Notícia publicada por brain em dezembro 10, 2003 08:44 AM
| TrackBack
Eu (eu@eu.eu) disse: ""A Microsoft vai dar um fim definitivo em uma série de produtos antigos na próxima segunda-feira, dia 15. A lista inclui o Windows 98, o Office 2000, o SQL Server 7 e o NT Workstation, entre outros. (...) Mesmo assim, a empresa optou por oferecer já um programa de migração para versões mais recentes aos usuários. O que significa que, a partir do próximo dia 15 (a data foi divulgada em sites como o TheRegister e o MSNBC) não será liberado mais nenhum download de atualização e/ou correção para os produtos citados no começo do texto - que, a propósito, não fazem mais parte do portfólio de programas à venda da empresa.""
E o que isso tem com o Linux? Simples: permite comparar os efeitos de quem tem estas versões antigas e não tem interesse em fazer upgrade, com o que acontece com donos de versões antigas de softwares livres quando elas são descontinuadas também. Veja o exemplo do Red Hat: no final deste ano, a sua versão 7.2 perde o suporte oficial pela empresa. Entretanto, como se trata de software aberto, a Progeny já anunciou que vai oferecer suporte e atualizações para os usuários desta versão. E no caso de software proprietário, o que acontece com quem encara o fim do ciclo de atualizações de um produto e não quer ou não pode fazer upgrade?
Ehhh!!!
Vai ser um deus nos acuda!!! Talvez menos para empresas que não se procupam com segurança.
O Windows 98 e Office 2000 ainda são muito usados e migrar para XP ou Windows 2000 Professional eu chamaria de complicado para empresas com filosofia windows 98.
Acho uma boa hora para o kurumin e outras distribuições, não que seja menos complicado mas é mais em conta ($$$) :-).
Este movimento eu vou acompanhar de perto, vou fazer figa para a migração de desktop de M$ para o Linux.
Quem sabe 2004 não será mesmo o ano do Linux nos desktops ?
Programas antigos????
Windows 2000 é antigo? Desde quando?
Viva o OpenOffice, com ele nunca precisei atualizar correndo por perda de suporte.
Noooooossa!!! Oh! E agora? O que farei da minha vida? Estou tão preocupado!!!!!
E de pensar que estas máquinas que rodam Win98 e Office2000 em sua grande maioria não aguentam o Windows XP e o Office XP.
Aqui no Brasil são poucas as empresas que possuem
capital suficiente para efetuar upgrade em massa ou até que QUEIRAM trocar todo o seu parque de informática que está fucionando de acordo com a sua necessidade porcausa do abandono dos seus clientes pela Micro$oft.
Neste cenário que vejo, o Brasil, a China, a India, e outros paises em desenvolvimento, tomando cada vez mais consciencia e trabalhando para que sejam autosuficientes na informática preservando assim a soberania nacional; não ficando dependente de uma só empresa internacional que queira ditar as regras de onde que vamos colocar nossas divisas direcionadas à informática.
Concordando com o Daniel Fonseca, com todo o potencial criativo que o mercado nacional possui e seu alto nível técnico vejo o ano que vem surgindo como vitrine de diversos casos de adoção do Linux em empresas com brilhantes soluções tupiniquins. E a grande maioria do capital formado por este serviço girando no mercado nacional.
=Aqui no Brasil são poucas as empresas que possuem
capital suficiente para efetuar upgrade em massa ou até que QUEIRAM trocar todo o seu parque de informática que está fucionando de acordo com a sua necessidade porcausa do abandono dos seus clientes pela Micro$oft.=
- Desculpe mas nao posso concordar. Vivemos num mundo em constante desenvolvimento, nao podemos continuar a pensar em hardwares lentos porque x usuarios nao possuem capacidade financeira, senao ainda andariamos na era dos commodores. Compare um red hat a 4 anos e um agora. Qual necessita de mais capacidade de hardware?
Tanto em hardware como em software urge-se a necessidade de updates e upgrades constantes porque apenas assim se consegue os retornos de investimentos sejam softwares livres ou proprietarios.
É verdade a5t3r0. Contudo, não podemos nos esquecer que, infelizmente, o número de empresas que ainda usam versões do M$ Windows e M$ Office pirateadas é muito significativa, principalmente dentre as micro, pequenas e médias organizações.
É fato que este tipo de acontecimento favorece o software livre como um todo, mas mais importante que fatos isolados é a conscientização efetiva de empresários e gerentes de TI sobre os problemas e malefícios de se viver na "ilegalidade". Afinal de contas, para as organizações que usam extencivamente ferramentas proprietárias pirateadas, esta notícia não tem grande impacto.
La vai o critico novamente.
Em que pais você vive critico???
Trabalho na área e dou consultoria e manutenção a diversas micro e pequenas empresas, e até mesmo empresas de porte médio em que grande parte de suas maquinas não suportariam um Win XP ou um Office XP. Maquinas essas que nas condições atuais suprem totalmente as necessidades de utilização das empresas utilizando um Win98 e um Office 97, ou até mesmo 2k. Para que a utilização de maquinas superiores para digitação de arquivos em aplicativos de textos e elaboração de planilhas???
Empresas mal conseguem sobreviver com os ganhos atuais e acha que a preocupação delas está em que maquinas estão usando??? se é um P4 ou um K6 450??? Enquanto essas maquinas suprirem as necessidades dessas empresas não irão pensar em troca-las.
Criticar tudo bem, concordo com muitas de suas criticas, porem antes de opinar a respeito de algo deveria sair desse seu mundinho no escritório e conhecer um pouco a vida real.
E desde quando um mundo em "constante desenvolvimento" é sinônimo de jogar dinheiro no lixo? Para as aplicações do dia-a-dia de 95% dos usuários (empresas ou particulares), qual o motivo de deixar de usar o win98 e office97? Apenas para estar "na moda"?
Segundo o site IDGNow :
Microsoft pára de distribuir o Windows 98
Terça-feira, 9 de Dezembro de 2003 - 10h58
IDG Now!
A Microsoft vai parar de distribuir uma série de produtos antigos a partir da próxima semana em razão de decisão judicial favorável a Sun Microsystems em torno do Java, informou a empresa em comunicado oficial.
Entre os produtos que a Microsoft vai parar de comercializar a partir de 15 de dezembro estão todas as versões do Windows 98, com exceção do Windows 98 Second Edition, Windows NT 4.0 Terminal, todas as edições do Office 2000, o Office XP Developer e o SQL Server 7, informou Tony Goodhew, gerente de produto da divisão de desenvolvedores da Microsoft.
Há uma lista de produtos que não podemos mais vender a partir de janeiro de 2004, porque inclui versões da máquina virtual Java que não poder ser comercializada em razão do julgamento com a Sun, disse Goodhew.
No final do ano, a Microsoft lançará versões atualizadas de alguns desses produtos sem a versão de máquina virtual. São eles as versões Workstation, Server e Enterprise do Windows NT 4.0; o Office XP Professional com o FrontPage; o Small Business Server 2000; o ISA Server 2000 e o Publisher 2002.
Como parte do julgamento, a Microsoft também vai pagar à Sun US$ 20 milhões.
coitadinhos .....
Meus pais ainda usam o Office 97, porque supre as necessidades deles. Na faculdade onde estudo também há computadores com Office 97 ou 2000 rodando em Windows 98.
Não vejo outro motivo para a Microsoft deixar de ofertar suporte a esses programas senão o de forçar a venda de cópias dos 'irmãos' mais novos.
(A propósito: ontem fiz rodar o Windows 3.1 em um Athlon XP 2400+. Que nostalgia...)
Isso é parte da política da MS de forçar as empresas a migrarem. Isso é um absurdo.
Essa história de "evolução tecnológica", "retorno de investimento", é parte dos discursos de empresas de sw proprietário pra vender o seu peixe.
Uma vez ouvi uma frase que me marcou muito: "Algumas novas tecnologias vêm para resolver os problemas q não tínhamos". Isso é bem verdade. Uma empresa q usa Office 97 ou 2000 e 98 nas estações, talvez não precise migrar, mas vai ser forçada, pois não há possibilidade de outra empresa dar suporte nessas produtos. Isso é uma prática abusiva. Conquista-se o mercado e depois o obriga a adquirir seus produtos "para não ficar para trás no bonde tecnológico".
Eu acho essa notícia ótima. Temos agora é que nos articular e tentar oferecer a pequenas e médias empresas soluções abertas. Falta um pouco de propaganda pra esse povo saber que temos coisa muuuito mais barata, justa e melhor.
PS: (@crítico) Numa empresa q presto serviço, o servidor de mail interno roda num kernel linux 2.2 até hj que, além de NUNCA ter parado, têm todas as atualizações de segurança pro q eles precisam. O hardware têm dois anos e meio e ainda não foi trocado. Por que a empresa não têm dinheiro? Não, porque não precisa...
Além do marketing de 'forçar' a mudança para novos softs M$ que, consequentemente (e obviamente) requerem um hardware melhor, a mega empresa ainda enterra a responsabilidade de produtos anteriores, embora certamente sejam muito utilizados por ai.
O argumento do Crítico realmente define sua consciência da situação atual de médias e pequenas empresas - zero. O hardware que teu windows xp diz ser 'useless' outro sysadmin faria mágica para diversos serviços usando um Linux ou BSD.
A diferença é que open source permite maior flexibilidade para configuração do serviço - não é uma caixa preta. Veja vc mesmo, linux utilizando em clusters e o coyote linux num disquete - a diferença está na necessidade.
Sou professor de curso técnico de Informática, e como todo professor, tenho um monte de alunos "fuçadores". Fiz certa vez uma pesquisa informal, sobre qual versão do Windows eles tem na máquina deles. Como são adolescentes, imagina-se que o WinMe ou o XP serão + populares, "por ser novidade" (sabe como é adolescente, alguns q lêem esses comentários aqui ainda o são - ou fisicamente ou em 'espírito'). Mas ganhou disparado o Win98. Motivos: "Ah professor, o XP dá muito pau lá em casa, o Me é uma bomba... O 98 é o q dá menos dor de cabeça". E agora, sem suporte a eles... É, acho q vou montar uma InstallFest aqui na escola! =)
O crítico esqueceu de dizer que, embora as novas versões de linux normalmente necessitem de hardware mais poderoso do que versões antigas, com o linux dá para usar soluções do tipo LTSP e até mesmo simples exportações de DISPLAY para rodar programas pesados ou atuais em máquinas obsoletas.
Ah, com o Windows também dá para fazer algo parecido com isso (com um servidor com Terminal Server habilitado), só que a política de licenças deste produto é ridícula, sendo mais barato muitas vezes esquecer isso e usar tudo descentralizado.
O Linux é MUITO mais versátil no que se refere a aproveitamento de hardware antigo...
Q Deus os tenha no paraíso dos softwares.
Com o surgimento do OpenOffice e o Linux correndo a solto por ai acho q a microsoft tá entrando numa furada!
Alguém sabe o e-mail do Bill Gay Tsss pra avisar isso a ele ? ;-)
acho que nem é questão de aproveitamento de hardware.. eh compatibilidade mesmo... nao demora muito... softwares nao vao rodar adequadamente no 98... forcando voce ir pro XP ou 2003 ou sei lah...
Imagive voce... sendo obrigado a atualizar tudo pra XP.... pegando o seu Win 98 que logava no dominio e tendo que trocar pro XP PRO ( o home nao loga ) e gastando a bagatela de 800,00 .... faca as contas...
uma empresa de 20 maquinas... vc vai gastar 16 mil reais... soh no sistema operacional... fora que se vc tiver usando o office vc tmb se lasco... prq se nao for a ultima das ultimas... vc tah na merda...
O que me assusta mais eh terem descontinuado o SQL Server... imagina.... se sua empresa depende dessa porra... e precisa de um suporte num eventual problema URGENTE.... vixe... tah na merda...
Mas eh bom, assim quanto mais fechado... melhor :) adoro o Bill gates... eh com os paus do OS dele que eu ganho dinheiro :P
esses produtos ja vao sair de linha tarde ainda bem que eu nao uso essas porcarias e nem sou um usuario escravo ao contrario de muitos por ai da empresa microbugsoft, o lance agora e arrancar o dinheiro dos usuarios escravos e serviçais na amarra , isso e que da ser um usuario bitolado em uma unica plataforma
'mamandro e malandro e otario e otario mesmo'
e viva o s.o livre
Isso é mais um absurdo desse porco capitalista chamado BillGates; da Microlixo não produzir mais um produto e criar mercado com um novo produto e não ter problemas com outros desenvolvedores dos produtos citados tudo bem, mas dai a não dar suporte a esses usuários que já tem o produto, isso é contra a ética.
Por isso e outros motivos que os usuarios dessa porcaria de Ruindows, como eu, estão curiosos e dispostos a mudar para o Linux e desimar esse maleficio chamado Windows da face da Terra (instalei o Red Hat 8.0 ontem), internet mais rápida, tudo mais rápido.
Pinguin na veia, abaixo o capitalismo instável e prejudicial a humanidade.
Quem ganha, os xiitas ou o crítico?
Os membros da al-qaeda são sunitas. Confundí-los com os xiitas é como misturar católicos e evangélicos.
É mais fácil gritar 'extremistas' ou 'xiitas' do que vencer filosofia com argumentos né ?
Xiita, sumita, whatever...
Só acho que esse tipo de argumento:
"Microlixo"
"tupo porcaria"
"nada da MS presta"
Parece coisa de israelita criticando palestino: Só serve pra por lenha na fogueira. Sem benefício concreto.
O melhor argumento só poderia vir do principal rival certo ? hehe
http://www.theregister.co.uk/content/28/34448.html
Since August, requests to microsoft.com had the look and feel of being served up by open source code. Microsoft enlisted hosting provider Akamai's Linux server army to fend off a disheartening number of DDoS attacks, worms and the like. According to Netcraft, however, Microsoft returned to itself on Nov. 26.
E ai Sr Crítico, algum comentário ?
Eu sinto muita pena de alguns miudos que postaram ai em cima, da-me vontade de rir, sao rapazes que falam comigo dia a dia. Na verdade eu nem sou defensor do Windows, minha profissao nao me permite "xiitaizar" minha mente embora antes eu era assim, ficava achando que toda droga era do Windows, e bill gates era o maior cao do mundo. Assim foi quando chegou o dia em que fiquei a saber e voces sabem? Existem camionistas que lavam motores com Coca Cola(quimicamamente mais activos que pensamos), que o Larry Elisson contrata investigadores para investigar a Microsoft, com as campanhas de bancos de dados inquebraveis da ORACLE, e os seus servidores com licenciamentos avaliados em 100.000U$D por processador e ao saber que aquelas porcarias de sistemas da IBM(Tivoli, DB2) eram uma drogra de produto, caros dispendiosos e nao so valiam porque era com java senao era o mais saudoso vaporware que nao sabe quem nunca usou. Aquelas porcarias de oracle que dao um trabalhao para instalar no linux ainda bem que baixaram mais do que o dobro por processador, e o tal de larry elisson que andava no havai a tomar uns sukinhos teve de voltar e ver sua fortuna descer em bilhoes de dolares e nunca mais ser o mais rico do mundo.
O que isso tem a ver?
Simples, hoje eu vejo um montao de lobbies governamentais a favor do software livre, leis foram criadas um montao de install fests, campus, palestras de alunos e professores, conveniencias e restos e ha mais de 4 anos que eu tenho visto isso, e o que eu vejo hoje? As empresas de software proprietario a cairem?
Que nada, o software livre come na mao do software proprietario, sao donativos de oracles de ibm, de microsoft, de SAP, de Peoplesoft, de HP, de etc. Esse movimento de software livre é um invento americano para dominar o mundo. Ja dominaram o Governo Brasileiro e eles se gabam, haa, temos uma lei nossa(?) baseada na GPL?
- Ha dias andei a ver o caso da China. Os chineses sao uns autenticos babacas. Ela vai ser a proxima potencia? Eles foram alvos uma vez mais do artimanha americana, diziam eles que queriam fugir aos americanos? O JDS saiu aonde? E fugiram da Microsoft? Para voces terem uma ideia do que se tem passado na China para mim nao passa de campanha propagandista de se adotar software livre, eles possuem uma boa distro nacional porque razao nao adotaram ela? Sao idiotas, ora, porque na mesma semana o Ballmer foi la e assinou um monte de contratos com universidades governos, foi ao japao e assinou um monte de contratos e ninguem falou nao.
- Como resolver?
Assim como eu desistam desse movimento estranho, abandonem essas GU, deixem de perder tempo com essas install fest, deixem assim como eu de colaborar com esses sites fundamentalistas como esse aqui.
- Seja normal voce nao tem de ser obrigado a licenciar nessa bosta de GPL.
- Seja normal use o FreeBSD
- Seja normal viste o MyFreeBSD e se informe como.
- Deixe de enviar news e manuais para essa bosta do Augusto Campos que se acha o maximo em Linux(ele nem trabalha em software livre).
- Nao ligue para aquelas frases:
XXXX abandonou emprego na XXXX para trabalhar na XXXX em favor do movimento do software livre.
Eles querem te enganar.
- Software livre é religiao(O deus é o Stallman). Deus exige adoracao exclusiva.
Os arrependidos
- Esse pessoal tem vergonha hoje. eles deram de si mesmo de seu suor em favor do software livre e hoje aonde andam? Conheci muitos desses e hoje trabalham em micro-empresas de software proprietario, outros desapareceram e so nao aparecem porque ou tem vergonha ou estao tao espetados que nem dinheiro para acessarem a net eles possuem.
Eu nao quero fundar movimentos
- Tem um cara que me acusou de querer fundar um movimento contra software livre. Eu? Eu ja ando cansado de teclar nessa bosta de site (com um design horrivel). Eu nao ganho muita coisa aqui mas isso um dia vai servir para mostrar que nem todo cara brasileiro é tao panaca assim ao ponto de acreditar em qualquer bosta de lei de um americano louco, esse movimento nao seria nada sem o linux por isso eu dou mais valor ao linux do que essa bosta de GPL.
Muitos de vos ao de dizer esse cara deve ser louco. Acredito mais muitos de vos daqui a 2 anos vao se lembrar de mim, e ver que afinal eu tinha muita razao.
Abaixo essa bosta da GPL fundamentalista.
O EU EU TENHO FEITO AQUI?
- certamente que nao para colaborar com essa comunidade, eu era vosso mas nao sou mais, eu uso programas licenciados nessa bosta de GPL, mas eu nao considero o licenciamento, eu considero as mentes brilhantes desses rapazes e senhores licenciando nessa bosta de GPL, e que pena que seja assim.
Software livre é religião? Vejamos: é livre, democrática, transparente, cooperativa, ética, gratuita, tem espírito público e trabalha em prol da comunidade. Por que eu deveria ter vergonha de ser "pastor" dessa religião? Eu não forço ninguém a usar software livre e enfatizo sempre aos amigos a necessidade de estar "espiritualmente" preparado para a "conversão" ;).
Taí uma ótima oportunidade para o Linux emplacar de vez no desktop e crescer de verdade.
Tomara que a M$ continue tomando decisões assim.
OOOHHHH!!!!!! MEU DEUS !!!!!!!!!!
Grande coisa, por eles nao oferecerem mais suporte quem disse que nao se pode mais usa-los,,,, sendo que quem iria recorer ao suporte seria apenas grandes empresas,,,(eles tem dinheiro para migrar para outros softwares proprietario$) usuario domestico dificilmente procura uma atualização ou suporte para um desses produtos
Não vai ser o fim do mundo,,,, ainda tem gente que usa WIN95 e Office 97
eeks! Acertei alguma ferida ou foi impressão? :-)
Ao Sr. Crítico, alguns pontos:
1-) Toda empresa visa lucro por natureza e definição. Grandes empresas estão, sem nenhuma excessão, a procura do lucro. Cada uma tem sua postura no mercado e estratégia (menos a SCO que é dirigida pelo Chapeleiro Doido do 'Alice no País das Maravilhas'). Oracle, IBM, e outras sorriem agora pro soft livre pq *com certeza* vão lucrar - não tenha dúvidas. O fato delas lucrarem ajudando o soft livre não significa que a ajuda não é bem vinda - pelo contrário. Agora, a M$ adotou uma postura de guerra declarada contra o soft livre, sendo a principal rival. A M$ vai contra uma filosofia que acredito - tão simples como isso.
2-) De acordo com vc, as mulheres e os chineses são bacacas que não sabem o que falam... só praticamente 50%++ da população mundial hehe
3-) As contribuições pessoais ao Soft livre desprendem de qualquer vínculo ou responsabilidade forçada - faz quem quer, o quanto quiser e a hora que quiser. Soft livre é uma filosofia que vai além da informática, é um estilo de vida de ajudar sem ganhar nada em troca, de fazer algo por puro prazer sem almejar retorno algo que simplismente vc não compreende. (ou faz de bobo)
4-) Se os brasileiros são panacas (haha) devemos isso ao nosso sangue português talvez ?
5-) Vc diz que considera as mentes brilhantes de que escreve código livre e critica a GPL ?!?!?!?! Meio ambiguo não ? Sem soft livre será que vc iria conhece-los? Sim, pq , sem soft livre não haveria o apache, sendmail, qmail, php ....
Crítico o melhor que vc tem a fazer é parar de passar raiva com nós, xiitas doentes. Isso vai te fazer mal meu velho... Vá discutir em um site que traga mais coisas interessantes ao seu .. err.. ponto de vista. :D
=De acordo com vc, as mulheres e os chineses são bacacas que não sabem o que falam... só praticamente 50%++ da população mundial hehe=
- Nem todas no entanto ja vi nessa bosta de site umas idiotas de verdade e quanto aos chineses...
- Carro topo de gama produzido por eles?(ainda andam em cavalos ,motonetes e bicicletas).
- Enviar um homem a lua 50/60 anos depois que os outros alem de "clonar" os projectos do outros revela falta de aptidao.
- Ja nao sao os melhores no Karate-Do(era preciso dizer isso?)
- outros tsc, tsc.
ha, eu portugues? Deve ser o sotaque? otimo assim pelo menos minha identidade profissional nao se embarra com essa.
Abaixo a bosta de GPL
o tal do critico=lixo
ate contra os chineses o idiota e agora recentemente eles nao mandaram um chines para dar voltas em orbita da lua , coisas que nem a europa fez,critico continue assim, patetico,serviçal e um assimilado total, voce deve receber alguma coisa por fora so pode.sao de pessoas assim como voce que o nosso pais nao precisa,visao atrasada e falta patriotismo
obs:eu nao sabia que voce e advogado serviçal de defesa da microbugsoft no brasil, continue assim sendo o idiota do site e sai capeta!!!!!!!!!!!!!
Ao Senhor Alves da Rocha, O Critico da comunidade Linux,
Todo mundo se diverte com as suas opiniões, mas eu, assim como boa parte da comunidade Linux brasileira, já está achando que o Sr está passando dos limites com essas suas atitudes de agressões morais com grandes personalidades da comunidade Linux brasileira. Quer discutir, ótimo, apresente os seus argumentos, seja convincente. Agora, desrespeitar as pessoas como forma de auto-proteção, jamais!
Eu faço das palavras de Voltaire as minhas
"Posso não concordar com todas as palavras que tu dizes, mas defenderei até o fim o teu direito de dizê-las.", mas acrescento, desde que você não desrespeite os outros.
E, Augusto, acho que você, como mantenedor do site, poderia dar um jeito nele, para conservar a qualidade do mesmo
Gente, atenção: o crítico que postou as duas últimas mensagens NÃO é o crítico da primeira mensagem. Prestem atenção no estilo da escrita, no modo de se expressar e no uso indiscriminado de palavrões ( que o crítico verdadeiro não costuma usar ).
Estão atacando gato por lebre.....
Penso que deviam ja ter notado este facto ha bastante tempo.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.