Notícia publicada por brain em dezembro 2, 2003 07:46 PM
| TrackBack
O anúncio que mais me chamou a atenção na Rodada de Compartilhamento de Software Livre no Governo Federal promovida pelo ITI em Brasília (veja a notícia abaixo) foi que está sendo lançada a versão em português brasileiro da licença GPL, acompanhada de uma cartilha para explicar seu uso. O lançamento tem as bênçãos da Free Software Foundation e da Creative Commons, e é a primeira vez que a FSF homologa uma versão da sua licença em língua não-inglesa.
Foram exibidos vídeos gravados hoje de Lawrence Lessig (da Creative Commons) e de Eben Moglen (o consultor jurídico da FSF, e apontado como o principal redator da versão atual da licença GPL) manifestando seu apoio. Moglen inclusive disse que a iniciativa brasileira pode vir a inspirar outros governos, e manifestou sua satisfação em ver o governo brasileiro adotar esta licença para os softwares desenvolvidos por ele.
Mais detalhes amanhã, porque via modem 14400 não consigo fazer muita coisa. Mas se você tiver pressa, dê uma olhada aqui.
É o Brasil saindo na frente!!!!!!!!!!
Já ganhamos nosso presente de natal...
Ótima notícia!! Espero q o Governo ñ deixe este trabalho apenas no papel, mas promova a adoção do software livre principalmente em escolas e repartições públicas. Talvez este seja o ponto de partida p/ nossa (verdadeira) inclusão digital.
Muito bom isso!
Agora, minha dúvida é em relação a outra pendenga: como fica a parte da não-garantia do programa? Pq o código do consumidor proíbe isso... Espero que o governo resolva rápido isso.
O Evento foi muito interessante.
Não podemos mais dizer que o .GOV não está fazendo nada. Pelo que eu e o Augusto vimos, eles estão se esforçando.
Qto a "CC-GPL PT_BR" que foi divulgada no evento, inclusive com as mensagens gravadas do representante da FSF e da CC, sofreu uma localização e não uma tradução. O quer dizer? Um grupo de advogados em direito digital adaptou a GPL às leis brasileiras.
Qto a Inclusão Digital, hoje (03/12) está tendo um evento, no mesmo lugar que houve esse, sobre as práticas/experiências do .GOV nessa área.
Não fui, mas quem for, diga o que ocorreu.
[ ]s
Cadê o texto dessa GPL adaptada? Na notícia não tinha nada!
Ops! Adiantei algo.
Segura a onda aí Patola...
Aguarde os próximos tópicos.
Eu fui ao evento e por isso eu sei o que houve.
[ ]s
Não entendo porque tanta preocupação com o código de defesa do consumidor. Alguém já leu alguma licença da M$? Eles não garantem absolutamente nada e qualquer eventual prejuízo deve ser arcado pelo adquirente.
depassagem,
Seu comentário foi muito feliz. Eu queria ver se as empresas entrassem na justiça contra a M$ usando os direitos de consumidor e pedindo também perdas e danos por prejuízos decorrentes da má qualidade e péssima segurança dos produtos M$...
A EULA é completamente abusiva e creio que a maior parte das suas cláusulas sejam totalmente nular aqui no Brasil.
Mas há um ponto a se destacar. O Código de Defesa do Consumidor protege o consumidor na relação de consumo e deixa bem claro que quando o produto ou serviço é recebido sem pagamento, todas as proteções elencadas no CDC não podem mais ser utilizadas. É o caso da amostra grátis. Assim, software livre, pela nossa legislação, não precisa oferecer nenhum tipo de garantia. Claro que contratos a parte podem estabelecer alguns critérios na questão de consumidor fornecedor.
Flávio, mas e as pessoas/pequenas empresas como linuxmall que vendem software livre a preços muito baixos? E os CDs que vêm de encarte em revistas como a Revista do Linux? Não há condição de arcarem com custos de suporte ou garantia.
Esses negocios de licencas sao uma frescura danada, parece ateh coisa de viado. Foda-se as licencas
Ho Ho Ho...
Quem quer ganhar uma caixinha de Linux com todas as distros!?
Só entrego para os bonzinhos...
Para os chatos de plantão - Vai uma caixa de Windows XP, Ho Ho Ho...
Manoel Pinho, por incrível que pareça, existem alguns consumidores aqui no Brasil que estão processando a MS...
Brasil mostrando que o futuro não pertence somente a um sistema operacional, o direito de escolha é muito importante, eu já fiz a minha, Linux foi ela, e agora o resto do povo brasileiro que tem acesso a informatica tambem poderá escolher, o governo brasileiro esta de parabens
Bom dia, percebi que algumas pessoas estão tendo dificuldades para localizar a licensa no site por isso para aqueles que querem ver a licensa cliquem no "aqui" do ultimo parágrafo da notícia do brain, vocês serão direcionados para a página http://creativecommons.org/press-releases/entry/3919, observem que na parte superior há um menu e uma das opções dele é "choose license", cliquem nesta opção. No lado esquerdo será exibido outro menu contendo algumas licensas dentre elas a CC-GPL [Brazil] e a CC-LGPL [Brazil], escolham uma. Na página que se abrirá haverá um logotipo com o nome da licensa com uma parte cinza e outra preta. Cliquem sobre o logotipo. Será exibido um curto sumário da licensa. No rodapé do sumário existe um link chamado "Portugues". Cliquem sobre ele que será exibida a licensa completa.
Quem for tentar entrar pelo link acima observe que o link é http://creativecommons.org/press-releases/entry/3919 (sem virgula no final, o site considerou a virgula como parte do link);
Link direto pra CC-GPL:
http://creativecommons.org/licenses/GPL/2.0/legalcode.pt
Link direto pra CC-LGPL:
http://creativecommons.org/licenses/LGPL/2.1/legalcode.pt
Valeu pelas dicas, amonati!
Viva!!!!!!!!!!! Milhagra este gover fez alguma coisa que valeu totalmente a pena.
Escrevemos um relatório sobre a II Rodada de Compartilhamento de Software Livre na Administração Pública e também sobre a I Mostra de Inclusão Digital do Governo Federal, que aconteceu no dia seguinte, para dividir nossa experiência com os companheiros da universidade, mas creio que será útil para todos os interessados no assunto que não puderam comparecer ao evento.
O relatório:
http://twiki.im.ufba.br/bin/view/DACOMP/RelatorioRodadaMostra2003
Comentários desativados: Esta discussão é antiga e foi arquivada, não é mais possível enviar comentários adicionais.