Notícia publicada por brain em dezembro 10, 2003 08:27 AM
| TrackBack
Edu Lima disse: "Segundo uma pesquisa patrocionada pela IBM da Inglaterra, uma em cada quatro pequenas empresas britanicas está testando o Linux e metade delas espera que o Linux sejá seu sistema operacional principal. As empresas segundo a pesquisa segerem que o Linux não só permite a economia, como tambem é mais seguro, estavel e flexivel. A materia fala que embora a Microsoft conte com o dominio do departamento de T.I há cerca de duas decadas, as empresas hoje estão mais abertas a analisar as possibilidades existentes, muito embora se considere que o Windows não é unico a estar perdendo mercado, outros sabores de Unixes e o Novell Netware tambem estariam perdendo mercado para o pinguim. As pequenas empresas, segundo a matéria, estariam mais propícias a migrar para o Linux pelo fato de terem extruturas de informática relativamente simples e por sentirem de forma mais imediata as benesses do Linux."
De certa forma, claro em menor escala, isso também vem acontecendo gradativamente aqui no Brasil.
Pequenas e micro empresas "mais informadas" vem testanto e adotando, em várias situações, não só o GNU/Linux mas também outros Free-Softwares.
Aqui no interior catarinense, mais especificadamente meio-oeste (Concórdia-SC), são muitos os casos de empresas de pequeno porte que trabalham com vários sabores de softwares de código aberto, substituindo uma série de tarefas computacionais, que antes eram desempenhadas por software proprietário.
Muitas destas situações resumem-se a tarefas servidoras (Linux + SQUID + SARG) ou (Linux + SAMBA) ou (Bridges/Firewalls). Mas o que mais me parece positivo é que já são motivadores os casos em que o software livre já faz parte do lado desktop das aplicações também.
Isso tudo até me rendeu um pequeno artigo: http://www.linuxconcordia.hpg.ig.com.br/mercado.html
Sou meio cético sobre estas pesquisas contratadas/patrocinadas por entidades envolvidas na análise, no caso, a IBM (Linux).
Se fosse a Microsoft a contratante (e, naturalmente, demonstrasse outros índices), o pessoal aqui mataria a pau.
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.