Notícia publicada por brain em dezembro 15, 2003 11:06 AM
| TrackBack
O aurélio M. Jargas, autor dos prestigiados projetos funções ZZ e txt2tags, além do melhor gui em português sobre expressões regulares, aprontou de novo. Vejam o anúncio que ele nos enviou sobre seu novo projeto, um extrator de dados que trata os arquivos de entrada via endereçamento de células (linhas e colunas):
Depois de um bom tempo de desenvolvimento da idéia, discussão da especificação e finalmente codificação e testes, está pronta a versão 1.0 de nosso projeto novo: RAC. O RAC (Rows And Columns - Linhas e Colunas) é uma ferramenta usada para extrair pedaços de um texto. Informando números de linha e coluna numa sintaxe simples, é possivel extrair qualquer parte do texto, em qualquer posição.
O RAC pode ser considerado uma mistura de sed, grep, awk e cut. De fato, ele foi pensado levando-se em conta as limitações dessas ferramentas, visando tapar o buraco deixado por elas.
O RAC é especialista em extrair texto. Não faz nada além disso. Não edita, não insere, apenas extrai. A idéia é centralizar numa única ferramenta todas as operações e variantes deste tema.
Gostaríamos de convidar a todos para visitar a página do programa. Lá estão todas as informações sobre o uso, exemplos e download. Prestigie este novo fruto da produção de software nacional das horas vagas. Este é um nascimento, vamos comemorar!
E avante com o Software Livre!
Mts vezes utilizo o sed ou awk p/ extrair informações de arquivos e essa nova ferramenta veio realmente tapar um buraco e tanto. Vou ler o manual agora. O site do programa está bem informativo, show de bola. Parabéns Aurélio!
Apesar de não ser Aurélio Buarque de Holanda (o do dicionário), essa ferramenta e o txt2tags são boas iniciativas de manipulação de textos. Parabéns!
Show de bola! Já instalei em uns 5 sistemas meus. E já estou adaptando alguns scripts.
Olhem só que mudança:
ifconfig eth0|grep "inet addr"|cut -d : -f 2|cut -d " " -f1
virou:
ifconfig eth0 |rac "2 [21:34]"|cut -d " " -f1
Muito bom esse projeto.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.