Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

Saiu o primeiro milestone do Xouvert

Notícia publicada por brain em dezembro 9, 2003 10:43 AM | TrackBack


Segundo o Slashdot, saiu o primeiro milestone do Xouvert, que é um fork do Xfree sendo desenvolvido de forma mais aberta, agregando colaborações e patches que normalmente passam ao largo da estrutura burocrática de desenvolvimento do Xfree tradicional. Não confunda o Xouvert (que é um fork) com o novo X do projeto freedesktop.org (que é uma reimplementação).

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Joel () em 09/12 11:33

Pelo o que eu entendi ele não trás nada de novo em relação ao XFREE normal, até agora. Ele só tem uma licença mais aberta.

Está certo isso?


» Augusto Campos () em 09/12 12:05

Não, alicença do XFree é aberta o suficiente - tanto é que eles puderam fazer este fork. Pelo que entendo o Xouvert nasceu porque o processo de desenvolvimento adotado pelo xfree é burocrático (por uma série de razões que considero válidos) e isso o torna pouco responsivo a necessidades específicas. Aí os caras do Xouver tentam fazer um processo de desenvolvimento mais aberto, incorporando uma série de desenvolvedores (e patches) que não encontrariam lugar no modelo do xfree.


» alexandre () em 09/12 12:14

segundo os desenvolvedores ele nao e um fork
e um 'branch'

ou seja
eles não estão criando nada de novo
estao reorganizando o codigo para ficar mais legivel


» Paulo Junqueira () em 09/12 12:29

Ótima notícia, mas ancioso mesmo eu estou pelo X Server. Vamos esperar...


» RJP () em 09/12 16:36

Alguém tem um guia de como pegar, compilar, o q substituir, como proceder qdo der m*... C/ o XServer do freedesktop.org? Tô a fim de experimentá-lo no Boromir (um K6-2 550 c/ 128 Mb de RAM q eu tenho).


» Joel () em 10/12 01:09

Guia? Hm... acho que você nem vai precisar, é super fácil testa-lo.

Entra nessa page

http://xserver.freedesktop.org/Software/XserverInstallGuide

Verifica se aqueles programas em "Before You Build" estão instalados e atualizados para no mínimo aquelas versões. Verifique se você possui o pacote cvs instalado.

Depois baixe o script http://www.freedesktop.org/~sk/xserver-inst.sh e de preferência execute ele em um dir "limpo", porque ele vai baixar os arquivos e começar a compilar. Quando terminar ele vai jogar tudo em "/opt/fdo". Entre em "/opt/fdo/bin" e execute o servidor X equivalente da sua placa. Tem alguns parâmetros legais, mais isso é com você :)

OBS: Ele não interfere nada no seu XFREE, se quizer desinstalar é so deletar esse dir fdo e boa.

Há... antes se vc tiver executando o KDM ou XDM, dé um stop nele.

Bom é isso, acho que esta tudo certo, se não estiver alguem me corrija :)


» RJP () em 10/12 15:31

Muito bom, valeu Joel! Vou fazer isso na folga.


» Daniel Dantas () em 10/12 18:48

Só para acrescentar, o xouvert não é um fork, como diz a notícia. Um fork é um projeto que pega o código do outro e, a partir daí, tem uma vida totalmente diferente. O xouvert é um branch (galho, ramo) do xfree, ou seja, ele cresce separado, mas sempre com a mesma base. A idéia é fazer o desenvolvimento do xfree ter um impulso no desenvolvimento das novas tecnologias. Torná-lo mais esperimental. "Brincar" mais com o código. É porque o xfree é um projeto *importante* demais para ter experimentalismos (se me permitem o neologismo).
Como o Augusto falou, o desenvolvimento é muito buracrático e eles querem que sejam mais estilo "catedral" (leiam "a catedral e o bazar" - não é muito difícil encontrar esse documento).
Voltando, ele é um ramo porque os desenvolvedores do xouvert não querem perder a compatibilidade com o desenvolvimento central do xfree, ou seja, as inovações que forem ficando estáveis serão incorporadas ao código do xfree.
Ufa!! Deu pra entender???


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.