Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Demo do Looking Glass da Sun

Notícia publicada por brain em dezembro 17, 2003 11:17 AM | TrackBack


Berzek (berzek@tiscali.it) disse: "Li uma noticia publicada num portal dedicado ao linux (ziobudda.net), aqui na Italia, que está on-line uma demo de apresentação do novo ambiente Desktop da Sun, o "Looking Glass". Parece revolucionário... mas para rodar precisa de hardware caprichado, placa de vídeo 3D acelerada, etc, etc, etc... confira!"

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Elder Monteiro () em 17/12 11:33

Caraca... esse ambiente gráfico da Sun está ficando muito bom. Tem tudo pra ser uma revolução nos modelos atuais de ambientes gráficos.


» Mandark () em 17/12 11:40

Soh a Sun mesmo pra fazer um negócio pra Linux e por a apresentação pro RealPlayer...


» Welington R. Braga () em 17/12 12:06

Quem ainda não foi ver, é bom ir correndo. Antes que a Microsoft compre a SUN e e diga q a ideia foi dela!


» ofranja () em 17/12 12:31

Esse notícia é do início do mês [vide: http://pontobr.org/article.php?sid=423].

Lá nos comentários há um link para uma versão que roda bem no MPlayer (e que não é em formato do RealPlayer).

É isso.


» Cesar () em 17/12 13:35

A notícia não é tao nova, mas pelo que constatei o video do link de hoje é diferente deste que vc passou ofranja...


» Jair () em 17/12 14:00

Parece bacana, mas será que realmente vai facilitar ou somente será mais um eyecandy?


Jair,


» Rodrigo Nishino () em 17/12 14:01

Tenho que admitir que na hora em que a janela do Netscape virou pro cara por anotações ... até eu aplaudi.


» Peter Parker () em 17/12 14:10

Poxa, achei bem legal. Isso é o bom do Linux: a gente tem desde os gerenciadores leves até esse aí, que se realmente sair da prancheta, vai deixar o windows no chinelo em termos de eyecands pra impressionar a namorada e o irmão mais novo.


» Carlos Araujo () em 17/12 14:11

O problema do ambiente proposto pela Sun é que ele corre em Java, suponho então que pode não ter todo o ganho que imaginamos.Pra mim apps Java sempre teve performance sofrível, imagine então um desktop inteiro, se for este o caso?


» Adenilson Cavalcanti () em 17/12 15:12

Amigos

A Sun nao eh tao inovadora quanto dizerm em software.... basta ver que o Solaris nao passa de BSD + System V com algumas linhas de codigo colocadas pela sun. Seu forte sempre foi em hardware.... foi assim que surgiu o conceito de workstation.

A ultima da SUN (para vcs verem como ela eh benevolente) foi basear seu "Linux Java Desktop" no projeto morphix (www.morphix.org) sem sequer colocar uma nota de agradecimento.


Bem que o Augusto poderia colocar um link a respeito.


Atenciosamente


Adenilson


» Rafael () em 17/12 15:13

Aqui no trampo (EMBRAER) recebemos um cd demo deste ambiente, vou procurar para instalar e ver como é.


» Peter Parker () em 17/12 16:15

"A Sun não é tão inovadora em software".
RPC, nfs, yellow pages, java. Vai ver eu é que sou inovador...
Quanto a performance do Java, existem várias alternativas que deixam ele muito rápido. Uma delas é o SWT, que o eclipse usa.


» Joselito () em 17/12 16:27

"A Sun não é tão inovadora em software".
Onde esse cara vive ?
O kernel do Solaris eh um dos melhores que existem.
Um dos sistemas mais robustos e escalaveis que o mundo ja viu.
Sem contar o Java, que dentre as linguagens modernas, é uma das melhores linguagens de programacao , tanta eh que inspirou a criacao de outras - nao preciso citar nomes ;-) .
A SUN fez renascer o antigo e morto paradigma de VM, que aposto que quase todos utilizam hoje.


» Phillip Calçado () em 17/12 17:10

Acho que a interface é ótima e tal, mas fica meio subutilizada com os dispositivos e entrada de hoje. Mouse e teclado para algo 3D não me parece muito legal, mas é o início dos novos tempos, fora que o cara toda hora fala mal da M$, hehehe...

Quanto à Sun inovar ou não, é brincadeira dele, né?


» George Tavares () em 17/12 18:03

[quote]
Quem ainda não foi ver, é bom ir correndo. Antes que a Microsoft compre a SUN e e diga q a ideia foi dela!
[/quote]

Eles ja tem o desktop deles, nessa linha, se chama LongHorn. Bem, vai ter, em 2006, 2008?


» Manoel Pinho () em 17/12 19:15

Embora eles falem que usa tecnologia Java eu duvido muito. Provavelmente é feito em C/C++ e usa OpenGL... É só marketing para associar o nome ao Java, que eles estão querendo promover bastante para fazer frente ao .Net.


» Bruno Kussler Marques () em 17/12 23:56

Pessoalmente eu achei as tiradas com a M$ tão boas quanto o projeto em si, mas uma coisa que achei interessante é que ele ainda 2d ( sem abrir os programas e só com os icones ) fica incrivelmente parecido com o MacOS X e tem algumas funções que parecem a evolução misturada do Exposécom o Fast User Switching do novo Panther. ( sem bem que os 2 fazem beeeeem menos coisas que esse ).
Engraçado é que existia uma compania chamada Looking Glass que produzia um simulador de vôo ( muito bom por sinal chamado Flight Unlimited mas que tinha muito o que desenvolver pra falar a verdade ) . Me diverti muito no DOS pilotando o BeechJet nele hehehehe....
Acho que agora com o novo servidor X do Freedesktop.org se o Gnome e em especial o KDE não correrem atrás vão ser atropelados pelo eye candy que vai ser o hit do momento dps da onda xp que atacou até os Linux e BSDs desktops.


» MediaSonic () em 18/12 08:20

Eu particularmente não gosto de SUN e ainda a associo como uma empresa de Hardware, pois:
- O suporte a seus softwares é sofrível. A Microsoft dá de 10 x 0 na SUN neste quesito.
- Não é assim inovadora: A ideia inicial do Java, proposto pela SUN foi um fracasso total. E o Java atualmente ainda é complicado. Falo isso, pois trabalho com essa tecnologia diariamente. Fazer aplicações desktop em Java é sofrível, além de ser lento para rodar. O SWT é uma opção, mas sua arquitetura de implementação/bibliotecas ainda são tão complicadas quanto o Swing. O Solaris, bem, este eu respeito, mas realmente é um BSD anabolizado. E não duvido que um BSD* faça tão bem quanto o Solaris em muitos casos. A SUN atrelou o seu S.O. (???) desktop ao Java, exatamente porque todo mundo sabe que a SUN em desktops é péssimo.
- Java Desktop System? Leia-se SuSE Linux.
- O servidor J2EE da SUN é: iPlanet, SunONE ou Java Enterprise? Ah, nem eles se entendem.
- Quem já administrou os servidores iPlanet da SUN sabe de tudo isso que estou falando.
- A SUN é pessima em marketing e sustenta seu orgulho a ponto de terem a coragem de usar Solaris/CDE em micros de secretarias e atendentes.


» MediaSonic () em 18/12 08:43

http://morphix.sourceforge.net/modules/xoopsgallery/view_album.php?set_albumName=album18

Sem creditos ao Alex!

Tomem muito, mas muito cuidado antes de vangloriar a SUN, ela é muito pior que a Microsoft!


» Peter Parker () em 18/12 10:43

Sim, a Sun é bem pior. Ela criou o rpc, o nis, o nfs, java, e nunca cobrou nada. Eu trabalho diariamente com Java, e sinceramente, ao contrário do amigo acima, tenho só me surpreendido. Quanto a usar o Solaris, eu não posso dar minha opinião, porque eu nunca usei... agora dizer que a Sun é pior que a MS é brincadeira, né?


» MediaSonic () em 18/12 10:58

"Ela criou o rpc, o nis, o nfs, java, e nunca cobrou nada": Vc está certo disso? Será que foi a SUN que criou tudo isso? O Java é uma especificação, e mantida por um monte de empresas. Cada um propõe melhorias. A SUN por si só criou o primeiro modelo do Java que foi um fracasso total.

Agora meu caro, quando foi que eu disse que o Java era ruim? Disse que ainda é muito complicado. Só isso. Cara, leia melhor antes de ser tão ofensivo! E deixe de lado suas paixões. Leia mais sobre a SUN e veja que tudo o que vcs falam mal da MS a SUN faz pior.


» Phillip Calçado () em 18/12 11:06

"A idéia original do Java foi um fracasso"... ei, qual? A do controle remoto? Então vamos lá: o cotnrole remoto foi umf racasso, o Java se espalhou de uma maneira absurda, uma idéia boa, não tão original, ams que funciona. Quem começa a programar em Java torce o nariz para um programa híbrido C++, cheio de funções e metodologia estruturada. Blz, Java é lento mesmo com Swing, etc., etc. mas a tendÊncai mundial é cada vez menos aplicativos coorporativos em desktops, o browser é o novo aplicativo universal. Acabei de migrar um projeto enorme e extremamente lento em swing para a web, com Tomcat (olha, a implementação oficial do Servlets/JSP da Sun é software livre, da ASF ainda, nossa, que maus eles são!) e MySQL, diferença pro usuário só emt ermos de velocidade.
A Sun corrdena e dá suporte a padrões abertos no Java, com comitês apra discussão e implementação, os códigos das classes acompanham o SDK (quer saber como uma String por dentro? Procure o código e olhe!), Solaris pra Intel free, etc. etc. Ruimd e marketing? Digite JAVA no google e você vai ver o quão ruim ela é, e ainda que fosse, isto não a impediria de criar uma tecnologia excelente.

Entretanto, estamos falando de uma empresa, não uma casa de caridade. A marca Java é deles, podem colocar em uma caneca ou em um SO, o importante é vender.

E só porque o Swing é lento, não quer dizer que qualquer iniciativa Gráfica em Java o seja, já viu alguns jogos que tem nesta tecnologia?


» MediaSonic () em 18/12 11:35

"A idéia original do Java foi um fracasso"... ei, qual? A do controle remoto? Então vamos lá: o cotnrole remoto foi umf racasso, o Java se espalhou de uma maneira absurda, uma idéia boa, não tão original, ams que funciona.
=== Quando foi que eu disse que o Java NÃO funciona? Apenas digo que o Java NÃO é da SUN (a propria SUN sempre diz isso em suas palestras). Idealizado, mas existe um grupo muito grande por trás da tecnologia. Obviamente a SUN tem seu nome atrelado.

Quem começa a programar em Java torce o nariz para um programa híbrido C++, cheio de funções e metodologia estruturada.
=== Não entendi essa... ;-)

Blz, Java é lento mesmo com Swing, etc., etc. mas a tendÊncai mundial é cada vez menos aplicativos coorporativos em desktops, o browser é o novo aplicativo universal.
=== Sem dúvidas.

Acabei de migrar um projeto enorme e extremamente lento em swing para a web, com Tomcat (olha, a implementação oficial do Servlets/JSP da Sun é software livre, da ASF ainda, nossa, que maus eles são!) e MySQL, diferença pro usuário só emt ermos de velocidade.
=== A SUN "ainda" não tem maturidade o suficiente para desenvolver softwares, por isso libera ALGUNS softwares, por exemplo: StarOffice, Tomcat, etc. Em seguida empacota e as vende como produtos. Não tem nada de errado nisso, mas parem de vangloriar a SUN e coloca-lo neste pedestral!

A Sun coordena e dá suporte a padrões abertos no Java, com comitês apra discussão e implementação, os códigos das classes acompanham o SDK (quer saber como uma String por dentro? Procure o código e olhe!), Solaris pra Intel free, etc. etc.
=== Eu sei. Agora modifique a classe String, distribua e diga isso pra SUN, eles vão adorar. Veja a historia do Blackdown.

Ruimd e marketing? Digite JAVA no google e você vai ver o quão ruim ela é, e ainda que fosse, isto não a impediria de criar uma tecnologia excelente.
=== O que isso tem a ver? o Bin Laden tb tem muitos links no Google e ele não faz marketing. :-)

Entretanto, estamos falando de uma empresa, não uma casa de caridade. A marca Java é deles, podem colocar em uma caneca ou em um SO, o importante é vender.
=== Isso mesmo.

E só porque o Swing é lento, não quer dizer que qualquer iniciativa Gráfica em Java o seja, já viu alguns jogos que tem nesta tecnologia?
=== Sim, muito legais, mas como é mesmo os jogos em C++?

Gente, eu convivo com o Java diariamente é fantástico sim, robusto sim, poderoso sim. Mas é complicado ainda. Melhorou muito, mas muito mesmo, mas ainda é longe do estado da arte. Quer um exemplo? O Delphi. Simples, rápido e extremamente robusto. Fazer aplicações WEB em Delphi é muito simples. No Java está ficando simples. O Java ainda não possui ferramentas tão robustas como o Visual Studio da MS. Não vai demorar é certo, entretanto estamos discutindo o cenário atual. Então alguns devem estar pensando: Ih, é leigo, não conhece o Java e seu poder, não conhece a SUN. Bom, pensem o que quiser, mas leiam o Mundo Java as vezes, ok. Coerencia antes da ideologia ok!


» Adenilson Cavalcanti () em 18/12 13:06

Amigos

Talvez minhas palavras tenham sido mal interpretadas.... Não nego as contribuicoes da Sun aos sistemas Unix, mas pesquisem pela história da empresa e verão que ela nasceu como uma empresa de hardware. A maior parte de sua renda é provida pelas vendas de hardware (tanto que o preço do solaris é marginal para quem compra hardware da Sun).

E SIM! o solaris é um excelente sistema operacional..... mas foi baseado no BSD + System V e ACORDEM roda muito bem somente em estações SPARC. A versão dele para X86 é uma piada e dúvido que todos aqui tenham workstations Sun para usar em casa. Aqui no laboratório onde trabalho tem algumas ultra sparc.... quando queimou a placa de rede de 1 (UMA) estação(há uns 2 anos) gastamos R$2100 para trocá-la!


Sobre o Java: certa vez li um livro de um dos autores da linguagem (não me recordo do título). Ele comentou que o Java foi criado como um "C++ -", ou seja, aproveitar as características legais do C++ retirando o que eles consideravam "perigoso" como ponteiros, alocação de memória de baixo nível, templates, etc. De fato, as semelhanças das linguagens são grandes, mas vejam que não se partiu do zero.

Quanto ao C/C++, até hoje se vocês quiserem fazer algum programa complexo ou sério não tem como fugir. Seja para sistemas operacionais (Linux, Windows, Solaris, BSD), jogos (Quake, Unreal, etc), aplicativos científicos (R, S-plus, SAS, Maple) ou simulação/visualização (Open GL é frequentemente utilizada em C/C++ sendo sua especificação em software implementada em C) o C/C++ é a linguagem "de fato".


Atenciosamente


Adenilson


» MediaSonic () em 18/12 13:34

Antes de entenderem errado:

"A SUN "ainda" não tem maturidade o suficiente para desenvolver softwares [de proposito geral]".


» ofranja () em 18/12 15:31

Swing e SWT são apenas bibliotecas gráficas para o Java; dá pra fazer muito mais coisa com ele do que programar para ambiente gráfico. Na minha opinião, a maior falha do Java é ser uma linguagem de programação somente imperativa.

Cesar: Eu não vi o vídeo em realplayer, só o mp4.


» Eduardo Moreira () em 18/12 16:15

Nem quero encomodar, mas vocês repararam que isto virou uma discussão sobre se a Sun (leia-se java) é ou não bom! Acabaram por esquecer de comentar sobre o tópico, que deixe-me lembra-los, é "Demo do Looking Glass da Sun".

Este Desktop parece ser muito bom, e queiram ou não (gostem ou não da Sun) inovador!

Abraços a todos, e... Java é uma excelente linguagem de programação, como tantas outras excelentes linguagens de programação! Perde em alguns quesitos em relação a uma ou outra, assim como ganha em outros!

Não vamos tornar deste espaço um local de discussão sobre qual é a melhor linguagem!

Abraços a todos.

Obs: se alguem tiver mais link bons sobre Demo do Looking Glass da Sun, serão bem vindos


» Phillip Calçado () em 18/12 16:53

O debate não é sobre a melhor linguagem, mas sobre vantagens e desvantagens do Java.

A questão do "C++ -" (isso gera erro de compilação... :P) e o que eu comentei sobre C++ vs. Java é que Java é totalmente orientado à objetos, C++ não, menos ainda Delphi Language(como a Borland/Inprise/"Sei lá qual o nome que estão usando essa semana" chama o Object Pascal deles. É muito mais difícil programar OO em Delphi do que de forma estruturada. Java tem ponteiros, mas não com a força do C++, isto pode simplificar as coisas proprogramador, ams perde um dos maiores atrativos do C/C++, aquela sensação de "EU MANDO NESTA MÁQUINA!!!".

Uma das coisas que venho acompanhado coordenando equipes de desenvolvedores é que cada vez mais aparecem montadores de aplicação. Hoje em dia é extremamente fácil pegar 4 ou 5 frameworks e montar um sistema enorme e robusto, mas as pessoas~só estão sabendo jutnar os pedacinhos. QUalque livro de engenharia de software (como se existissem muitos...) dos anos 80, 70 até já previam isso, mas não achei que seria tão visível (ou não dei os devidos créditos aos mestres). Delphi, VB e Java são linguagens de montadores de aplicações, mas acontece o seguinte: em VB ou Delphi, você pega o componente, olha como ele espera receber dados e os passa, 100% caixa-preta, no mundo Java, as coisas passam de caixas-cinza à transparentes, porque as especificações estão aí, na cara: www.jcp.org .

Antes de Java, eu nem sequer sabia que a SUn fabricava software, ah, perdão, tinha o Star Office bem antigo, que eu considerava uma das piores coisas que já foram isntalados no meu PC, acho que veio com a impressora, sei lá. O fato é que a SUn cresceu muito, com ajdua da IBM, HP, do diabo a quatro, ams está crescendo cada vez mais. O legal enste crescimento é notar que ao cotnrário da famosa fabricante de bugs de Redmond, a SUn cria uma comunidade de empresas e pessoas sobre os padrões. Java não é dela, tá bom, você mesmo cita a mudança do código da String e tal... ´

Eu creio que Java está pronta para o futuro das aplicaç~eos coorporativas. Lembram do PetShop.NET versus o J2EE? Microsoft ganhou em LOC (graaaaaaande métrica...),e, diz ela, em desemepnho, mas e a portabilidade? Otimizar para Windows 2003+ SQL Server 2000 é legal rpa eles, ams não rpo mundo real. Uma emrpesa com um quadro de TI descente consegue montar toda uma estrutura J2EE (estou falandod a estrutura apenas) pagando praticamente o hardware. Aidna ontem eu estava falando com alguém sobre a lerdeza do Swing, e a pessoa falou que ahcava que as pessoas ainda não sabiam explorar a ferramenta, pro isso as coisas eram lentas. Pra mim, Swing é bonitinho em conceitos OO, bonitinho de se ver, ams uma procaria pra se implementar. Você está certo, nada mais fácil do que criar uma janela no VB ou Delphi, mas sem coisas como LayoutManagers, como ficará sua aplicação em outro gerenciador de janelas?
Delhpi, VB, C++ semrpe terão seus espaços. Na verdade, acho que só C++ deve ficar no topo, porque é uma das linguagens mais pdoerosas, robustas e agradáveis de programar que existem. Os aplicativinhso de empresas pequenas feitos hoje em Delphi e VB devem morrer em breve, web-based é muito mais negócio para qualquer um.

Ah, sistemas operacionais feitos em Java existem, e são tão bons que habitam vários palms e celulares pelo mundo. E eu vivo imerso em Java todos santo dia também, tanto no trabalho quanto em projetos paralelos, graças a Deus não trabalho só com Java, pois não coloco todo o meu investimento em um bolso só, ams de todas as tecnologias emergidas recentemente, prefiro ela. A, sou também entusiasta de C/C++ ANSI, minha IDE é vi+gcc+gdb+man, mas atualmente projetos grandes nesta área têm sido muito raros.

Abraço a todos


» Phillip Calçado () em 18/12 17:24

Me ocorreu algo agora...

"A SUN 'ainda' não tem maturidade o suficiente para desenvolver softwares, por isso libera ALGUNS softwares, por exemplo: StarOffice, Tomcat, etc. Em seguida empacota e as vende como produtos. Não tem nada de errado nisso, mas parem de vangloriar a SUN e coloca-lo neste pedestral!
"

Realmente, não tem amturidade para desenvolver software, como um finlandês de sobrenome Torvalds não tinha ao lançar seu kernel. Qual o problema de trabalhar em comunidade? Isto é prova de falta de maturidade? Competência? Nossa, acho que todos os kernel hackers por aí não são imaturos (pelo menos em programação :P)

Ah, e o Tomcat é da ASF, apoiado ao extremo pela Sun, mas é da ASF. Não coloco a Sun num pedestal, apenas admiro o trabalho de uma empresa que está com um crescimento bem alto utilizando padrões abertos. Neste ponto, até a "trabalha-comigo-ou-faço-uma-oferta-agressiva-sobre-vc-e-vira-uma-divisãozinha-qualquer!" IBM está de parabéns.

Abraço


» hamacker () em 18/12 17:31

Acho que alguem ai falou asneira, Delphi é um IDE para o ObjectPascal, se nao gosta do IDE do Delphi, digita o programa no notepad ou vi e depois compila pela linha de comando. Se voce nao gosta de interface MDI ou SDI, prefere o modelo WEB tudo bem, ainda com o ObjectPascal voce poderá cria-lo, se prefere a interface CRT, tudo bem então, vamos ignorar a linguagem OO e passamos para a procedural e o velho writeln, se deseja criar um codigo pascal que seja compilavel em Linux e Windows tudo bem, joga uns ifdef para desviar a compilacao, programacao em n camadas ?, criação de emuladores ?, ... não há nada que se faça com C++ que não se faça com o pascal, só precisa saber se vale ou não a pena. Comparar ObjectPascal com VB foi o fim da picada. O fato de existirem muitas pessoas usando o Delphi como brinquedo Lego não quer dizer que a linguagem é falha, ao contrário é tão boa que dá até para brincar de escrever sistema com ela, pena que é um brinquedo bem caro!
Comparar uma linguagem com a outra só pode dar em "flames" (ainda mais Pascal c/ VB, nada a ver) porque ninguem sabe ceder ou tem noção exata do que está expressando com palavras.

Quanto ao Looking Glass, acho bastante interessante a iniciativa da SUN, embora também ache que ela não vai distribuir seu ambiente grafico até que as maquinas atuais possam roda-lo perfeitamente a perigo de se queimar. Pessoas como eu, vao instala-lo e depois de matar a curiosidade vao remove-lo assim que perceber que lhe falta "algo mais"...
inte+


» MediaSonic () em 18/12 17:44

A questão do "C++ -" (isso gera erro de compilação... :P) e o que eu comentei sobre C++ vs. Java é que Java é totalmente orientado à objetos, C++ não, menos ainda Delphi Language(como a Borland/Inprise/"Sei lá qual o nome que estão usando essa semana" chama o Object Pascal deles. É muito mais difícil programar OO em Delphi do que de forma estruturada. Java tem ponteiros, mas não com a força do C++, isto pode simplificar as coisas proprogramador, ams perde um dos maiores atrativos do C/C++, aquela sensação de "EU MANDO NESTA MÁQUINA!!!".
=== Delphi OO dificil? Que é isso. Tão simples quanto o Java. O Java não é totalmente OO, o que me diz sobre os tipos primitivos? Sobre os ponteiros em Java. Que eu saiba, não mexemos diretamente com ponteiros, é certo que todos os objetos são ponteiros, mas não fazemos as referencias diretamente, a não ser que seja na JVM usada na telemetria da Mcllaren F1 Team.

Uma das coisas que venho acompanhado coordenando equipes de desenvolvedores é que cada vez mais aparecem montadores de aplicação. Hoje em dia é extremamente fácil pegar 4 ou 5 frameworks e montar um sistema enorme e robusto, mas as pessoas~só estão sabendo jutnar os pedacinhos.
== Em Delphi vc já faz isso há muito tempo atrás.

QUalque livro de engenharia de software (como se existissem muitos...) dos anos 80, 70 até já previam isso, mas não achei que seria tão visível (ou não dei os devidos créditos aos mestres). Delphi, VB e Java são linguagens de montadores de aplicações, mas acontece o seguinte: em VB ou Delphi, você pega o componente, olha como ele espera receber dados e os passa, 100% caixa-preta, no mundo Java, as coisas passam de caixas-cinza à transparentes, porque as especificações estão aí, na cara: www.jcp.org .
=== Que eu saiba a VCL do Delphi é bem aberta.

Antes de Java, eu nem sequer sabia que a SUn fabricava software, ah, perdão, tinha o Star Office bem antigo, que eu considerava uma das piores coisas que já foram isntalados no meu PC, acho que veio com a impressora, sei lá. O fato é que a SUn cresceu muito, com ajdua da IBM, HP, do diabo a quatro, ams está crescendo cada vez mais. O legal enste crescimento é notar que ao cotnrário da famosa fabricante de bugs de Redmond, a SUn cria uma comunidade de empresas e pessoas sobre os padrões. Java não é dela, tá bom, você mesmo cita a mudança do código da String e tal... ´
=== Excelente colocação. Falou tudo, mas a SUN não esta crescendo assim não.

Eu creio que Java está pronta para o futuro das aplicaç~eos coorporativas. Lembram do PetShop.NET versus o J2EE? Microsoft ganhou em LOC (graaaaaaande métrica...),e, diz ela, em desemepnho, mas e a portabilidade? Otimizar para Windows 2003+ SQL Server 2000 é legal rpa eles, ams não rpo mundo real. Uma emrpesa com um quadro de TI descente consegue montar toda uma estrutura J2EE (estou falandod a estrutura apenas) pagando praticamente o hardware.
=== Há controvérsias. Por exemplo: Vamos supor:
JBoss + Postgres + Linux. Só neste trio, já teriamos que contratar 3 consultorias, pois nenhum deles é trivial o suficiente para se colocar em risco um investimento qualquer em TI e convenhamos, exceto o Linux, as demais tem um preço bem salgado. Uma estrutura compreende um parque funcional.

Aidna ontem eu estava falando com alguém sobre a lerdeza do Swing, e a pessoa falou que ahcava que as pessoas ainda não sabiam explorar a ferramenta, pro isso as coisas eram lentas. Pra mim, Swing é bonitinho em conceitos OO, bonitinho de se ver, ams uma procaria pra se implementar.
=== Exatamente! Existem meios de se implementar SWING para que este seja menos lento, mas isso consome tempo desnecessário. Infelizmente ainda não temos IDEs descentes que aliem Codigo, Rapidez e portabilidade.

Você está certo, nada mais fácil do que criar uma janela no VB ou Delphi, mas sem coisas como LayoutManagers, como ficará sua aplicação em outro gerenciador de janelas?
=== Os LayoutManagers poderiam ser melhor arquitetados se as pessoas tivessem deixado de lado o purismo do WORA (write once, run everywhere). O WORA é lindo teoricamente, academicamente, mas na prática isso NUNCA acontece a um custo aceitável, digo isso em todas as esferas do Java, incluindo o J2EE.

Delhpi, VB, C++ semrpe terão seus espaços. Na verdade, acho que só C++ deve ficar no topo, porque é uma das linguagens mais pdoerosas, robustas e agradáveis de programar que existem.
=== É verdade, mas RAD (rapid application development) + C++ nem sempre combinam

Os aplicativinhso de empresas pequenas feitos hoje em Delphi e VB devem morrer em breve, web-based é muito mais negócio para qualquer um.
=== Nem sempre.

Ah, sistemas operacionais feitos em Java existem, e são tão bons que habitam vários palms e celulares pelo mundo. E eu vivo imerso em Java todos santo dia também, tanto no trabalho quanto em projetos paralelos, graças a Deus não trabalho só com Java, pois não coloco todo o meu investimento em um bolso só, ams de todas as tecnologias emergidas recentemente, prefiro ela.
=== Eu também ;-)

A, sou também entusiasta de C/C++ ANSI, minha IDE é vi+gcc+gdb+man, mas atualmente projetos grandes nesta área têm sido muito raros.
=== Hehehe, minha IDE é o KDEVelop para C++ e Eclipse para Java ;-)


» MediaSonic () em 18/12 17:46

"A SUN 'ainda' não tem maturidade o suficiente para desenvolver softwares, por isso libera ALGUNS softwares, por exemplo: StarOffice, Tomcat, etc. Em seguida empacota e as vende como produtos. Não tem nada de errado nisso, mas parem de vangloriar a SUN e coloca-lo neste pedestral!
"

Realmente, não tem amturidade para desenvolver software, como um finlandês de sobrenome Torvalds não tinha ao lançar seu kernel. Qual o problema de trabalhar em comunidade? Isto é prova de falta de maturidade? Competência? Nossa, acho que todos os kernel hackers por aí não são imaturos (pelo menos em programação :P)
=== As duas coisas não tem muito a ver, são casos distintos.

Ah, e o Tomcat é da ASF, apoiado ao extremo pela Sun, mas é da ASF. Não coloco a Sun num pedestal, apenas admiro o trabalho de uma empresa que está com um crescimento bem alto utilizando padrões abertos. Neste ponto, até a "trabalha-comigo-ou-faço-uma-oferta-agressiva-sobre-vc-e-vira-uma-divisãozinha-qualquer!" IBM está de parabéns.
=== A SUN não está crescendo assim...


» Phillip Calçado () em 18/12 17:54

Acho que alguém leu besteira, isso sim, se o tópico é exatamente IDE, temos duas RAD de qualidade com programação visual extremamente facilitada, ótima para um CORBA ou WebServices, mas a tendência de processamento de aplicativos coorporativos nos clientes está caindo, nem por questões de desempenho (apesar da maioria das empresas adorar maquininhas onboard baratas para seus departamentos não-técnicos), mas por dezenas de outros fatores, queira você ou não. Quem comparou/igualou VB e Delphi, falou mal da IDE (pelo contrário!!) ou falou que a linguagem é falha foi você, eu comentei sobre os conceitos de programação de componentes de hj em dia e como padrões abertos influenciam positivamente nisto. Delphi e VB são arquiteturas onipresentes no mercado, por isto foram usadas. Pare de tentar transformar isto numa guerra de linguagens, estamos tratando de conceitos aqui, ok, faz anos que ouvimos estas briguinhas entre VB e Delphi, pra mim tanto faz, contanto que não estoure prazo nem orçamento e tenha mão de obra qualificada disponível(neste ponto é bem mais fácil adotar VB e Delphi).


» Bogdano () em 18/12 22:53

Leiam isso amigos:

http://brazil.joelonsoftware.com/Articles/StrategyLetterV.html

até mais


» MediaSonic () em 19/12 08:26

"Realidade: Sun e HP são empresas de hardware. Elas fabricam caixas. Para fazer dinheiro no desktop, elas precisam que as interfaces gráficas, que são um complemento das estações de trabalho, sejam uma commodity. Por que elas não pegam o dinheiro que gastam na Ximian e desenvolvem sua interface gráfica proprietária? Elas tentaram (A Sun teve o NeWS e a HP teve o New Wave), mas no fundo são só empresas de hardware, com talento limitado para software, e precisam das interfaces gráficas como um genérico barato, não como uma vantagem proprietária pela qual têm que pagar. Então, contrataram os bons camaradas da Ximian para fazer isso pela mesma razão que a Sun comprou o Star Office e abriu seu código: para comoditizar o software e ganhar dinheiro no hardware."
=== Este ponto é bastante controverso. Quando é que alguém com perfil de usar o Gnome vai pagar pelas carissimas estações SPARC da SUN se as máquinas Intel-like estão com os custos cada vez mais baixos e cada vez mais poderosos? Vejam, a AMD lançou um microprocessador de 64 bits q vai ter um preço bastante acessível (preço x poder). O mesmo acontece em Java. O WORA não é realidade! Aliás, talvez em casos mais simples. E alguém me diz: Ah não, no ambiente J2EE é isso mesmo! Então pergunto: Será que é fácil sair do WebSphere para o WebLogic? Claro que não! Primeiro porque os produtos tem features distintas e muitas vezes as pessoas usam recursos proprietarios, exatamente porque a arquitetura J2EE AINDA (IMHO) é imatura e falta muitos recursos. Segundo porque o deployment nessas plataformas não são transparentes. Obviamente a versão 1.4 resolve muita coisa, mas e o legado? Onde fica? Reescrever só para manter a compatibilidade com o J2EE? E o servidor de aplicações da SUN? Assim como as pessoas falam da Borland, eu falo da SUN! Qual é o nome mesmo? Ah sei lá, todo mes eles mudam de nome, de foco e de discurso! É iPlanet? É SunONE? ou é Java Enterprise? Hmmm, Java enterprise soa melhor, porque é um caso de sucesso.


» Emilio Wuerges () em 22/12 16:49

Se a SUN nao tivesse lancado o Java
aberto do jeito que eh, ele nao faria sucesso.

O Java engatinha hoje.
Pow, deem uma olhada nos projetos da IBM.
o jikes, e a vm deles.
E depois deem uma olhada no GCJ.

Tando a GNU quando a IBM abracaram o Java.


» fabiano () em 21/03 04:59

gostaria de saber que programa roda arquivos com formato mp4, estou louco!!!!


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.