Arquivos históricos do BR-Linux.org apresenta:

"MicroCPD, o CPD Compacto"

Notícia publicada por brain em dezembro 5, 2003 10:32 AM | TrackBack


Ana Carolina Ribeiro (anacarolina@alvonet.com.br) disse: "Gostaria que dessem uma olhada linkneste equipamento e fizessem uma analise sobre o conceito..."

O *conceito* de server appliance me agrada, mas se eu pudesse escolher e não tivesse restrições muito baixas quanto ao custo, preferiria uma abordagem de menos serviços por máquina, se possível com alguma redundância. Tudo-em-um tem vantagens de curto e médio prazo mas a longo prazo eu considero uma bomba-relógio. Isso teoricamente, porque na prática depende da implementação e do nível de serviço prestado pelo fornecedor.

Alguém tem opiniões ou conhece este produto?

 

Comentários dos leitores
(Termos de Uso)

» Job () em 05/12 10:56

Acho interessante este conceito, mas no sitio não diz qual sistema operacional Usa. A principio parece ser o Windows, a basear pelo sistema de segurança.
Mas no sitio não diz nada. Se é Linux, BSD ou rWindows, ou seja la o que for, deve estar exposto.
Muito nebuloso, não gostei.


» Dyego Souza Dantas Leal () em 05/12 12:00

Nossa... muito nebuloso mesmo...
literalmente uma BOMBA RELOGIO...

Tenho pena de quem comprar isso...
daqui 2 anos vai ficar desesperado...


» Pacozila () em 05/12 14:51

Definitivamente roda em MS. O link das especificações técnicas ainda limita os clientes a Dos e diversos windows...


» Aridnei () em 05/12 15:00

São muito grandes as chances de que ele roda algum software livre (linux, freebsd, netbsd, etc), isso devido as características. Além do mais o 'Grafico de controle de banda' (http://www.microcpd.com.br/?REF=Artigo&ART=76&indice=3&TIP=0&CAT=12&Categoria=Produtos&SUB=&Subcategoria=) que é apresentado é a cara do mrtg. Posso estar errado...


» b1N4r1_w0rm () em 05/12 17:10

Na boa, realmente é uma bomba-relogio tive q administrar um sistema assim "rodando" windows(imaginem so), com hardware todo defeituoso, agora vc para e pensa. - Sera q isso realmente vale a pena ter tudo isso num unico pc??- Outra coisa se der problema como vai ficar a empresa?? vao conectar na internet via discado ou por "osmose", antes de fazer algo do tp lembre-se q nao é muito bom ter tudo centralizado, pq se parar um serviço nao vai parar a empresa, agora se vc deseja investir num negocio assim pessualmente nao recomendo,
Abraçoss


» Phillip Calçado () em 07/12 01:20

Só uma pergunta:

Cadê a escalabilidade deste troço? Se amanhã eu precisar de mais um servidor de mail, pq o meu não tá dnado conta, que que eu faço? Compro o CPD 200000 PRemium XP Office Turbinator Tabajara? E se depois a demanda cair e eu precisar de menos? Vneo o melhor, vou no sebo e recompro o antigo? Ó vida, ó azar...


» Jiri Trnka () em 07/12 18:03

Agradeço os comentários e já fizemos algumas alterações nas página do site para tentar deixar alguns pontos mais claros.

De qualquer forma estarei esclarecendo algumas dúvidas que surgiram neste lista:

- O MicroCPD é baseado no Linux (distribuição própria, otimizada para segurança, com kernel 2.4.23). A atualização do software e do anti-virus é automática.

- O mercado alvo são as empresas de um porte de até 30-40 usuários de rede, que frequentemente possuem uma infraestrutura incompleta ou até precária.

- O equipamento é um "hardware appliance" cujo hardware é "ajustado" para poder atender perfeitamente todas as funcionalidades dentro das suas especificações.

- Para reduzir o disturbio de uma parada devida a uma falha física, o hardware se monitora 24/24 horas e avisa o administrador por e-mail caso vier a acontecer algum evento insesperado (erros aparecendo no log do disco, ventuinhas reduzindo velocidade, temperatura excessiva, voltagem fora do padrão, etc...). Desta forma, é possível muitas vezes fazer uma manutenção preventiva e não reativa.

- Não tem problemas de escabilidade, pois todos os serviços (servidor de arquivos, e-mail, etc...) podem ser delegados a outros servidores (de qualquer tecnologia) em qualquer momento. O MicroCPD continuando a assumir as tarefas de firewall, proxy, VPN e roteador. Nesta configuração ele pode suportar sem problemas centenas de usuários.

- O MicroCPD resolve os problemas de infraestrutura "fundamental" e de segurança. Frequentemente, outros servidores continuam necessários para rodar os sistemas da empresa, geradores de relatórios, banco de dados, etc ...

Espero que tenha conseguido esclarecer algumas dúvidas.

Atenciosamente,

Jiri Trnka,
MicroCPD do Brasil Ltda.


» Phillip Calçado () em 08/12 11:31

Olá,

Não sei quanto custa seu produto, mas a menos que seja MUITO em conta, não o sugeriria. Todas estas aplicações críticas numa mesma máquina que segue o princípio de "eletrodoméstico caixa-preta" é uma falha de segurança grave, que pode muito bem ser explorada. Seu kernel é 2.4.23, não possui a vulnerabilidade que derrubou os servidores do Debian, mas quem garante que não vão [e com certeza vão!] haver outras? Quem atualiza a máquina? E um DoS que travaria o servidor web? O cliente senta, chora e reboota a máquina? É o típico barato que pode sair caro... Recomendaria duas máquinas, um p100 ou por aí bem xexelento para firewall e compartilhamento de conexão e outro melhorzinho para o resto. 3 ou quatro mil de hw, quase nada de software mais a mão de obra. A menos que seu aplliance seja muito mais barato que isso, não acho que valha a pena. Fora que seu conceito de escalabilidade não leva em conta o paralelismo, teria um servidor web independente [por exemplo] e um elefante branco cheio de funcionalidades que não vou utilizar... é melhor vender o ekletrodoméstico e comprar um PC velho pra configurar via linha de comando.
Claro que emrpesas pequenas talvez se interessem pelas "facilidades", ams como profissional recomendar isto não seria uma boa saída. Talvez se vocês começassem separando a qsegurança dos aplicativos, poderia dar uma olhada mais de perto, mas enquanto tudo está na mesma máquina, é pedir para sofrer.


» Xtian Xultz () em 08/12 12:41

Eu acredito que uma maquina como este microcpd seja ideal para empresas que precisam entrar na Internet (nao digo conectar aa Internet) mas nao tem um plano de negocios bem definido (isso pode acontecer por varios motivos, nao apenas por incompetencia adminstrativa, mas por inconsistencia de sucesso no mercado). Ou seja, eh um bom ponto de partida.
Como tecnicos, eh tendencia sempre pensar no melhor, mas nem sempre o melhor eh o que tem a melhor relacao custo/beneficio. Assim, um produto como esse pode ser um bom ponto de partida com custo baixo e rapidez.
Eh obvio e hululante que se a empresa depende do servico rodando na maquina, ela terah que fazer um investimento para ter um sistema mais robusto, etc, mas ateh isso acontecer, eh importante viabilizar o negocio.
Eh como montar um provedor, voce pode comprar as melhores maquinas, otimos modems, compra centenas de linhas telefonicas, e acaba dando com os burros n'agua por algum motivo qualquer, aih tem um capital investido imenso com liquidez minima. Enquanto o mais adequado eh voce ter um sistema de baixo custo ateh que as vendas comecem a girar positivamente.
Eh mais ou menos como meu carro, que eh ano 86, tem tantos amassados que nem sei quantos sao, mas que serve para ir ateh o centro da cidade e voltar (e olhe lah) mas nao para fazer uma viagem. Como eu nunca viajo de carro, nao faz sentido eu comprar um carro novo. Assim, eh preciso analizar bem a relacao custo/beneficio para decidir entre usar o microcpd ou nao, nao eh um resposta simples de ser dada.


» carlos lacerda () em 09/12 15:49

clique na orelha produtos, lá vira a resposta
" O MicroCPD série 200 é um “Server Appliance” equipamento composto de hardware e software integrados baseado no mundialmente reconhecido Linux e que traz para as empresas uma solução de infraestrutura de rede de primeira linha, segura e estável. "


» Edu Lima () em 11/12 14:37

O ponto de muitos comentarios aqui me parece, ser que é preferivel usar uma solução baseada num P100 ou algo parecido ao invés de um I.Appliance como este. Eu recebi um folder da empresa entes da noticia ser postada aqui. Fui na página e cheguei a conclusão de que é uma solução interessante, que eles a empresa tem tudo para fazer o produto um sucesso. O ponto que quero chegar é que a cada vez que o Linux se torna mais "padrão", a opção novas tecnologias e abordagens vão permitir cada vez mais produtos como este, basicamente vai ficar cada vez mais difícil conseguir ganhar uma bolada por montar um roteador/firewall. A duvida da comparação de confiabilidade entre o hardware da Micro CPD e um Pentium (ou mesmo um computador antigo que estava encostado), creio que deve ficar restrita a analise da confiabilidade do hardware, não se pode comparar um micro velho que já teve sua vida util economicamente depreciada, não é possivel. Por razões tecnicas creio que uma maquina que foi pensada e projetada para um unico fim é mais confiavel do que um micro geralista que foi adaptado depois de anos de vida para fazer hora extra em determinada função. Olha eu mesmo tenho clientes que o Pentium 200 continua lá trabalhando sem falhas a meses, só acredito que a solução como estas da Micro CPD, são o proxim passo na dominação do Penguim.Tudo o que estamos vivendo e criando em informática, não só no hardware como no software, nos conceitos em tudo ainda é a formação de uma base. Estamos ainda na era do artesanato em relação a informática. Por isso pouco adianta lutar contra as mudanças, quanto mais rápido você as aceita mais rápido você tira proveito dela.
A unica certesa do universo é que tudo esta em constante mudança. Viva a mudança!


» crislaine santos da silva () em 16/04 15:25

Preciso montar um CPD, para trabalho da escola e gostaria de obter orientações


Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.



O Arquivo Histórico do BR-Linux.org mantém no ar (sem alteração, exceto quanto à formatação, layout, tabela de caracteres, etc.) o acervo de notícias, artigos e outros textos publicados originalmente no site na segunda metade da década de 1990 e na primeira década do século XXI, que contam parte considerável a história do Linux e do Open Source no Brasil. Exceto quando indicado em contrário, a autoria dos textos é de Augusto Campos, e os termos de uso podem ser consultados na capa do BR-Linux.org. Considerando seu caráter de acervo, é provável que boa parte dos links estejam quebrados, e que as informações deste texto estejam desatualizadas.