Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

ISOs alternativos

Notícia publicada por brain em dezembro 15, 2003 10:52 AM | TrackBack


Alex Maia Sanchez (amsanchez@bol.com.br) disse: "Boas pessoal, achei interessante para quem quer testar o SuSE 9 Pro, no ftp.linuxbyte.net existem ISOs de vários sistemas, inclusive SUSE 9 Professional e RedHat AS. Valeu....."

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» George Tavares () em 15/12 11:09

Eh interessante lembrar que alguns softwares nesse site possuem problemas de licensa.
Alguns softwares sao softwares nao livres e o uso deles implica em problemas legais.


» Fulano () em 15/12 13:12

Alguem poderia dizer quais deles podem ser problematicos, podemos esclarecer para nao ter complicacoes para ninguem.


» CBral () em 15/12 17:10

Eh interessante lembrar que alguns softwares nesse site possuem problemas de licensa.
Alguns softwares sao softwares nao livres e o uso deles implica em problemas legais.
Postado por George Tavares (tanquetav@yahoo.com) Entao vai faltar juiz aqui no Brasil hauhauhauhau


» CBral () em 15/12 17:14

Alguem poderia dizer quais deles podem ser problematicos, podemos esclarecer para nao ter complicacoes para ninguem.
Postado por Fulano, tem nada disso nao, se vc for usar em casa so fica sabendo quem vc quizer, a unica coisa que ta la que nao e gpl e o ultrapassado do solaris, mais hoje ninguem quer usar isso mais.


» gilson () em 15/12 23:37


alguem poderia me dizer o nome de usuario e a senha p/ entrar no ftp?


» Rafael Santos () em 16/12 01:52

Também não entendi.
Parece que o ftp não aceita logon anônimo. Alquêm ai sabe como entrar nele???


» Léo () em 16/12 09:05

"Também não entendi.
Parece que o ftp não aceita logon anônimo."

Aceita sim, eu já baixei o 1 e o 2. O 3 e 4 estão a caminho....
Já o 5, não começei. Parece que o que está acontecendo é que o server tem algum tipo de limitação para usuários que o utilizam. Ontem só comsegui baixar o 1 e 2 pq dava "server busy".


» George Tavares () em 16/12 09:21

Quando comentei o fato de existir softwares "com problemas de licensa" nao quis gerar piadas, ou mesmo incentivar/desincentivar o uso/download. Cada um tem sua consciencia e se aqui, como em todo o mundo, pouco se faz em relacao a isso legalmente, nao creio que seja um problema nosso.
Soh queria realmente alertar usuarios desavisados. Bem, do meu conhecimento, esse site possui o download do Solaris , tanto o sparc quando o Intel. Pois bem, o solaris possui ate uma versao a custo zero, mas implica na assinatura de um contrato (digital) com a sun, que eh disponivel no download do site da sun. A disponibilizacao dos Binarios, isos, do solaris parece ser algo nao permitido.
Quanto ao RHAS ocorre outro problema. Ele eh uma distribuicao onde o download do binario nao esta disponivel, voce deve compra-lo direto com a RedHat. Mas como pode isso, nao eh GNU? Nao tem que ser gratuito? Sim, ele eh gratuito. A licensa GNU implica que qualquer alteracao dos fontes deve ser mantida livre, disponivel a comunidade. Isso a redhat faz, voce pode baixar todinho o RHAS na sua forma de fontes, com todas as alteracoes que eles fizeram, e compilar voce mesmo, se tiver saco. Mas o binario eles podem manter propriedade, afinal foram eles que gastaram tempo compilando. Alguem me corrija se eu estiver errado por favor.
Mudando um pouco de diretorio, no /pub/Software, tem outros problemas, como vmware, crossoffice, Oracle, soh para citar alguns.
Cada um eh juiz de sua propria consciencia


» Prof () em 16/12 10:50

Alô, George!

licença, escreve-se com "Ç".

Um abraço.


» Augusto Campos () em 16/12 10:58

George:

A SUSE já se manifestou sobre esta questão das licenças, informando que embora ela mesma não disponibilize imagens ISO para download, nada impede que seus usuários o façam, já que o software é GPL - exceto no caso de pacotes não redistribuíveis inclusos na distribuição.

Imagino que o mesmo valha para o RHAS, embora eu não conheça o seu licenciamento.

De qualquer forma, fica o alerta: confiram a licença de qualquer produto antes de fazer o download dele.


» Alex Maia Sanchez () em 16/12 13:47

Bem eu não tive a intenção de prejudicar os usuários desavisados. Por isso mesmo, coloquei no anuncio original "para quem quer testar", não para uso comercial. Cada um deve ler os contratos se estiver pensando em uso comercial ok !
Obrigado Galera !!!!


» Luciano () em 14/01 10:54

Bom, se vcs estao preocupados com a licensa/licença do RHEL, usem o wite box enterprise linux, que eh uma compilação dos pacotes que a redhat coloca no seu produto.
http://www.beau.org/~jmorris/linux/whitebox/


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.