90% dos casos vai o "piratão" mesmo, como já é hoje em dia. Ou alguém acredita que a grande maioria dos micros rodando Win estão licenciados? MS Office então...

Infelizmente, muitas pessoas não estão nem aí para o pagamento de licenças, usam "alternativos" mesmo.

A gente faz o que pode, mostra, fala das vantagens (estabilidade, segurança, gratuidade), mas a maioria dos usuários, que são aqueles do nível que sabem que "o Word é pra bater carta" e "o Excel é pra fazer planilha", esses... é difícil convencê-los.


» Bogdano () em 18/12 23:33

Nós devemos lembrar também que existem (na verdade um monte) pequenas empresas que pagam pro "João da esquina" fazer a instalação e a configuração (inclue-se ali também a banda larga citada acima) para eles. Essas empresas sequer sabem da existência de um suporte da Microsoft. Deu problema? Chama o "João da esquina".

O problema está no "João da esquina", ele que deve ser o 'agente' que irá propagar o Linux pelas empresas.

Além do João, existe o Pedro, o cara que faz o programinha da empresa. Ele também deve estimular essa migração.

As empresas apenas querem que as coisas funcionem. A Microsoft conseguiu "satisfazer" isso muito bem -tudo bonitinho, tudo aparentemente funcionando. Travamentos? Vulnerabilidades? As pessoas se acostumaram... agora elas culpam o hardware...
Só as empresas um pouco maiores irão efetivamente migrar por que o Win98 não terá mais suporte. O resto continua quase na mesma.

A tarefa de João e Pedro é mostrar que existe algo melhor para todos.


» Manoel Pinho () em 19/12 07:59

Penetro,

Na realidade a última versão do M$ Office, a 2003, já não roda mais em Windows 9x. Veja

http://www.microsoft.com/office/editions/prodinfo/sysreq.mspx

"Operating system

Microsoft Windows® 2000 with Service Pack 3 (SP3) or later; or Windows XP or later"


Ou seja, adeus Windows 9X e Me...

É só esperar alguns anos até que os piratas domésticos usando Office 2003 sejam maioria e comecem a mandar documentos feitos para essa versão... Em tese o formato ainda é compatível com a versão XP (que roda em Windows 9x), mas eu acredito que sempre deve haver alguma coisa nova incompatível.


» Marcos Vinicius () em 20/12 23:23

Eu não tenho nada contra..porem que o windows xp e um super windows....um dos melhores que ja fizeram sem a ajuda do dos!!!!

Apesar que o linux é um os super simples porem dificil...

Não tendo o mesmo prolema que o windows me teve na sua estreia..

(pra quem não se lembra foi a maior gafe da historia da informatica: o windows travar no meio da sua propria amostra..)
ilariante né!!

hpdazora@hotmail.com


» Criptos () em 24/12 14:23

Concordo com tudo que postado, as empresas pequenas não pagam licensa.. Todos sabemos disso !! E o "João da Esquina" desconhece linux..
Se conhece, pouco o suficiente para um suporte técnico e de qualidade. A revolução virá quando as escolas começarem a incentivar o uso do software livre, não importando a distro.
A maioria das empresas pequenas, só querem digitar propostas de vendas, contratos de aluguel e etc. Tem gente que mal sabe que existe outro sistema sem ser o Windows. É triste mas é verdade, as pessoas acostumaram a seguinte linha de pensamento: "Vou trabalhar, mas o que me interessa é o meu no fim do mês, dane-se a empresa.". Isto significa que a maioria das pessoas não tem a menor vontade de saber, conhecer algo diferente em relação ao seu trabalho.
Por que o sonho de todo brasileiro é ser funcionário público? Para ganhar sem trabalhar...
Essa é a verdade, ninguém presta concurso para o Banco do Brasil só porque quando era criança queria ser bancário (hehehehe)... Nós nos tornamos "prostitutos do conhecimento", alugamos o nosso tempo e conhecimento em troca de dinheiro.
Não procuramos a satisfação profissional... É triste, mas é verdade, enquanto as pessoas manterem esse tipo de pensamento mesquinho e simplista, nada irá mudar, o pirata sempre irá existir e a M$ continuará reinar pois nenhum funcionário tem VONTADE de aprender algo novo...
Niguém tem CORAGEM para mudar....

Não seja mais um na multidão, abra a sua mente... pense... reflita.. sinta... use linux!!!!


» Miron Jaques () em 13/01 16:18

REDICULO!!
ESTE COMENTARIO, NEM ESTAMOS PREPARADO PARA DAR BAIXA NO WINDOWS 98 NA REALIDADE DEVERIAM TER O BOM SENÇO, E RECUPERAR E ATUALIZAR O WINDOWS 98, E NÃO ACABAR DE VEZ!! O MILENIUM JUNTAMENTE COM O 2000 EO XP É UMA MERDA!!!

Miron Jaques
Jornalista


» Raylander () em 19/03 16:21

Porque a Linux tem um PINGUIM como brasão???Ahahauahuhuahua
é Pq ele fica sempre gelado?
O Win xp é o melhor mesmo com seus Bugs =0)


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.