Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

O novo projeto do Aurélio: RAC

Notícia publicada por brain em dezembro 15, 2003 11:06 AM | TrackBack


O aurélio M. Jargas, autor dos prestigiados projetos funções ZZ e txt2tags, além do melhor gui em português sobre expressões regulares, aprontou de novo. Vejam o anúncio que ele nos enviou sobre seu novo projeto, um extrator de dados que trata os arquivos de entrada via endereçamento de células (linhas e colunas):

Depois de um bom tempo de desenvolvimento da idéia, discussão da especificação e finalmente codificação e testes, está pronta a versão 1.0 de nosso projeto novo: RAC. O RAC (Rows And Columns - Linhas e Colunas) é uma ferramenta usada para extrair pedaços de um texto. Informando números de linha e coluna numa sintaxe simples, é possivel extrair qualquer parte do texto, em qualquer posição.

O RAC pode ser considerado uma mistura de sed, grep, awk e cut. De fato, ele foi pensado levando-se em conta as limitações dessas ferramentas, visando tapar o buraco deixado por elas.

O RAC é especialista em extrair texto. Não faz nada além disso. Não edita, não insere, apenas extrai. A idéia é centralizar numa única ferramenta todas as operações e variantes deste tema.

Gostaríamos de convidar a todos para visitar a página do programa. Lá estão todas as informações sobre o uso, exemplos e download. Prestigie este novo fruto da produção de software nacional das horas vagas. Este é um nascimento, vamos comemorar!

E avante com o Software Livre!

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Victor Zucarino () em 15/12 11:33

Mts vezes utilizo o sed ou awk p/ extrair informações de arquivos e essa nova ferramenta veio realmente tapar um buraco e tanto. Vou ler o manual agora. O site do programa está bem informativo, show de bola. Parabéns Aurélio!


» Wilfredo () em 16/12 01:28

Apesar de não ser Aurélio Buarque de Holanda (o do dicionário), essa ferramenta e o txt2tags são boas iniciativas de manipulação de textos. Parabéns!


» Eri Ramos Bastos () em 16/12 09:15

Show de bola! Já instalei em uns 5 sistemas meus. E já estou adaptando alguns scripts.

Olhem só que mudança:

ifconfig eth0|grep "inet addr"|cut -d : -f 2|cut -d " " -f1

virou:

ifconfig eth0 |rac "2 [21:34]"|cut -d " " -f1


» Lewis () em 17/12 02:07

Muito bom esse projeto.


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.