Notícia publicada por brain em dezembro 9, 2003 10:43 AM
| TrackBack
Segundo o Slashdot, saiu o primeiro milestone do Xouvert, que é um fork do Xfree sendo desenvolvido de forma mais aberta, agregando colaborações e patches que normalmente passam ao largo da estrutura burocrática de desenvolvimento do Xfree tradicional. Não confunda o Xouvert (que é um fork) com o novo X do projeto freedesktop.org (que é uma reimplementação).
Pelo o que eu entendi ele não trás nada de novo em relação ao XFREE normal, até agora. Ele só tem uma licença mais aberta.
Está certo isso?
Não, alicença do XFree é aberta o suficiente - tanto é que eles puderam fazer este fork. Pelo que entendo o Xouvert nasceu porque o processo de desenvolvimento adotado pelo xfree é burocrático (por uma série de razões que considero válidos) e isso o torna pouco responsivo a necessidades específicas. Aí os caras do Xouver tentam fazer um processo de desenvolvimento mais aberto, incorporando uma série de desenvolvedores (e patches) que não encontrariam lugar no modelo do xfree.
segundo os desenvolvedores ele nao e um fork
e um 'branch'
ou seja
eles não estão criando nada de novo
estao reorganizando o codigo para ficar mais legivel
Ótima notícia, mas ancioso mesmo eu estou pelo X Server. Vamos esperar...
Alguém tem um guia de como pegar, compilar, o q substituir, como proceder qdo der m*... C/ o XServer do freedesktop.org? Tô a fim de experimentá-lo no Boromir (um K6-2 550 c/ 128 Mb de RAM q eu tenho).
Guia? Hm... acho que você nem vai precisar, é super fácil testa-lo.
Entra nessa page
http://xserver.freedesktop.org/Software/XserverInstallGuide
Verifica se aqueles programas em "Before You Build" estão instalados e atualizados para no mínimo aquelas versões. Verifique se você possui o pacote cvs instalado.
Depois baixe o script http://www.freedesktop.org/~sk/xserver-inst.sh e de preferência execute ele em um dir "limpo", porque ele vai baixar os arquivos e começar a compilar. Quando terminar ele vai jogar tudo em "/opt/fdo". Entre em "/opt/fdo/bin" e execute o servidor X equivalente da sua placa. Tem alguns parâmetros legais, mais isso é com você :)
OBS: Ele não interfere nada no seu XFREE, se quizer desinstalar é so deletar esse dir fdo e boa.
Há... antes se vc tiver executando o KDM ou XDM, dé um stop nele.
Bom é isso, acho que esta tudo certo, se não estiver alguem me corrija :)
Muito bom, valeu Joel! Vou fazer isso na folga.
Só para acrescentar, o xouvert não é um fork, como diz a notícia. Um fork é um projeto que pega o código do outro e, a partir daí, tem uma vida totalmente diferente. O xouvert é um branch (galho, ramo) do xfree, ou seja, ele cresce separado, mas sempre com a mesma base. A idéia é fazer o desenvolvimento do xfree ter um impulso no desenvolvimento das novas tecnologias. Torná-lo mais esperimental. "Brincar" mais com o código. É porque o xfree é um projeto *importante* demais para ter experimentalismos (se me permitem o neologismo).
Como o Augusto falou, o desenvolvimento é muito buracrático e eles querem que sejam mais estilo "catedral" (leiam "a catedral e o bazar" - não é muito difícil encontrar esse documento).
Voltando, ele é um ramo porque os desenvolvedores do xouvert não querem perder a compatibilidade com o desenvolvimento central do xfree, ou seja, as inovações que forem ficando estáveis serão incorporadas ao código do xfree.
Ufa!! Deu pra entender???
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.